terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O ESPÍRITO SANTO NO REAVIVAMENTO Lucas 24:49


"Permanecei, pois..." traz, em si, a idéia de ficar na expectativa de algo que vai acontecer a qualquer momento. Então o Espírito Santo começa a Sua obra, agindo de modo eficaz, na implantação do genuíno conceito de vida espiritual. Essa atuação se desdobra em cinco atos do Espírito:

Primeiro é revelar
- Avivamento é uma profunda visão da Pessoa de Jesus em todas as dimensões do seu ministério. A Igreja precisa dessa visão para viver a sua vida de fé e testemunho em um contexto de incredulidade e superstição.

A obra do Espírito no avivamento é tirar o véu dos nossos olhos para que vejamos Jesus "na beleza de sua santidade". E, se O virmos assim, por certo, desejaremos mais dEle para nossa vida; e mais de Cristo é sinal visível de avivamento. "E viu o Espírito de Deus, descendo como pomba, vindo sobre Ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo". Mateus 4:16.

Segundo é conscientizar
- O Salmista, suplica, em angústia, por uma conscientização de pecado dizendo: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração: prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno" Salmo 139:23,24.

Em um avivamento precisamos ter consciência do pecado em nossas vidas; cousa que não acontece por acaso e nem nas interpretações de leis morais feitas por convenções e interesses humanos. É obra do Espírito. Lembremos aqui a experiência de Isaías que, depois de ver o Senhor assentado em um alto e sublime trono, foi levado pelo Espírito a conscientização do estado de sua alma, ao ponto de exclamar: "Ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios". Isaías 6:6.

Terceiro é convencer
- Na promessa da vinda do Consolador, Jesus afirma: "Quando Ele vier, convencerá..." João 16:8. Convencer é persuadir a deixar uma cousa e aceitar outra. Em uma obra de avivamento esta é a função do Espírito Santo. Em Atos 2:37,38 lemos: "Ouvindo eles estas coisas, compungiram-se-lhes o coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos irmãos? Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus e recebereis o dom do Espírito Santo".

Quarto é quebrantar
- Quebrantar é destronizar o Eu e entronizar a Cristo em nossas vidas. Esta é a mais dura experiência do crente no processo de avivamento. É exatamente desta experiência que todos nós precisamos para que o Poder de Deus, o testemunho do Espírito e a glória de Jesus sejam evidentes em nossas vidas. O grande Rei Josias deixou-se quebrantar pelo Espírito do Senhor, quando ouviu a leitura do Livro, achado entre os pertences do templo. O Rei "rasgou as suas vestes...". II Crônicas 34:19.

Quinto é glorificar
- Se o ponto de partida no avivamento é a revelação de Jesus, o seu clímax é a sua glorificação na vida da Igreja. "Ele me glorificará..." João 16:14. Testemunho eloqüente foi dado pelos judeus a respeito de Pedro e João. "Sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram- se; e reconheceram que eles haviam estado com Jesus" Atos 4:13. Jesus estava sendo glorificado, pelo Espírito, em suas vidas.

Precisamos, mais do que nunca, de um despertamento espiritual entre o povo de Deus. A humanidade caminha a passos largos para o abismo; a Igreja perde, dia a dia, o gozo, o entusiasmo, a alegria da salvação. É urgente uma visão autêntica do Cristo do Calvário, uma séria conscientização dos nossos pecados, um profundo convencimento na busca de coisas melhores, um total quebrantamento do nosso Eu e uma luminosa glorificação de Jesus em nós, "para que os homens vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus".

Rev. João Arantes Costa

Nenhum comentário: