domingo, 7 de dezembro de 2008

LOUVOR ESPONTÂNEO 1 Coríntios 14.15


Qual a importância do louvor espontâneo? Devemos incluir isto na nossa igreja? Como proceder? E quanto às pessoas que parecem não entrar nem gostar de louvor espontâneo? - Estas são apenas algumas das perguntas que surgem em nossos corações... E então? Como resolve-las?

Bem, antes de dar algumas dicas, quero somente deixar um versículo que está na primeira carta de Paulo aos Coríntios, no capítulo 14, versículo 15. Ele diz: "Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente".

Cantar com o espírito? Que será este mistério. Só vemos duas opções: mente e espírito. A nossa mente depende de experiências passadas. Ela depende daquilo que você já sabe cantar, ou depende de ler o que está no retro projetor. Isto é cantar com nossa mente. Cantar com o espírito seria o que chamamos vulgarmente como cânticos espontâneos. Não confunda isto com cânticos espirituais, que são cânticos com nossa linguagem de oração, cânticos em línguas. O nosso espírito também canta! Posso lhe dizer algo?
Você já viu na Bíblia alguma passagem dizendo: ore uma oração nova??? Ou: orai ao Senhor uma nova oração??? :) Eu nunca vi isto! Por que será?

Toda vez que nós oramos é algo novo. A oração em si é simplesmente falar com nosso Pai. Expressamos aquilo que sentimos no momento da forma que queremos. E por que é que vemos inúmeras vezes em que a Palavra nos diz para cantarmos um novo hino, um cântico novo, ou uma nova canção ao Senhor?

É por que por muitas vezes ficamos tão presos no que nossa mente canta, e quando acabada a primeira música não temos nem tempo para digerir a primeira, já estamos curiosos para saber qual será a próxima música cantada... E nessa brincadeira toda, nós nunca deixamos que nosso espírito cante, que a profundeza do nosso ser se expresse a Deus! Quem tem esta prática sabe como é bom cantar um novo cântico a Deus!

Pergunta: Mas como posso cantar uma nova canção? Como posso cantar algo que nunca ouvi antes? Resposta: Pela inspiração do Espírito Santo! Quer uma dica? CANTE SUAS ORAÇÕES! Lembrando do que eu disse, que nunca lemos sobre orar uma nova oração; cante o que está no seu coração! Cante ao Senhor o que você está sentindo. Se você está num momento maravilhoso com Deus, sozinho ou na igreja, comece a cantar algo novo. Comece cantando e declarando o quanto você o ama... o quanto sua alma O deseja... Cante suas orações. Seja como uma criança. Não tente cantar algo bonito, formalizado.
É só cantar aquilo que você realmente quer dizer ao Senhor!

Temos muito para discutir sobre este assunto. Na nossa próxima matéria estarei falando mais sobre como desenvolver o canto profético; e como você, instrumentista, deve fazer durante este tempo, quais são as melhores seqüências de acordes, etc... Como usar sua voz, como incluir a congregação, a diferença entre espírito e alma (unção e indução), dentre outros.

Antes, porém quero deixar um versículo chave, para você que quer ser cheio do Espírito Santo. Para sua admiração, na lista das coisas que devemos fazer para sermos cheios de Deus, uma das coisas citadas é a de cantar uma nova canção ao nosso Deus!

Efésios 5:18-19: "Enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor, com hinos e cânticos espirituais".

Espero que isto tenha sido de alguma ajuda para sua vida, e oro para que o Espírito Santo o encha de sede e fome pela Presença majestosa do nosso Deus! E que você simplesmente comece a ser cheio do Espírito Santo à medida que você abre a sua boca para cantar uma nova canção ao Pai!

Salmos 51:15: "Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca manifestará os teus louvores".

A serviço do Rei, olhando para o alto,

Raquel Emerick

2 comentários:

Unknown disse...

NUNCA TINHA PERCEBIDO COMO EU ESTAVA LOUVANDO AO SENHOR ATE AGORA TINHA UMA IDÉIA DE LOUVO CANTAI DE TODO O VOSSO CORAÇÃO MAS VEJO QUE O MEU LOUVO ESTAVA SENDO MERAS REPETIÇÕES CANTAVA OS LOUVORES LINDOS QUE ESTÃO EM NA MÍDIA GOSPEL MAS VEJO QUE NÃO ESTAVA PASSANDO MERAS REPETIÇÕES AGORA ENTENDO COMO DEVO LOUVA PARA O MEU SENHOR,DEVO ME PROSTRA DIANTE DO SENHOR MEU DEUS DECLARANDO MEU AMOR POR MEIO DAS MINHA EXPERIÊNCIAS ESPIRITUAIS...
SOU GRATO A MEU SENHOR JESUS CRISTO POR TER ME MOSTRADO ESTA BLOGGER POIS ME SINTO MAIS REALIZADO AGORA..
LHE DESEJO TODA PAZ DO NOSSO SENHOR POIS ELE LHE USOU PARA TRANQÜILIZA MEU CORAÇÃO.
PAZ DO SENHOR..

mavi_music disse...

agora pude aprender como adorar ao Senhor verdadeiramente como se eu estivesse sendo uma criança pura em sua presença louvar de todo meu coração