terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CONDIÇÃO PARA O AVIVAMENTO CURA DA COMUNIDADE Tiago 5.16


Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados... Tiago 5.16 a.

INTRODUÇÃO
Vamos estar refletindo, aqui neste espaço pastoral, sobre a questão da cura divina. Temos sido levados pelo doce fluir do Espírito a buscar o genuíno avivamento e, nas palavras do profeta Habacuque temos clamado a Deus ...aviva a tua obra, ó Senhor. Vamos tratar da cura divina porque o avivamento da Igreja é dependente da santificação, e a cura é instrumento de Deus para a santidade pessoal e comunitária. A cura divina é a manifestação de um fenômeno sobrenatural atribuído à fé. Se a cura é resultado da fé, vale a pena entendermos bem o que significa fé.

O QUE É FÉ ?
O autor do livro de Hebreus (11.1) nos dá a melhor das definições: "A fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem".

Coisas que se esperam estão no futuro, e isso é esperança. É um esperar de quem tem certeza absoluta que vai receber o que pediu. Convicção é a certeza adquirida por demonstração ou uma persuasão íntima. O verdadeiro crente quando pede alguma coisa a Deus tem a certeza adquirida por experiência, por demonstrações anteriores, que seu desejo será realizado.

Certeza porque experiências anteriores garantem a fidelidade de quem prometeu. Deve-se destacar que Deus se compromete com aquilo que prometeu.

Veja em I Jô.5.15: E esta é a confiança que temos para com ele: que se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.

CURA DIVINA
A cura divina, como muitas outras questões ligadas à fé têm duas dimensões. Uma pessoal e outra comunitária. Jesus disse que quando o Consolador viesse ele habitaria convosco e estaria em vós (João 15.17). A habitação do Espírito Santo está localizada no crente (dimensão pessoal) e entre os crentes, (dimensão comunitária). Em outras palavras, Deus está entre os fiéis, em especial quando se reúnem para louvar e adorar. A enfermidade, objeto da cura divina se aloja na pessoa - no corpo físico ou na alma, e também na igreja, chamada de corpo vivo de Cristo, que é a dimensão comunitária. Uma característica da enfermidade que se aloja na pessoa é que ela, a enfermidade, tem o poder de contagiar. É como um vírus. Logo se alastra para o corpo comunitário, para a Igreja.

Qualquer das duas manifestações da doença faz as pessoas sofrerem e se não cuidada a tempo pode levar ao sofrimento, enfraquecimento e até à morte.

Isso é verdade tanto para a pessoa quanto para a comunidade. O profeta Isaias fala dessas duas manifestações quando anuncia Jesus como aquele que cura: Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si... (53.4).

As enfermidades são biológicas, do corpo, e as dores são da alma. Dores provocadas pelas setas inflamadas do maligno, ou provocadas pelo pecado da alma. Jesus deixa claro o seu propósito de curar, tanto a enfermidade física quanto a da alma: "...tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco." A cura divina é uma instituição divina e se torna acessível pela fé.

Percebe-se por este texto que a condição imediata para receber a benção é crer. É ter fé. É a certeza absoluta de que aquilo que foi pedido será atendido. É a convicção de um fato que não se vê, que ainda não está no presente, mas que já se tornou realidade no futuro. E ainda, por ser realidade já se desfruta no presente da benção que está a caminho.

A CURA DA COMUNIDADE
Deus está mostrando-nos necessidade da cura da comunidade. Mais do que isso. Requer que se monte uma metodologia para se prevenir que o corpo não seja atacado pelos vírus, ou por enfermidades que o debilitam, impedindo a manifestação da graça de Deus via avivamento.

Tudo o que Jesus tinha que ensinar à Igreja Ele já o fez. O Evangelho de João relata que quando Ele dava as últimas instruções aos discípulos lhes diz que eles já estavam limpos pela Palavra que lhes havia falado (João 15.3). É a Palavra que limpa. É a Palavra que cura. É o obedecer a Palavra que limpa. Falando aos Efésios Paulo diz que a fé tem o poder de apagar todos os dardos inflamados do maligno. Não são alguns, são todos, mas pela observância, vivência da fé. A fé tem que se transformar em vida, em realidade. A fé tem que se tornar fato. Reafirmamos, é o obedecer à Palavra que cura. O Apostolo Paulo ao falar à Igreja de Corinto, na segunda carta 10.4, diz que as armas da nossa milícia não são carnais, mas são poderosas em Deus para destruir fortalezas, anulando sofismas. Ele reafirma que é a Palavra de Deus essa arma poderosa para desfazer as armadilhas do maligno. O texto de Tiago que encabeça esta reflexão é a metodologia de Deus para curar a comunidade.

"Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros e orai uns pelos outros, para serdes curados..." As doenças da igreja podem ser curadas pela confissão de pecados. Esse é o remédio. Esse é o antídoto contra a epidemia que dizima as igrejas. Não somente confessar perante Deus, mas diretamente aos irmãos. Não isolados, mas comunitariamente. Deus requer que tenhamos coragem de confessar nossos pecados face a face, na presença de todo o corpo.

CONCLUSÃO
Iniciamos a busca do avivamento quando Deus colocou em nosso coração o ponto central do ministério metodista. Deus levantou o povo metodista para reformar a nação, particularmente a igreja e espalhar a santidade bíblica sobre toda a terra. Apreciando a missão metodista de trás para frente iremos compreender que a reforma da Igreja somente acontecerá com o compromisso moral e ético de sermos santos como Deus é Santo. Quando um grupo significativo de crentes se dispuser à santidade Deus irá gerar mudanças significativas no seu corpo, que é a Igreja. Com um povo santo, com uma Igreja Santa, Deus irá gerar a reforma da nação brasileira. Irá gerar a cura e salvação na zona sul de São Paulo. Aí sim, a nossa igreja aqui em Santo Amaro estará realizando o ministério que Deus tem colocado em nossas mãos. A ordem de Jesus é para a Igreja, corpo vivo de Cristo:
...tudo o que ligardes na terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra terá sido desligado nos céus. (Mat.18.18). Se houver unidade e concordância entre as partes do corpo, entre os crentes, podemos e devemos ousar em ligar na terra na certeza de que Deus irá ligar nos céus.

Anísio Pereira - Pastor

Nenhum comentário: