domingo, 7 de dezembro de 2008

O MÚSICO CAUSANDO IMPACTO Mateus 9:35-38


Características do mundo atual: Temos uma geração apática, individualista e egoísta. Os humanistas estão cada vez mais dominando nossa sociedade. O individualismo é a marca da época: Internet, divórcio, desejos de não se casar e não ter filhos, ambição financeira etc. Crescem as desigualdades sociais.
De forma sutil, Satanás está impondo estes valores aos cristãos. Ele não confronta a Igreja, mas seu intuito é fazer com que ela tenha uma visão "míope", ou seja, medíocre, defeituosa e distorcida.
O evangelho que temos pregado, é um evangelho de busca de sucesso pessoal, de prosperidade e de conquista, mas com ênfase no "consumo", "venha à Jesus e você receberá...", "você terá muito dinheiro", "você não terá mais dificuldades, mas terá muita alegria e saúde" etc. É verdade que Deus quer nos dar todas as bênçãos do Seu Reino (Mt. 6:33), mas Ele não nos chamou para sermos consumidores, e sim produtores. Mas produtores de quê? De vida, de cura, de paz, de ações condizentes com a nossa vida cristã (Mateus 9:35-38).

Jesus conhecia os ambientes da humanidade

Impacto, segundo o dicionário, é ir de encontro à, encontro de projétil, míssil, bomba ou torpedo, com o alvo; choque, colisão. Impressão muito forte. O que vamos impactar? Que ambiente iremos impactar? Será que queremos saber que ambiente é este?
Vamos observar três atitudes práticas que Jesus nos deixou:

I - VER (Mateus 9:3-6) - "Vendo ele as multidões"
- Precisamos aprender a ver as pessoas como Jesus via. Somos egoístas e olhamos somente para nossas coisas! Deus viu o mundo no pecado e enviou Jesus para nos salvar (João 3:16).

- Existem pessoas que não conseguem enxergar. "Tem muita gente cega que enxerga melhor do que muitos que têm olhos sadios" (Isaías 43:8).

- Temos motivações erradas: queremos ver apenas aquilo que gostamos ou o que é de nosso interesse, por isso Deus toca nas coisas que são mais preciosas para nós, para abrir nossos olhos.

Porque não enxergamos?
a) Buscamos interesses pessoais (egoísmo). Por que temos sido egoístas? Porque o diabo cegou o entendimento dos incrédulos (II Co 4:4).
Incrédulo: aquele que diz crêr, mas não crê. E por que não crê? Porque não obedece e não pratica a Palavra de Deus. São aquelas pessoas que ouvem sempre as mesmas coisas, mas não mudam suas atitudes, interessadas apenas em coisas que vão trazer benefícios pessoais: "meu dinheiro", "meu instrumento", "minha banda", "minhas músicas" etc.

b) Por causa do pecado - I Jo 2:11 - "...as trevas lhes cegam os olhos...".

- Existem pessoas que não têm percepção das coisas, são insensíveis e não conseguem ver as necessidades do mundo ao seu redor porque estão em pecado. O pecado cega. "Senhor desvenda os nossos olhos, abra os olhos do nosso entendimento para que possamos ver!".

II - SENTIR (Mateus 9: 36) - "Teve grande compaixão deles"
- Precisamos aprender a sentir como Jesus sentia.

- Não sentimos como Jesus porque somos egoístas! Temos conceitos e valores errados.

- "Somente o relacionamento íntimo com Deus e com as pessoas de Deus consegue purificar o nosso sentir". Como podemos sentir as dores do mundo se na verdade temos sido influenciados negativamente por ele? (amizades, músicas, programas etc).

- Se não tivermos compaixão nunca teremos o sentir.

- Compaixão: fortes dores como a de uma cólica. É a capacidade, algumas vezes fatal, do que significa viver na pele de outra pessoa. Não haverá paz e alegria para mim enquanto não houver para você. Dor do outro que em nós provoca infidelidade.

- Jesus = Tomava conhecimento - compaixão (só ocorre se houver amor + identificação) = ação (curava, alimentava, realizava milagres - Mt 14:14-16; 15:32; 20:34; Mc 1:40-41).

III - CONCLUIR (Mateus 9: 36)
- "Porque andavam desgarradas e errantes, como ovelhas que não têm pastor"

- Jesus concluiu que as pessoas eram ovelhas que não tinham pastor, quando as viu cansadas e abatidas.

- As pessoas vivem deprimidas, cansadas, tristes, com medo, sem rumo e perdidas, mesmo com o avanço da ciência (cientistas, psicólogos, psiquiatras, médicos etc).

- Para concluir algo, precisamos ter identificação, ou seja, conhecer, participar, se inteirar etc.

Conclusão:
- Cristianismo sem impacto é uma religiosidade vazia.

- Precisamos primeiro ser impactados para depois impactarmos.

- Nós músicos, iremos impactar o mundo não apenas com uma bela música executada, mas principalmente pelo nosso estilo de vida (ver, sentir e concluir) - parecidos com Jesus!
Atos 4:20 - "...pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos".

Aplicação prática:
1
º passo - Arrependa-se da sua indiferença, falta de amor e visão. Muitos músicos têm um ministério infrutífero por causa dos pecados e vida dividida, ou seja, "um pé na igreja e um pé no mundo". Se houver arrependimento, você dará frutos verdadeiros causando impacto na vida das pessoas e na nossa geração.

2
º passo - Ore ao Senhor da seguinte maneira: "Senhor, ajuda-me a ver como tu vês, sentir como tu sentes e concluir como tu concluis".

Pr Ronaldo Bezerra

Nenhum comentário: