terça-feira, 9 de dezembro de 2008

ANO NOVO, NOVA OPORTUNIDADE Lucas 13.6-9


Introdução
"É mais tarde do que você imagina". Esta é uma frase que está escrita num relógio nos Alpes italianos...
É uma advertência a cada pessoa sobre o risco de perder as oportunidades.

Já imaginou que coisa triste: ter uma oportunidade na vida e perdê-la? ... "Todo dia é menos um dia; menos um dia para ser feliz", Carlos Drumond de Andrade escreveu isto!

Quantos dariam tudo para ter uma segunda chance!
Mas nós temos hoje, segundo dia do ano, Ano Novo, uma nova oportunidade.

Hoje é início de um novo tempo... de um tempo próprio para fazermos uma avaliação da nossa vida, para fazermos uma correção em nossos rumos...

Repita isto depois de mim: "Este Ano Novo é uma nova oportunidade para eu começar de novo".
Agora, deixe que eu lhe pergunte: "Você fracassou no ano passado? ...você falhou em alguma coisa importante no ano passado? ...você errou na vida no ano passado?"

Pois ouça isto: Deus agendou uma segunda chance para você hoje!

Esta é a idéia básica desta parábola contada por Jesus.
Lemos no v.7 da história, que por 3 anos, o homem vinha buscar frutos na figueira e não achava nenhum.

Então, mostra o v.8, que ele decidiu dar para aquele pé de figos, uma nova oportunidade.

Ah! Nós podemos aprender quatro lições fundamentais nesta parábola.

...a primeira é esta, que com um Ano Novo:
1- TEMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS DE DEUS
O v.6 revela que havia uma expectativa no coração daquele dono de terra: ele tinha uma figueira plantada na vinha, logo, contava colher os seus frutos - veja a expectativa.
E é completamente justo que esse homem esperasse frutos naquela figueira, porque é natural que uma figueira produza figos!
A figueira é uma espécie de arbusto de boa adaptação à diversas condições de clima e de solo.

Eu soube de um especialista, que uma só figueira, produz em torno de 8 a 10 kg de figos verdes por safra!

Na cidade de Valinhos-SP, uma senhora tem um pequeno sítio de três hectares, que produziu quase 40 mil caixas de figo na última safra - cada caixa com mais de dois quilos de figo!

Mas, ocorria uma anormalidade com a figueira aqui: por três anos aquele agricultor procurava frutos nela e voltava decepcionado para casa, porque não havia frutos para colher.

Ele olhava para aquela árvore frutífera, revirava suas folhagens, levantava e abaixava os galhos, mas não via frutos nela.

Amado, quando Deus olha para a sua vida, o que Ele está vendo? Deus está vendo frutos?
...se você é um crente, um servo de Deus, Ele está vendo os frutos do seu ministério? ...Ele está vendo o fruto do seu labor? ...quando Deus olha para a sua vida, irmã/irmão, o que Ele está vendo?

...se você ainda não é um crente, se ainda não fez o compromisso de amar a Deus, de adorar a Deus, de obedecer a Deus... quando Deus olha para a sua vida, o que Ele está vendo?

Amado: Deus tem sonhos com você, Ele tem propósitos, Ele tem expectativas a seu respeito.
Mas será que estas expectativas de Deus, estão sendo correspondidas por nós?

Por isso, a primeira lição que aprendemos desta parábola, é que com esse Ano Novo, nós TEMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS DE DEUS.

...agora, vejamos a segunda lição desta parábola - o fato de ganharmos um Novo Ano, significa que também:
2- TEMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER AOS NOSSOS PRIVILÉGIOS
Veja que interessante o que lemos no v.6: uma figueira plantada numa vinha - figueira privilegiada essa! ...a figueira estava plantada numa vinha, numa plantação de uvas, que é uma fruta nobre - os mais excelentes vinhos dependem de uvas de boa qualidade!
Pois uma vinha requer cuidados especiais... o solo precisa ser muito bom, o clima agradável, chuva em períodos regulares... até a velocidade do vento precisa ser bem dosada.

Pois era num lugar assim que estava esse pé de figos; ele havia sido plantado numa terra fértil, numa terra tão boa que proporcionava o cultivo de uvas...

Portanto, essa figueira estava em terra boa, recebendo os mesmos cuidados, as mesmas oportunidades que o vinhateiro dava à sua vinha, ou seja, a figueira tinha tudo para produzir fruto - todos os privilégios... mas ainda assim, ela não dava fruto...

Amados, aqui mesmo no evangelho de Lucas, lemos algo que não podemos esquecer, está no capítulo 12, v.48: "...será pedido muito de quem recebe muito; e, daquele a quem muito é dado, muito mais será pedido".
A Bíblia está dizendo que cada pessoa será julgada de acordo com as oportunidades que recebeu: A quem muito se deu, muito se exigirá...

Eu preciso lhe fazer essa pergunta: No ano passado, o que você fez com todas as bênçãos e com todos os privilégios de Deus?

Deus lhe deu 365 dias... Deus cuidou de você em cada um deles... mesmo nos dias em que você adoeceu ou se feriu, Deus abençoou você... Ele preservou a sua vida... o que você fez com todas aquelas bênçãos e privilégios?

Você correspondeu a Deus com obediência na vida, com amor na prestação de serviços, com fidelidade na entrega dos dízimos?

Talvez você tenha desperdiçado as melhores oportunidades da sua vida...
Mas veja: Deus te dá um Ano Novo, e isto significa que você tem UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA CORRESPONDER AOS PRIVILÉGIOS RECEBIDOS DE DEUS... diga: "Oba!"

...a próxima lição desta parábola é que, ao ganharmos um Ano Novo, também:
3- TEMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE E TAMBÉM NOVOS RECURSOS
Na história que Jesus contou, lemos no v.8, que haverá um novo investimento na figueira.
Mostra esse verso: Ela será poupada, terá o seu solo afofado, receberá esterco (adubo); nada irá faltar à esta figueira - ela receberá atenção especial.

Com este Novo Ano que chegou, amados, nós temos uma nova oportunidade e também novos recursos de Deus.
O que esse texto diz que será feito à figueira, é o que Deus irá fazer, neste ano, à vida de toda a pessoa que não tem conseguido frutificar.

Veja como Deus é misericordioso: se você terminou o ano sem resultado positivo, sem fruto na sua vida, aqui diz que Deus vai continuar investindo em você. Deus vai tomar providências. Aleluia!

Amado, não haverá desculpas para não dar frutos neste ano...

...e a quarta lição fundamental que encontramos nesta parábola, é que com este Novo Ano:
4- TEMOS UMA NOVA OPORTUNIDADE QUE NÃO PODE SER NEGLIGENCIADA
Qualquer pessoa que tenha uma chácarazinha, teria cortado logo aquela planta inútil, que não dava frutos, que não correspondia à sua natureza de árvore frutífera.
Mas, aqui está no v.8, que a esta figueira é dado mais um ano, mais uma chance, mais uma nova oportunidade...

Entretanto, é uma oportunidade decisiva, que não pode ser negligenciada... é questão de frutificar ou frutificar!

Por que lemos aqui no v.9, que caso contrário, aí então, se a figueira não mudar sua realidade, se a figueira não produzir fruto... vai virar lenha. (pergunte à pessoa ao lado: "Você não quer virar lenha, quer?").

Quero que você entenda que esta segunda chance, não pode ser negligenciada, porque o custo é alto.
Jesus realmente contou que se a figueira não produzir fruto, será cortada.

Amado, se Deus não encontrar obediência na sua vida, se Ele não encontrar santidade, se esse fruto não for achado em você... o seu fim será a morte eterna, será de separação de Deus para sempre... você será cortado e lançado no fogo eterno.

Ouça: ninguém deve brincar com as oportunidades dadas por Deus...

Então, eis o que você deve fazer para dar fruto:
Você deve aproveitar as condições que Deus te dá e fincar suas raízes, plantando os pés no caminho de Deus.

Você deve criar raízes na presença de Deus... deve ficar firme em Deus... você deve se firmar na igreja... se firmar no caminho de Deus - aí, então, a sua vida produzirá fruto!

Faz pouco tempo eu li algo a respeito da maioria das plantas. Elas são quase indestrutíveis! Há espécies que você pode picar em pedacinhos, mas que continuam crescendo. A bananeira, por exemplo, você picá-la, pode queimá-la, mas ela vai continuar crescendo... Há apenas um modo de acabar com a bananeira: arrancando suas raízes. As raízes são a chave do fruto.

Se você fincar raízes no caminho de Deus, na casa de Deus, a produção do fruto estará garantida.

Por isto, neste Novo Ano, Deus espera muito de você.
Hoje você TEM UMA NOVA OPORTUNIDADE QUE NÃO PODE SER NEGLIGENCIADA.

Conclusão
Como a figueira da parábola contada por Jesus, nós acabamos de receber mais uma oportunidade de Deus.
Vamos corresponder às expectativas de Deus!

Neste ano, vamos fincar nossos pés na presença de Deus e viver de maneira frutífera! Amém?

Ministração
Por favor, feche agora os seus olhos, não se distraia... procure considerar aquilo que você ouviu.
Pode ser que você terminou o ano sem resultado positivo... logo você, que imaginava terminá-lo bem, fechar o ano com chave de ouro, feliz, realizado... então, como aquele agricultor que olhou para a sua figueira e não achou fruto, você também pôde correr os olhos em si mesmo à procura de fruto, sem, no entanto, achar nada... e quem sabe, por conta disso, você não tem mais esperança, não se sente empolgado com a vida, não se sente animado com mais nada...

Eu quero dizer que você não está sozinho nessa tristeza. Deus também olhou para a sua vida e não encontrou fruto. E a tristeza de Deus é maior que a sua, porque, Ele fez tudo por você e você não produziu fruto pra Ele... Deus lhe deu todos os dias do ano passado, e para cada dia Deus lhe trouxe livramentos... dia após dia, Deus contava que podia esperar a produção de um fruto seu: uma obediência, um compromisso com a verdade, uma vida justa, marcada pela integridade, pela retidão, uma vida distante do pecado...

Deus também olhou para a sua vida e não encontrou fruto. Mas, amado(a), longe de ficar desanimado com você, longe de desistir de você, Deus lhe deu um Ano Novo, não é verdade? ...isto significa que Ele vai continuar investindo em você! Deus vai irrigar a sua vida, adubar a sua terra. Deus vai tomar providências para você ser a pessoa que você deve ser: uma pessoa frutífera, produtora de fruto bom. Aleluia!

Tão somente, amado(a), finca o teu pé na presença de Deus, firme suas raízes no caminho de Deus!

Pr Walter Pacheco da Silveira, 02.01.2005

17 comentários:

Unknown disse...

Que maravilha, otma mensagem vindo de Deus para os nossos corações!

Unknown disse...

Mensagem bastante positiva! Principalmente para quem busca uma nova oportunidade.Que Deus continue usando esse pregadores maravilhosas mensagens de Deus!🙏🙏🙏

Unknown disse...

DEUS muito obrigado pela mensagem que toda honra e toda gloria seja para o senhor nosso DEUS, más continua há usar os teus servos aquí na terra para engrandecer o teu nome a cada dia .

Unknown disse...

Linda mensagens impactou meu coração 😓❤

Unknown disse...

Mensagem forte e edificante. Precisamos realmente aproveitar as oportunidades e o cuidado de Deus conosco.

Unknown disse...

Glória a Deus pelo esboço dessa mensagem, meu coração se alegra,e o meu espírito se enche de unção.sou Diácono Odair Dutra,ADM Montese.que Deus abençoe grandemente nossas vidas.amem.

Unknown disse...

Que Deus continue te abençoado e te dando essa graça essa sensibilidade para ouvir a voz de Dele o nosso eterno Jesus .

Unknown disse...

Palavra abençoada..ameii

Unknown disse...

Que mensagem linda e inspiradora, Deus abençoe com sabedoria sempre.

Unknown disse...

Glória a Deus esse e o nosso Deus;o Deus das oportunidades

Unknown disse...

Louvado seja Deus por está mensagem poderosa. Que Deus continue usando seus servos para nos alimentar e nos fazer perceber que: cada dia deve se aproveitada. Entender que é cada ano é uma oportunidade que nos é dada para iniciar de novo. Que Deus continue te usando. Peço por favor tirar algumas lições para minhas ministrações. Sou ainda pequena mas me terem dado oportunidade para falar no nosso pequeno grupo. Poço? E agradeço.🙏

leandro disse...

Tremendo essa palavra que Deus continue te abençoando no conhecimento e sábedoria.

Unknown disse...

Palavra que nos desperta a vermos que somos chamados para dar frutos dignos do senhor

Unknown disse...

Palavra impactante, falou muito ao meu coração. Deus lhe abençoe e continue te usando poderosamente! Graça e paz!

Unknown disse...

Aleluia!

Unknown disse...

glorias a Deus
obrigado pela palavra, que Deus continue te usando louvado seja Deus

Fábio disse...

Que maravilha!
Hoje, 17 de dezembro de 2023 e essa mensagem ainda é tão atual e impactante às nossas vidas.

Parabéns! que Deus continue a abençoar. Paz do Senhor!