terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O ANO NOVO Colossenses 2.1-3


Introdução
Estamos no fim de mais um ano e diante de um novo ano. Como fechar o ano e como iniciar o novo ano? As receitas são muitas. Como você está olhando para trás e para frente? Quais são seus remorsos com respeito ao ano que passou? Quais suas principais preocupações com respeito ao futuro? Em nosso texto, o apóstolo Paulo abre seu coração e mostra quais são suas preocupações e quais os seus objetivos.

1. Preocupações?
O apóstolo Paulo está olhando tanto para trás como para frente. Ele pensa nas congregações que ele fundou e nas congregações que outros apóstolos fundaram. Ele agradece a Deus pelas bênçãos recebidas. Ele agradece pelas congregações que foram fundadas. Pela palavra que chegou a muitos corações.

1.2. Quantos motivos nós temos para louvar e agradecer a Deus neste fim de ano? Motivos em dois sentidos: pelas bênçãos materiais e espirituais. Basta abrir jornais, ouvir reportagens e olhar em nosso derredor. Quanta miséria, quanta aflição, guerras, revoluções catástrofes, etc. De certa forma, fomos guardados desses males. Quanta riqueza temos aqui no Brasil. O Brasil é um dos paises mais bem alimentados, apesar de alguns bolsões de pobreza.
Mas, muito maior são as bênçãos espirituais. Deus nos concedeu sua palavra em clara e pura. Deus nos levou e conservou na fé em Cristo. Quanta bênção! Aproveitamos e usamos bem essas bênçãos? Aqui cabe arrependimento e súplica de perdão por amor a Cristo.

1.3. O apóstolo Paulo olha também para frente. Ele vê os perigos que rondam as congregações cristãs. A filosofia dos gregos, o grande saber que brotava na época e ridicularizava a fé cristã. Além disso os judaizantes, que diziam: Não somos salvos somente pela graça, mas fé e obras, roubando assim o verdadeiro consolo. Além disso as muitas tentações para as paixões da carnais que atraiam especialmente os jovens. - Hoje não é diferente? A intensidade desses problemas se acentuou muito. Quantos jovens se desviam da fé na universidade. As muitas tentações pelos meios da comunicação e na sociedade. Daí a razão de nossas preocupações.

2. A reação.
O apóstolo reage. Ele luta. Como? Ele prega, escreve cartas e ora. Nessa luta ele expõe claramente seu objetivo.
2.1. Corações sejam confortados. Como? Alguns acham que isso hoje, na era da tecnologia e das ciências da mente, é algo fácil. Basta um bom planejamento, boa estratégia, marketing, etc. Isso são, sem dúvidas, ferramentas que podemos utilizar, mas a força não está nelas. O apóstolo Paulo afirma:
Que os corações sejam confortados. Ele está falando a pessoas que lutam, que estão aflitas, que conhecem os perigos e suas próprias fraquezas. O apóstolo quer que sejam confortados, isto é, consolados, estimulados, animados em sua luta, sua missão e sua peregrinação. Que os corações sejam fortalecidos. Como, através de que?
Que sejam vinculados juntamente em amor. De primeira vista parece que o apóstolo Paulo está falando simplesmente no amor de uns para com os outros. Isso também, mas é preciso examinar o texto melhor. Lendo o contexto, vemos que ele luta e ora para que sejam vinculados "no amor de Cristo, que é o vínculo da perfeição" (Cl 3.14). Isto é firmados no amor de Cristo. Isto acontece quando são firmados em toda riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo. Este é o fundamento da fé cristã. O apóstolo luta para que sejam firmados, enraizados, vinculados neste fundamento, no conhecimento e na fé no amor de Cristo. Isto acontece pelo estudo da palavra de Deus, pela qual o Espírito Santo chama, ilumina e santifica. Deus nos deu esta riqueza, esta compreensão de sua palavra, este conhecimento, por nossos pais. Temos os catecismos: Menor e Maior, a Confissão de Augsburgo, a Fórmula de Concórdia, nossos Hinário, com seus hinos e orações, o Sumário da Doutrina Cristã, etc. Que tesouro! Quando o apóstolo escreveu: "O Senhor te dará compreensão em todas as coisas" (2 Tm 2.7), esta compreensão Deus Espírito Santo opera em nós, pela correta compreensão de sua palavra, de lei e evangelho, de que somos salvos unicamente pela graça de Cristo. Quando somos firmados nestas doutrinas, não seremos enganados por pregações que afirmam: É fé e obras. Não! É por fé somente. São a compreensão das coisas espirituais. Desta fé, por sua vez, brotam necessariamente os frutos do amor. Esta palavra firma na "convicção", que é uma barreira contra todas as falsas religiões e as tentações mundanas. E o apóstolo insiste:
Todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos em Cristo. Todos os tesouros da sabedoria estão ocultos em Cristo. O que é este tesouro e sabedoria? Não se trata aqui de simples conhecimentos da ciência. As leis da ciência Deus as colocou na natureza e deu a ordem: sujeitai-a. A verdadeira sabedoria devida que envolve o conhecimento de Deus, do homem, da eternidade, do relacionamento com Deus, o que se refere à fé e vida cristã, e à esperança cristã, esta sabedoria não encontramos em nenhum outro lugar a não ser em Cristo, que no-lo revelou em sua palavra, pela qual o Espírito Santo trabalha poderosamente. Ali na palavra encontramos a orientação do que é certo e errado, o consolo do perdão, a paz com Deus, a esperança da vida eterna. Por tanto, nesta palavra precisamo-nos aprofundar. Ler e ler, meditar e meditar, ouvir e estudar, sob oração.

Infelizmente encontramos tantos cristãos aflitos, buscando consolo e orientação em tantos outros livros e lugares, a ponto de o profeta Jeremias lamentar: "Dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas" (Jr 2.13). Todo o saber para a fé e a vida, para nossa peregrinação rumo ao lar celestial, para a luta pela subsistência na vida profissional, para a educação da família, no relacionamento com os irmãos, para a missão, toda essa riqueza da sabedoria e do conhecimento estão em Cristo. Tudo isso, cada doutrina de fé, cada ponto para a vida cristã estão ocultos em Cristo.

Oculto, pois só o conheceremos, aceitaremos por verdade e confiaremos pela graciosa ação e iluminação do Espírito Santo.
E quando estamos assim enraizados no amor de Cristo, esse amor nos une com os irmãos. Ele une os corações. Então este amor fraternal tem a verdadeira forma, firmado na palavra, na doutrina da Escritura, em Cristo. Este é o verdadeiro amor, não um simples amor social, mas firmado das doutrinas cristãs, enraizado na palavra de Deus. O apóstolo Pedro afirma: "Visto como pelo seu divino poder nos tem sido doadas todas as coisas que conduzem a vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelos quais no tem sido doadas as suas preciosas e mui grande promessas para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo" (2 Pe 1.3).

Conclusão:
Seja hoje nossa firma resolução: No próximo ano quer ler, ouvir e meditar muito mais na palavra de Deus. Ela é luz para o meu caminho e fazer tudo para interessar outros igualmente nesta leitura e propagar a Palavra de Deus.

Amém.

Nenhum comentário: