terça-feira, 9 de dezembro de 2008

VOLTAR AO PRIMEIRO AMOR Atos 19:8-36


Paulo prega em Éfeso e depara-se com Demétrio, que era um que fazia imagens com réplicas do templo da deusa Diana e as vendia.
Éfeso era a principal cidade da Lícia e Frigia, na Ásia. Hoje é a Turquia Asiática Tinha um porto muito famoso por ser passagem obrigatória da Ásia para Roma. Por ser uma cidade portuária recebia muitos marinheiros à procura de diversão.
A cidade era suntuosa e cobiçada por todos por ter o maior templo dedicado à Diana. Os romanos a chamavam de Diana e os gregos Ártemis ou Artemisa. Naquele tempo adoravam esta deusa porque diziam que ela havia caído do céu. Os arqueólogos dizem se tratar de um meteorito que caiu do céu com umas curvas do corpo de mulher e esculpiram então aquela deusa, considerada
rainha dos céus.
Jr 44,17-
Mas certamente cumpriremos toda a palavra que saiu da nossa boca, de queimarmos incenso à rainha do céu, e de lhe oferecermos libações, como nós e nossos pais, nossos reis e nossos príncipes, temos feito, nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém; então tínhamos fartura de pão, e prosperávamos, e não vimos mal algum.
Jr 7:18-
Os filhos apanham a lenha, e os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha para fazerem bolos à rainha do céu, e oferecem libações a outros deuses, a fim de me provocarem à ira.
A rainha dos céus, Diana era considerada a deusa da fertilidade e em seu templo havia prostitutas cultuais: quanto mais relações tinham mais eram consideradas
puras.
Assim com Diana existia também adoração à Afrodite em Corinto, tendo também prostitutas cultuais. Aliás o mundo presenciava uma devassidão grande, quando os povos foram conquistados pelos gregos.
Para se ter idéia é quase impossível mencionar um personagem grego que não tivesse sua amante. Alexandre Magno tinha Taís, Aristóteles tinha Herpília, Platão tinha Arquenesa, Péricles tinha Aspásia, Isócrates,Metaneira.
Para se ter idéia da promiscuidade daquele tempo Messalina, a imperatriz de Roma, esposa de Cláudio saía às escondidas do palácio real para freqüentar o prostíbulo à noite.Calígula vivia em incesto com a irmã Drúscila, Nero com a mãe Agripina.
Dos quinze primeiros imperadores de Roma Cláudio foi o único que amou uma mulher.Júlio César era amnte de Nicômeres de Bitínia. Nero casou-se com um jovem castrado, com o nome de Esporo. Adriano tinha paixão por Antinous que após sua morte por afogamento foi endeusado por Adriano com um oráculo com o seu nome.
Foi justamente em uma época assim, em uma cidade assim, tão contaminada que Paulo pregou durante dois anos de sua vida, se sacrificando para que o evangelho chegasse até nós. Paulo sofreu na viagem de navio durante meses, sofreu perseguições, sem se abalar ou se abater.
Em Éfeso ele depara-se com Demétrio que era o ourives que fazia os nichos, as réplicas do templo de Diana e as vendia.
Quando ele vê que o evangelho de Jesus está sendo pregado, fica apavorado e convoca os artífices e começam um motim contra os cristãos.
O cristianismo era o contrário de tudo aquilo que eles praticavam, por não precisar de estátuas. Pelo interesse de não ficarem falidos diziam que o templo viraria em nada e que a glória daquele lugar acabaria se aquela nova crença se propagasse.
Neste capítulo 19 diz que Deus fazia maravilhas através de Paulo, mesmo em um lugar tão contaminado. Não desista de pregar o evangelho, de viver o amor de Jesus, não importa se o lugar que você sta é difícil ou fácil para a penetração do evangelho, o que importa é que o mesmo Espírito que estava com Paulo está hoje com você para lhe dar ousadia e amor.
Paulo viveu perseguições pelo evangelho. O que você tem feito para propagar a Palavra? Você tem se calado diante das situações difíceis? Diante de pessoas difíceis?
Paulo falou para idólatras e muitos se converteram.A Bíblia diz que as pessoas chegavam a queimar seus livros de magia e ficavam cheios de fé.
A fonte de lucro de um homem é o seu ponto mais sensível. O dinheiro representa para o homem a sua sobrevivência, seus prazeres, diversão, representa sua segurança futura.
Demétrio estava se sentindo ameaçado em sua fonte econômica. Isto acontece ainda em nossos dias.
O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.
Isto muitas vezes impede o homem de se achegar a Deus. Quando falamos em dízimos e ofertas, muitos se baseiam nisto para ficar longe de Deus. Em nome da situação econômica muitos deixam Jesus.
Ex.: Tenho que trabalhar...não posso ir ao culto...
Buscai o reino de Deus e a sua justiça e todo o resto vos será acrescentado.

A-Como voltar ao primeiro amor:
Apocalipse 2:1-7-1 Ao anjo da igreja em Éfeso escreve: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete candeeiros de ouro: 2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança; sei que não podes suportar os maus, e que puseste à prova os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos; 3 e tens perseverança e por amor do meu nome sofreste, e não desfaleceste. 4 Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. 5 Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres. 6 Tens, porém, isto, que aborreces as obras dos nicolaítas, as quais eu também aborreço. 7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.

Muitos aceitam Jesus, amam a Deus, vêem mudanças em suas vidas, presenciam milagres, vivem curas, mas com o tempo começam a ter vidas normais dentro da Igreja. Até trabalham, são perseverantes, discernem o que é verdadeiro e o que é falso, até suportam provas por causa de Jesus.Você pode estar dizendo: Mas eu tenho feito tudo certinho, por que não tenho visto vitória? É aí que Deus responde: v.4-Tenho, porém, contra ti que abandonaste o primeiro amor.
Ou seja; és até certinho em tudo, mas não amas o Senhor como no primeiro dia.
É como aquele casamento que caiu na rotina:você está casado, mas os seus sentimentos e atitudes não lembram em nada o relacionamento do dia em que disseram sim diante do altar. Este amor precisa ser regado todos os dias e há estratégias para ressuscitar e recomeçar:

1- Lembra-te de onde caíste .
No caso do casal ou do relacionamento de pais e filhos, ou ainda amigos ambos podem ter errado.Traição, traumas, maus tratos, palavras que você não consegue esquecer, tratamentos inadequados, desrespeito...

2-Arrepende-te
Arrependimento requer primeiro em mudança da mente e depois mudança de atitude.Mesmo que não tenha sido você quem causou o problema. A palavra diz que se teu irmão fez algo contra ti vai até ele e te reconcilia.

3-Volta a prática das primeiras obras.
Volte a tratar a pessoa como no primeiro dia, sem mágoas ou ressentimentos.

B-Como voltar a amar a Deus sobre todas as coisas:
O relacionamento mais importante do homem é a sua relação com Deus.
Caso tenha virado rotina ir à Igreja, lembra-te de quando isto começou a acontecer.
Será que foi a deusa Diana que encheu os seus olhos com as coisas deste mundo?
Muitas vezes começamos a achar que as coisas do mundo são naturais e acabamos fazendo associações-
Não ameis este mundo e nem o que no mundo há, se alguém ama o mundo o amor do Pai não está nele.I Jo2,15
Os nicolaítas eram justamente aqueles que dominavam o povo:
encorajavam os crentes a participar de festas idólatras dos pagãos e a praticarem a prostituição. O que nós temos encorajado?
São aqueles que estão dentro da Igreja, mas não buscam a santidade...por exemplo dizem que sexo fora do casamento não tem problema, trazendo contaminação e adoração à deusa Diana novamente.

1-Lembra-te de onde caíste.
O que roubou o teu entusiasmo pela obra?Onde você parou de crer?
Onde você enterrou os seus sonhos? Lázaro vem para fora!
Foram decepções com homens? Relacionamentos ruins?Orações ainda não respondidas? Falta de leitura da Palavra? Falta de ir na Igreja assiduamente?

2-Arrepende-te.
Se não houver arrependimento Deus diz que removerá o candeeiro, que é a luz do seu testemunho, o que ilumina o seu caminho.
Éfeso foi a capital da Igreja Oriental, mas o candeeiro foi removido de lá.Hoje o que impera é o mundo muçulmano, não existe um só crente.

3-Volte a prática das primeiras obras.
Volte à leitura, à comunhão, volte a amar a todos, volte a ter um coração agradecido ao Senhor por tudo.

Bispa Cláudia

3 comentários:

Maria goes disse...

Fala mas quero ver fazer...

Unknown disse...

Muito obrigado, me ajudou muito !!!
Que Deus continue te usando e abençoando sempre.

Maria de souza disse...

Deus abençoe grandemente continue sendo este canal de bênçãos.