terça-feira, 9 de dezembro de 2008

JOEL, O PROFETA DO AVIVAMENTO Joel 2: 28-32


O nome Joel significa o Senhor é Deus. É provável que Joel tenha vivido e profetizado em Jerusalém. Teria, assim, em sua mocidade, conhecido Elias e Eliseu. Data provável: 830 anos antes de Cristo, ao tempo do rei Joás.

Joel tem sido chamado de
o profeta do avivamento. Ele compreendeu que o arrependimento sincero é a base da verdadeira espiritualidade e era para que isto acontecesse com seu povo que ele se esforçava. O conteúdo básico de seu livro é o apelo ao arrependimento. Estudando com interesse suas grandes lições seremos edificados.

I - A Época em que Joel Pregou
Quando o profeta Joel pregou suas mensagens, a situação econômica era desesperadora, em razão de um ataque de gafanhotos sem igual. Ele parte deste fato para alertar o povo para a prática da santificação, do quebrantamento, e de maior submissão ao Senhor, 1: 14, mensagens que tornam o livro muito atual. Joel também anuncia o dia do Senhor e previne sob a iminência de um ataque militar que viria por parte de uma nação estrangeira e termina o livro com a preciosíssima mensagem sobre o derramamento do Espírito Santo.

a) A praga dos gafanhotos - Dentre as mais de 80 variedades de gafanhotos, Joel diz que quatro: o cortador, o migrador, o devorador e o destruidor, v. 4, haviam devastado a terra de Israel. O povo calou-se, em sinal de tristeza. Tudo secou e o campo nada produzia.

b) As lições da devastação - A notícia de tal calamidade deveria ser passada de geração a geração, v. 3, porque se refere a um tempo de juízo do Senhor em que os prazeres da vida foram retirados e houve um lamento geral. Até os bêbados lamentaram porque os gafanhotos devoraram as videiras, v. 5, e não tinham mais o vinho; destroçaram a figueira, arrancando-lhes as cascas, v. 7. Por causa dessa miséria até os jovens choraram, v. 8. Todo cereal se perdeu e os lavradores ficaram envergonhados e desorientados, vv. 10, 11, porque o juízo veio através de um inimigo pequeno, mas em grande número e sábio, Pv 30: 27.

c) Reações à devassidão, 1: 10-14 - Com a destruição das pastagens e das lavouras, até os sacerdotes lamentavam porque não havia nem elementos para os sacrifícios ao Senhor, v. 9. Assim como a calamidade era geral, o pecado também havia devastado todos os domínios da vida. É nessa hora que diz o Senhor:
Lamentai, sacerdotes".

Quando a igreja experimenta flagelo de tal natureza, engolfada em confusões, pecados e enfermidades que devastam famílias após famílias, I Co 11: 30-32, o ensino bíblico para resolver tal situação é que ministros e povo retornem ao Senhor com a mesma sinceridade, intensidade, arrependimento e interesses descritos em Jl 1: 13-14 e 2: 12-17e Dt 4: 30-31.

II - O Dia do SENHOR
O profeta descreve esse quadro terrível para preparar as pessoas sobre o que iria falar a respeito do
Dia do Senhor, v. 15, que também virá como uma assolação. Percebe-se que Joel avista algo por trás dessa praga de gafanhotos; ele enxerga além dela, vê um dia de desolação em toda a terra. O acontecimento pelo qual o povo chorava no momento era prefiguração de um outro dia de juízo: um julgamento a ser derramado nos dias finais deste mundo.

a) Um exército preparado contra Judá, 2: 1-11. Joel anuncia que estava prestes a acontecer uma grande invasão militar. Compara isso a uma devastação pelos gafanhotos que haviam assolado a terra. Ele pergunta:
Vocês já ouviram, em toda sua vida, em toda história do seu povo, alguma coisa igual? A resposta ao v. 2 só teria que ser um enfático não!

b) Julgamento final - Joel usa quase todo seu livro para falar sobre o Dia do Senhor, 2: 1, 11, 31; 3: 14; este será o julgamento final de Deus sobre todo mal e também o fim desta era. Tal dia vai iniciar-se com o arrebatamento da Igreja, I Ts 4: 15-17; 5: 2; inclui os sete anos de tribulação, que é a última semana de Daniel, 9: 24-27, e culminará com o retorno de Cristo com sua Igreja para reinar sobre a terra, Ap 20: 1-6.

c) Um chamado ao arrependimento, 2: 12-17. A catástrofe que acomete Israel nos tempos de Joel leva a nação, politicamente, ao caos. Mas essa intervenção divina é meramente ilustrativa. Como o pior ainda está por vir, Deus levanta Joel para inquietar os sacerdotes e exortar o povo ao arrependimento, v. 13, e que este retorne humildemente ao Senhor, não com mãos vazias, mas com sacrifícios de pranto e lamentação genuínos, jejuns e súplicas pelas misericórdias de Deus, v. 12. Para isso, deveriam proclamar uma assembléia solene, 2: 15-17. Ninguém deveria faltar; nada de desculpas, vv.15 e 16. E os sacerdotes iriam orar com todos, clamando:
Poupa o teu povo, oh, Senhor, v. 17.

d) Derramamento do Espírito Santo, 2: 28-32. Num tempo futuro, marcado pelo advérbio
depois, v. 28, o Espírito Santo seria derramado sobre toda carne. Examinando Os 3: 5, veremos que essa promessa abrange os últimos dias Israel, iniciando-se com a tribulação e adentrando o reinado do Messias, que vem em seguida. Compare, Is 2: 2 com At 2: 17. O tempo é enfático, no v. 29. Deus faz questão de repetir que tal se dará naqueles dias. Ou seja, depois do arrependimento nacional e restauração futura de Israel, Zc 11: 10; 13: 1, eventos que serão simultâneos à Segunda Vinda de Cristo. Esse grande e terrível Dia do Senhor" se apresentará com prodígios de Deus na terra e no céu, vv. 30-31. Mas Jerusalém e Sião permanecerão, v. 32, e acontecerá depois... que o Espírito Santo será derramado ao remanescente fiel. Note que não haverá qualquer restrição à recepção desse dom: nem diferenças de idade (velhos e jovens), nem de sexo (filhos e filhas), e nem de posição social (servos e servas). O que aconteceu em At 2 foi o cumprimento dessa profecia, mas o cumprimento total ainda está por vir: Is 32: 15; 44: 3,4; Ez 36: 27,29; 37: 14; 39: 29. Assim, o estudo do profeta Joel relembra que a Igreja deve viver num permanente clima de avivamento, a fim de fazer a vontade do Senhor.

Revista de Estudos Bíblicos Aleluia

30 comentários:

carlos disse...

bom achei muito interessante pois era isso mesmo que eu estava precisando pois esse estudo tem tudo explicado o meu muito obrigado...

Unknown disse...

muito bom DEUS abençoe abriu mais ainda minha mente compriendi a vinda do rei esta proxima

Pr.Nixon Sousa disse...

Obviamente que o Arrebatamento se dard Pos a a GrGran Tribulação. Conforme esta descrito por Cristo em Mt.24.1-31

Pr.Nixon Sousa disse...

Se dará....

Unknown disse...

A palavra do senhor jamais voltará vazia

Unknown disse...

Parabéns
Deus é fiel sempre
Explicação e eaboes maravilhoso

Unknown disse...

Ótima explicação ...gostei muito contribuiu bastante .Obrigada.

Unknown disse...

Gostei muito da explicação

Unknown disse...

Que o senhor Jesus continue te iluminando e te dando graças e sabedoria nas suas palavras,pois foram de muita importância para mim

Unknown disse...

Muito bom este estudo,Deus abençoe a vida de todos que contribuíram para este maravilhoso estudo.

Unknown disse...

Muito bom! A palavra de Deus é fiel! Precisamos nos arrepender quanto igreja e viver em clima de avivamento é obediência a Deus ! Pois nosso Deus é DIGNO de toda honra🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌

Unknown disse...

Benção pra mim. Estes esboços.

Unknown disse...

Este esboço foi muito edificante para mim muito bom🤝👏

Unknown disse...

Foi muito edificante para mim.

Unknown disse...

Glórias a Deus! Eis os últimos acontecimentos. O inimigo minúsculo assolando toda a terra. Essa palavra de Joel fala claramente conosco.

Unknown disse...

Muito bom o estudo,a humanidade precisa entender que os dias estão sendo cumpridos,como naquele tempo estamos sendo atacados , só que por um inimigo invisível.Que Deus tenha misericórdia de todos nós.

Unknown disse...

Tenho muitas dúvidas sobre a salvação. Como cita o versículo 32,de que os salvos estarão no monte Sião e em Jerusalém. Nós brasileiros como iremos para lá? Essa promessa não é para nós?

Jean disse...

Ótimo esboço, parabéns!

Unknown disse...

Um importante alerta (Jl2.1)
Tenham todos uma boa leitura 🌹

Unknown disse...

Muito bem explicado para meditação

Anônimo disse...

gostei muito desa explicação meus parabéns

Neusa disse...

Como ter mais explicações sobre.outros versículos

Neusa disse...

Estou gostando muito é.aprendendo

Wendel Cordeiro disse...

Jesus não deixará sua NOIVA ser comandada pelo Anti Cristo, antes da Tribulação Ele Vem! 🔥🙌

Unknown disse...

Muito boa explicação

Unknown disse...

Deus é fiel e me deu esse tema pra festividade de senhoras. Louvado seja Deus

Unknown disse...

Mais tem João 4 quando jesus se encontra com a samaritana Ele fala que as pessoas não iriam mais adorar a Deus so no monte ou só em Jerusalém mais em qualquer lugar porque Deus é Espírito e importa que quem adora a Ele adore em Espírito e me verdade

Unknown disse...

Lindo demais esse estudo 👏😻👏😻

Unknown disse...

Amém

Intercessoras de Plantão -mulheres orando 24h- disse...

DESDE 2012 ESTE MATERIAL TEM SIDO APROVEITADO, VI POSTAGENS DE LA ATE CA,ESTAMOS EM 2023 E EU ESTOU AQUI SENDO GRATA A DEUS PELA SUA VIDA TAMBEM.