terça-feira, 9 de dezembro de 2008

FREQÜENTADOR DE CULTOS OU ADORADOR DE VERDADE João 4


No encontro da mulher samaritana com o Senhor Jesus, descrito no capítulo 4 do Evangelho de João, aprendemos as três características que distinguem um adorador de verdade de um mero freqüentador de cultos:

1
º) Verdadeiros Adoradores Conhecem a Jesus.
Jesus afirmou à mulher: vós adorais o que não conheceis (v. 22) e acrescentou: mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. Jesus demonstrou que a samaritana não era ainda uma adoradora porquanto não soubesse quem Ele realmente era. Enquanto ela não o conhecia, permanecia na crença de que freqüentar o Monte Gerizim (como criam os samaritanos) ou o Monte Sião (como criam os judeus) fosse suficiente. Jesus sabia que o primeiro passo seria dar-se a conhecer:
se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva (v. 10). Os verdadeiros adoradores são as pessoas que já beberam da água da vida!

2
º) Verdadeiros Adoradores Abandonam o Pecado.
Os santos de Deus são os que verdadeiramente o adoram. É preciso vestir-se de trajes de santidade para adorá-lo (Sl 29:2, 96:7-9, 99:3, 5 e 9). Por isso Jesus tratou do pecado da mulher: Disseste bem - não tenho marido; porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido.
Enquanto aquela mulher persistisse em viver na iniqüidade ela não poderia adorar em espírito e em verdade. Os verdadeiros adoradores vivem em santidade!

3
º) Verdadeiros Adoradores Amam.
O amor autêntico é fruto da comunhão do crente com o Espírito de Deus. O apóstolo João diz que é o amor que distingue os filhos de Deus dos filhos do diabo (I Jo 3:10).
Para que a samaritana se tornasse verdadeira adoradora ela precisava perder o preconceito racial expresso nas suas palavras:
Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (v. 9). O ódio racial entre judeus e samaritanos, que foi tratado por Jesus também na Parábola do Bom Samaritano (Lc 10:25ss), era um impedimento à adoração.
Os verdadeiros adoradores amam a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmos!

Reflita:
Não se contente em ser um mero freqüentador de cultos. Seja um verdadeiro adorador de Deus!

Paulo Rogério Petrizi

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
EnsoNeto disse...

Hey amado, muito bom e edificante seu texto.
Eu estou escrevendo algo sobre João 4. E estava pesquisando algumas coisas, quando encontrei seu blog.

Salve como favorito e estarei lendo sempre que possível.
Deus traga sempre inspiração para escrever seus textos.
Deus abençõe!