terça-feira, 9 de dezembro de 2008

MENSAGEM PARA O ANO NOVO Salmo 100


Introdução
Por esses dias, às vésperas do Ano Novo começar, uma pergunta bastante comum é: "Como vai ser a minha vida no próximo ano?"
...e a sua vida com Deus, no próximo ano, como vai ser?

Eu quero que você encontre suas respostas no Salmo 100, fazendo a seguinte investigação: "O que o Senhor espera de mim?"

Para achar as respostas, veja o Salmo 100.1-2: "Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico".
O Salmo 100 não começa dizendo apenas "Celebrai ao Senhor", mas ainda inclui isto: "Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras".

E o Salmo 100 também não diz apenas "Servi ao Senhor", mas, diz isto: "Servi ao Senhor com alegria".

E além disto, no Salmo 100, não está escrito somente "apresentai-vos diante dele", mas: "apresentai-vos diante dele com cântico".

Por isso, irmãos, neste momento, tomemos a decisão de responder com base neste Salmo, àquela pergunta: "Como vai ser a minha vida com Deus no próximo ano?"
Porque Deus espera que no próximo ano, com mais desenvoltura, com mais experiência, com mais vontade, nós:
Não apenas O celebremos, mas que O celebremos com alegria;
...que não apenas O sirvamos, mas que O sirvamos com alegria;
...que não apenas nos apresentemos simplesmente diante dEle, mas que cheguemos à Sua presença "com cântico".

Irmão, que no próximo ano, a sua vida com Deus seja:

1- UMA VIDA DE CELEBRAÇÃO COM JÚBILO AO SENHOR
Porque lemos isto no v.1: "Celebrai com júbilo ao Senhor, todas os moradores da terra".
A Bíblia deixa bem claro quem deve louvar e adorar ao Senhor, quem deve celebrar com júbilo ao Senhor:
O Sl 30.4 diz: "Salmodiai ao Senhor, vós que sois seus santos" (Sl 30.4).

E o Sl 135.3 dá as razões para louvar a Deus, nele está escrito: "Louvai ao Senhor, porque ele é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável".

E tem outros salmos, onde lemos isto: "Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua misericórdia dura para sempre" (Sl 106.1; 107.1; 118.1; 136.1; etc.).

Todavia, muitos crentes, infelizmente, esquecem de louvar a Deus com alegria, de celebrar ao Senhor com júbilo...
E esse "celebrar ao Senhor com júbilo" não é expresso apenas através de palavras, quando você ora ou canta...

Jesus ensinou aos crentes o dever de viver uma vida santificada para que os outros, aqueles que nos observam, possam louvar ao Senhor, Ele disse: "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus" (Mt 5.16).

Irmãos: Vamos juntos, neste ano de 2005, fazer com que o louvor ao Senhor flua de nossas vidas de maneira renovada, jubilosa, alegre!

Que neste Ano Novo, nossas vidas sejam uma celebração com júbilo ao Senhor! Amém?

Mas, irmão, que no próximo ano, a sua vida com Deus também seja:
2- "UMA VIDA DE SERVIR AO SENHOR COM ALEGRIA
Lemos isto no v.2: "Servi ao Senhor com alegria!"
Não devemos simplesmente servir ao Senhor, mas vamos fazer isto "com alegria" (Sl 100.2).

O significado disso é Filipenses 2.14 levado a sério; o texto diz: "Fazei tudo sem murmurações nem contendas".

"Murmuração" é reclamação, é demonstração de falta de vontade...
O meu filho de 12 anos está aprendendo algumas responsabilidades, por isso, tem hora que ele se sai com essa: "Ta bom, ta bom! Deixa que eu faço isso daí!" ...é um típico servir à base de murmuração.

O Sl 100 diz que o Senhor deve ser servido "com alegria", isto quer dizer: sem murmurar, sem reclamar, servir sempre de boa vontade.
O apóstolo Paulo escreveu a um grupo de escravos em Éfeso, dizendo assim: "Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo" (Ef 6.5).

Ele estava ensinando que esses escravos, ao se submeterem à autoridade de seu senhor, não estavam se submetendo apenas a ele, mas também ao Senhor Jesus Cristo.

O mesmo vale para nós: "Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças" (Ec 9.10). E: "Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens" (Cl 3.23). É assim que servimos ao Senhor "com alegria"!

Irmãos: Que neste Ano Novo que vai chegar, nós possamos servir com júbilo ao Senhor! Amém?

E mais isto: que no próximo ano, a sua vida com Deus também consista de:
3- APRESENTAR-SE DIANTE DELE COM CÂNTICO
Lemos aqui no Sl 100: "Apresentai-vos diante dele com cântico".
O próprio Senhor Jesus demonstrou o que significa apresentar-se diante de Deus com cântico, veja Lc 10.21: "Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo e exclamou: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado".

Jesus havia se apresentado diante de Seu Pai para oferecer Sua gratidão e Seu louvor, e no Seu coração, Jesus exultava de alegria.

E como havia surgido essa alegria tão grande? Será que foi uma simples emoção que tomou conta dEle? Não, não foi o que aconteceu.

O texto revela que "naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo..." ou como lemos na BLH: "pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre".

Por isso, irmãos, que está escrito em 1 Tessalonicenses 5.19: "Não apagueis o Espírito".
É que muitas vezes, o Espírito Santo anseia por nos levar a um intenso júbilo espiritual, e justamente nesses momentos, quando o Espírito Santo está despertando em nós uma grande alegria pela presença do Senhor, vem a tradição, vem as regrinhas, vem a nossa formalidade e aí, abafamos o poder do Espírito Santo e não permitimos que esse júbilo, que essa alegria intensa flua livremente do nosso coração.

Infelizmente isto tem acontecido com muitos grupos de crentes...

Mas, irmãos, existe realmente uma grande alegria no Espírito, esse júbilo de que Jesus nos deu o exemplo, porquanto está escrito: "Naquela hora, exultou Jesus no Espírito Santo...".

Portanto, irmãos, que neste Ano Novo que vai chegar, nós possamos também nos apresentar diante do Senhor com cântico de alegria nos lábios! Amém?

Conclusão
Então, como vai ser a sua vida com Deus no Ano Novo?
Vamos fazer mais?
...Não apenas celebrar, mas celebrar ao Senhor com alegria! Amém?
...Não apenas servir, mas servir ao Senhor com alegria! Amém? E...
...Não apenas nos apresentar diante dEle, mas nos apresentarmos diante dEle com alegria! Vamos? Amém!

Se nós fizermos assim: "Celebrarmos com júbilo ao SENHOR, servirmos ao Senhor com alegria e nos apresentarmos diante dEle com cântico, então, certamente, teremos um Ano Novo realmente próspero e feliz.

Deus o abençoe.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 29.12.2004 - adaptado de Marcel Malgo

Um comentário:

alvaroluizdebrito@gmail.com disse...

A paz do senhor Jesus,e a vez que visualiso está mensagem, muito inspiradora, que Deus continue te abençoando amea