domingo, 7 de dezembro de 2008

HÁ PODER NO LOUVOR E NA ADORAÇÃO Atos 16:23-26


Vamos iniciar esta mensagem sobre este tema lendo Atos 16:23-26. Tudo começa com a prisão injusta de Paulo e Silas em Filipos. Eles expulsaram um espírito de adivinhação de uma moça, e as autoridades locais de Filipos os lançaram em uma cela inferior da prisão, após lhes darem muitos açoites. (v.23) Isto quer dizer que eles apanharam muito! Além dos traumas da grande surra que levaram, tiveram seus pés presos a um tronco. Quando uma pessoa era presa naquela época, no modo em que eles foram, significa que eles ficavam numa posição imóvel, sofrendo com isso a perda da circulação sangüínea. Por estarem numa cela na região inferior da prisão, numa masmorra, significa uma atmosfera de depressão, escuridão e total isolamento. De acordo com os costumes da época, não receberiam pão e nem água.
Apesar da atmosfera da prisão e do formigamento causado pela má circulação do sangue, por volta da meia-noite, Paulo e Silas possivelmente recobrando os sentidos, começaram a orar incessantemente e passaram a cantar hinos, louvando a Deus! Imagine que estranho som era aquele para os outros prisioneiros, que estavam acostumados a ouvirem só gemidos, gritos de dor devido aos espancamentos e palavras de baixo calão contra aqueles que os prendiam naquele lugar.
De repente um terremoto tremeu toda a prisão! As portas foram abertas e incrível, as amarras de Paulo e Silas e de outros prisioneiros foram desatadas! O que havia causado aquela tamanha descarga de poder?

O LOUVOR NOS ELEVA PARA A PRESENÇA DE DEUS E DE SEU PODER!
Paulo e Silas conheciam o poder de como deixar seus corações acima dos problemas. Através do louvor e adoração seus corações se elevaram para a presença de alegria e de paz na presença de Deus, se tornando canais pelos quais Deus podia atuar em qualquer circunstância.
A Bíblia diz que Deus habita no meio dos louvores do seu povo. (Sl.22:3) A palavra hebraica para "habitar" é Yashab que significa habitar, se casar.
O louvor é um veículo de fé que nos leva a um relacionamento íntimo com o nosso Deus, quando nos reunimos em Seu nome. Ele nos leva a desfrutar todos os benefícios desse relacionamento - o poder, a proteção, a alegria, a segurança, o gozo, etc... O salmista escreve: Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. (Salmos 100:4)
Isto corresponde às palavras de Jesus, que Sua presença está com aqueles que se reúnem em Seu nome. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. (Mateus 18:20) Reunir-se em Seu nome significa que Jesus deve ser o foco, o centro da assembléia ou da reunião.
Não é a cura. Não é a bênção e nem o ritual o foco. Ele é o tema central de tudo - da pregação, dos cânticos, das ofertas e dízimos, etc... O autor do livro de Hebreus escreve: A meus irmãos declararei o teu nome, cantar-te-ei louvores no meio da congregação. (Hebreus 2:12) É nesse tipo de reunião que Cristo manifesta a Sua presença e Seu poder.
O poder e unção do Espírito Santo se torna evidente numa reunião, em relação ao tempo que é dedicado à adoração e ao louvor. Eu estou falando sobre a manifestação dos dons do Espírito em meio ao povo, e não da manifestação do Espírito na vida de um pastor na direção do povo. O plano de Deus é que os dons do Espírito Santo se manifeste entre o povo; isto é, por meio de várias pessoas da congregação. Portanto, é necessário criar o clima para essas manifestações do Espírito de Cristo.

O QUE É ADORAÇÃO?
Adoração não é louvar. Ouço muitos dizerem que gostariam cantar hinos de adoração. Eles querem dizer sobre cantar hinos lentos e sem palmas. Isto é errado. Não existe hinos de adoração e outros sem adoração. Eu posso adorar ao Senhor sem dizer uma só palavra. Eu reconheço a Sua presença e me ajoelho ou me prostro com o rosto no chão, levanto as mãos, levanto ou abaixo a cabeça, meu corpo se curva diante Dele, etc...
Adorar é reconhecer a realidade da presença de Deus. Adoração tem haver com a nossa atitude de respeito, reverência e submissão. De maneira simples, o adorador diz: "Eu tenho certeza de que Deus está comigo. Eu sei que Ele está neste lugar. Vou render cada parte do meu corpo a Ele - vou aplaudir, levantar minhas mãos, curvar meu corpo, me ajoelhar, vou saltar de alegria, vou dançar, vou levantar minha voz, enfim, quero que Ele fique alegre comigo e saiba que eu encaro a Sua presença como realidade neste lugar. Não irei servi-lo só com a minha mente, mas no meu espírito que é o lugar onde Ele habita, então, canalizarei esse rio de água viva para a vida dos meus irmãos! Os meus problemas e necessidades pessoais não estão acima da realidade da Sua presença e poder neste lugar! Não usarei cânticos e nem orações para conseguir alguma coisa, sem antes perceber de que estou experimentando a sua santa presença!" E por aí vai...
Jesus falou sobre essa atitude: Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. (João 4:24) Preciso explicar esse versículo agora. Primeiro - Deus é Espírito. Ele não é carne e nem alma. Ele é o Espírito de Deus que nos abençoa com toda sorte de bênçãos espirituais nos lugares celestiais ou espirituais. Ele habita no nosso espírito - no espírito humano. O homem é espírito, alma e corpo (carne).
Cada uma dessa partes têm suas necessidades, mas é necessário entender a ordem de Deus. Primeiro Ele abastece a necessidade do nosso espírito, que á Sua presença. Depois as outras áreas serão atingidas pelo Seu poder.
Segundo - O adorem em espírito. Significa que devemos adorá-lo com o nosso espírito humano com a ajuda do Espírito Santo; isto é, submetendo o nosso espírito que foi criado por Deus para se encher da Sua presença. Neste ponto devo lutar com a minha mente que só quer coisas materiais - as tais chamadas bênçãos. Devo vencer a minha tristeza, depressão, solidão e outros problemas que tentam aprisionar a minha vida numa dimensão inferior, das necessidades da alma e da carne, tentando me impedir de entrar na dimensão do Reino de Deus ou nas dimensões celestiais. É nesse lugar que estão todas as nossas vitórias Uma coisa interessante é que Deus criou o espírito humano para se relacionar com o Espírito de Deus, e para ser a porta para todas as riquezas dos céus para a vida humana. Deus não habita na alma porque Ele não é alma. Deus não habita na nossa carne porque Ele não é carne. Ele habita no nosso espírito, porque este é da mesma natureza de Deus - Deus é Espírito. Deus criou a alma humana para que possamos nos relacionar com as áreas psicológicas de outras pessoas - mente, emoções e vontade. Deus nos deu a carne com os seus sentidos ( tato, olfato, visão, audição e paladar) para que possamos nos relacionar com as coisas materiais que nos cercam.
Finalmente em terceiro lugar - em verdade. Em verdade significa em realidade. A realidade da presença de Deus. A sinceridade como eu encaro essa realidade. Não estou numa reunião para dormir, para reclamar, antes, devo tratar a presença invisível de Deus como fato real. Deus é real. Ele está vivo. Ele está entre nós. Não devo ser vazio, mas devo me concentrar nessa realidade da Sua presença. Devo estar convicto de que Deus está comigo e entre os irmãos. Muitas pessoas vão ao culto de uma maneira vazia e sem interesse real em Deus. Estão mais preocupados no que podem alcançar. Esta é uma atitude tremendamente errada! Oram de forma vazia, cantam de maneira vazia, etc...
Na verdade, quando vou pregar devo exercer essa função no espírito de adoração, porque acredito e estou convicto de que Deus está falando por meu intermédio. Quem ouve, deve ouvir com a atitude de adoração, reconhecendo a realidade da voz de Deus. Quando cantamos, seja que ritmo for, devemos cantar em espírito e em verdade; isto é, com atitude de adoração, sabendo que estam0os cantando para Deus e que Ele está presente.
Quando oro, devo crer de que estou falando com Deus face a face. Quando aplaudo, ou levanto as mãos, ou danço, ou salto de alegria, etc., devo fazer isso tudo com sinceridade, em verdade, em realidade, reconhecendo a veracidade da presença de Deus.
Adorar não é louvar e nem cantar. Adoração tem haver com a minha atitude em relação a Deus e todas Suas coisas. De modo que eu posso pregar sem adoração. Posso ouvir a mensagem da Palavra de Deus sem adoração. Posso cantar, louvar, orar e contribuir sem adoração. A adoração é a base para tudo o que vou fazer na obra de Deus. Ah, se as pessoas entendessem isto!
Os músicos não brigariam tanto. Não desejariam ser estrelas. O culto não teria essa história de primeira, segunda e terceira parte. Nós pastores pregaríamos com maior temor, querendo que as almas entendessem realmente o coração e a vontade Deus para elas. O dirigente de louvor compareceria perante o povo como um ministro, e não como alguém que vai cantar alguns corinhos para preencher um espaço do culto. Haveria alegria em ofertar para manter a casa de reuniões, porque Deus seria o Senhor do nosso dinheiro. Na verdade, faríamos tudo para glorificar um Deus que está presente!
Sem adoração, tudo o que fazemos é vazio, é humano, é carne, é apenas mente e alma, tentando fabricar um clima espiritual - é uma banalidade.
Deus não se agrada desse tipo de atitude. Ele quer um povo alegre, que vence, que supera e se supera por causa da Sua presença! Mas para isso precisamos ter a atitude interior correta em relação a Ele. Precisamos ser adoradores. Adoração num sentido mais exato é amar a Deus sobre todas as coisas! Disse Jesus: Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. (Marcos 12:30) Foi tudo isso que Paulo e Silas fizeram naquela noite na prisão em Filipos, e como resultado experimentaram um grande livramento.

O QUE É LOUVOR
A palavra louvor tem muitos significados como: confiar, alegria, recomendar, encomendar, aplaudir, magnificar, exaltar, etc.. Para nós cristãos, o louvor é uma expressão da nossa atitude de adoração. Nos levantamos em nosso espírito, no poder do Espírito Santo e glorificamos ao Senhor com palavras, que são frutos do nosso amor pelo Senhor e reconhecimento pessoal da Sua presença e da Sua grandeza! Então expressamos amor, reconhecimento e ação de graças. O autor do livro de Hebreus declara: Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome.
(Hebreus 13:15) Louvor é destacado aqui como fruto de lábios, isto é, são palavras.
Quando nos exercitamos na experiência da adoração e do louvor, somos levados cada vez mais a uma posição de comunhão, harmonia e intimidade com o Pai. Passamos a experimentar cada vez mais Seu Reino sobrenatural e Seu poder. O salmista diz: Bem-aventurado o povo que conhece os vivas de júbilo, que anda, ó SENHOR, na luz da tua presença. (Salmos 89:15 ) Note como o salmista destaca a atitude de adoração e de louvor. A adoração é revelada na expressão "anda na luz da Tua presença". Andar significa submeter-se a algo que eu considero real. O que é real? A presença de Deus. Sobre a atitude de louvor veja a expressão "conhece os vivas de júbilo". Vivas de júbilo tem a ver com palavras, gritos, etc... Ele destaca que esse povo é feliz! PORTANTO É IMPOSSÍVEL LOUVAR, PREGAR, ORAR, OFERTAR, OU FAZER QUALQUER COISA NA OBRA DE DEUS, SEM ANTES CULTIVAR UMA ATITUDE DE ADORAÇÃO. Sem cultivar e reconhecer a realidade da presença de Deus, tudo que fizermos é apenas humano, vazio, sem conteúdo - é morte e não glorifica a Deus! Pensamos que tudo está bem, mas aos olhos de Deus tudo está mal! Veja o que a Bíblia diz: Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte. (Provérbios 14:12)
Nesta mensagem não estou tratando de "como" louvar, e sim sobre o assunto de realmente há poder numa vida de adoração e louvor. Mas neste momento não deixar de expressar de que existem várias ações na atitude de louvar o Senhor, como: expressões verbais do sinto em minha adoração, ação de graças que significa agradecimento por tudo o que o Senhor tem feito em minha vida. Posso louvá-Lo tocando instrumentos, cantando, gritando, dançando, batendo palmas ou levantando as mãos enquanto minha boca celebra os Seus feitos. Mas o louvor verdadeiro não é somente essa caminhada nas emoções que invadem minh'alma. Tenho que tomar cuidado, pois Jesus ensinou sobre os fariseus hipócritas apenas encenavam algo que não vinha do coração; Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. (Mateus 15:8) Mais uma vez é ensinado sobre o perigo do louvor sem a adoração; isto é, sem o reconhecimento da realidade da presença de Deus!

Louvor genuíno a Deus é assunto de humilhação e devoção sincera ao Senhor.
Jesus disse: Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. (João 4:23) Repare que o Pai está procurando por um certo tipo de pessoas. O louvor como resultado da adoração agrada ao Pai. Ele se deleita no amor e na devoção de Seus filhos. Ele espera pela fragrância de nossas afeições, desejando manifesta Sua doce presença e pode em nosso meio!

LOUVAR A DEUS É UM ESTILO DE VIDA
Não deveríamos ter a idéia de que só podemos louvar ao Senhor na reunião da igreja, mas louvar ao Senhor deve ser parte de nossas vidas em todo lugar, como no carro, na casa, na cama, tomando banho, nos passeios, no trabalho, em qualquer lugar, porque o louvor nos traz o refrigério da presença do Senhor, juntamente com Seu poder e unção para os momentos específicos. O salmista diz: Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. (Salmos 34:1)
Louvor é uma expressão de fé e uma declaração de vitória! Declaramos de que o Senhor está conosco e no controle de todas as circunstâncias, sejam boas ou más, que se relacionam com a nossa vida. Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos 8:28)

O LOUVOR FAZ O INIMIGO CORRER
Quando louvamos o Senhor da maneira correta, Ele envia a Sua presença gloriosa em nosso meio e repele a presença depressiva do inimigo. Uma atmosfera que está cheia de adoração e louvor, é angustiante para Satanás e seus demônios. Haverá radicalmente uma separação da luz das trevas, e isso ocorreu no céu, quando ele e uma terça parte dos anjos desobedientes foram expulsos por Deus de lá. O salmista profetizou dizendo: O que me oferece sacrifício de ações de graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que veja a salvação de Deus. (Salmos 50:23)
Nós temos um belo exemplo desse princípio na terra, além do da prisão em Filipos. Em 2 Crônicas 20, encontramos a experiência do rei Josafá. Não irei entrar em detalhes desta passagem, mas quero me deter no fato que ocorreu quando eles começaram a louvar ao Senhor diante de possível batalha. Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados. (2 Crônicas 20:22)
Somos desafiados pelo Senhor e pela Sua Palavra a sermos pessoas que O louvem, para que assim possamos experimentar a manifestação do Seu poder em nossas vidas!
Dou abaixo algumas expressões bíblicas de louvor:
Sacrifícios de louvor - Hebreus 13:15
Bater palmas e gritar ou aclamar - Salmo 47:1
Instrumentos musicais e danças - Salmo 150:4
Cantando canções de louvor - Salmo 9:11
Salmos, hinos e cânticos espirituais - Efésios 5:19,20
Celebração (envolve barulho) - Salmo 98:4
Levantando as mãos - Salmo 134:2
Calma, silêncio e confiança - Salmo 4:3-5; 46:10
Em alta voz - Salmo 33:3; 95:1-6

Walter de Lima Filho

16 comentários:

cristinasilva disse...

A ti Meu senhor, meu DEUS maior, toda hora e toda glória para sempre! Que meus lábios possam sempre expressar o meu louvor e bendizer seu santo nome,e que meu coração seja puro para adora-lo a todo tempo.

cristinasilva disse...

A ti Meu senhor, meu DEUS maior, toda honra e toda glória para sempre! Que meus lábios possam sempre expressar o meu louvor e bendizer seu santo nome,e que meu coração seja puro para adora-lo a todo tempo.

Unknown disse...

Q mensagem edificante amei aprender aq. Louvor.adoração. amei.... parabéns pr. Deus continue abençoando e usando poderosamente.

Unknown disse...

Esse estudo foi muito edificante, Deus o abençoe!

cunha marta disse...

Palavras edificante Deus abçoe vc
Que Deus continue te usando.

Unknown disse...

Muita bençao ,essea mensagen me edificou muito...abriu me entendimento ...

Unknown disse...

A paz do senhor muito bom me ajudou muito tirei duvidas

Unknown disse...

Muito bom e louvar a e adorar a Deus por que ele e diguino

Ricardo Vitor disse...

Que Deus abençoe

Unknown disse...

Muito bom , que Deus abençoe grandemente sua vida pastor .

Suetam disse...

Muito bom adora e louva a deus

Unknown disse...

A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO. DEUS TE ABENÇOE. ESBOÇO MIOOT BEM EXPLICADO. APRENDI MUITO.

Unknown disse...

Bem explicado Deus te abençoe mais e mais

Unknown disse...

Muito bom esse estudo toda honra,toda a glória e todo louvor ao nosso senhor Jesus Cristo só ele é digno de todo louvor

Unknown disse...

Eita glória....
Muitas verdades..
Que possamos ser verdadeiros adoradores...🙌🙌📖

Unknown disse...

Muito bom parabéns que Deus continue abençoando