domingo, 7 de dezembro de 2008

ADORAÇÃO

Culto, honra, reverência e homenagem prestados a poderes superiores, sejam seres humanos, anjos ou Deus (#Sl 96.9). Na Bíblia há quatro etapas de desenvolvimento da adoração a Deus.

A) Os patriarcas adoravam construindo altares e oferecendo sacrifícios (#Gn 12.7-8; 13.4).

B) Em seguida veio a adoração no TABERNÁCULO e no Templo, com um sistema completo de SACRIFÍCIOS.

C) A adoração nas SINAGOGAS começou durante o CATIVEIRO.

D) Da adoração cristã fazem parte pregação (#At 20.7), leitura das Escrituras (#1Tm 4.13),
oração (#1Tm 2.8), louvor (#Ef 5.19) e ofertas (#1Co 16.1-2), além de batismos (#At 2.37-41) e da ceia do Senhor (#1Co 11.23-29).

O que é adoração? Poderíamos dizer que é uma honra que se presta a Deus, em virtude do que Deus é e do que significa para os que O adoram. A palavra hebraica que mais se usa para “adoração” no velho testamento significa “inclinar-se”. É O caso, por exemplo, em Gn 18.2. A palavra grega que geralmente se utiliza no Novo Testamento é “proskuneo”, e significa “prestar
Honra”, tanto a Deus como aos homens. Está claro que é dever de cada criatura inteligente adorar a Deus. Os anjos O adoram (Ne 9.6). Os Seus santos O adoram. No Evangelho eterno os homens
são chamados a dar glória a Deus e a adorá-lo (Ap 14.7). E dentro em breve tudo que há sobre a terra O adorará (Sf 2.11; Zc 14.16; Sl 86.9)

Deus procura verdadeiros adoradores. (João 4.23-24). A Bíblia nos convida a adorá-lo. (Sl. 95.6).
A adoração é uma busca incansável de Deus (I Crôn. 16.11) e também do invocar o nome de Deus ( Is.55.6). Adoração é prostrar-se diante da majestade e da Soberania de Deus e entregar-lhe todo o seu ser e vida (Sl. 37.5). Adoração só é possível através de um relacionamento vivo com Deus (Pv. 2.5; Os. 6.3,6 João 17.3.).

Existem como veremos condições para estarmos na presença de Deus em adoração. A adoração inclui o Louvor, salmos, hinos e cânticos espirituais (Ef. 5:19, Cl. 3.16.) todo serviço prestado á Deus ou ao próximo em amor(1ª Cor.10.31; Cl. 3.17,23. ), e principalmente o AMOR á Deus, aos irmãos e ao próximo ( Lc 10.27; 2ª Cor.9.12, I João 4:11). Ao prosseguirmos neste estudo veremos as múltiplas formas de adorar à Deus.

2. Por que adorar?
Muitos se questionam porque devemos adorar á Deus? Será que Deus é um ser que gosta de ser lisonjeado? Será que Deus come culto bebe adoração? Será que Deus é um ególatra?

Não. Deus criou seres que pensam, sentem, agem e decidem. Deus criou seres que poderiam se relacionar com ele. Deus no principio criou todas as coisas perfeitas (Gn. 1:31. Ec. 7.29.) Mesmo antes de a terra ser criada, Deus já havia criado os anjos para ADORA-LO (Jó 38.7; Hb. 1.6.) Vemos então que antes da criação da terra havia constante adoração nos céus (Is. 14.11-12; Ez. 28.13-19) Vemos aqui o nascimento do mal, o surgimento da raiz de todos os males existentes (Mc. 7.23; Tg. 3.16, Tm. 6.10; Hb. 12.15). Através da primeira queda, surgiu a segunda queda, Lúcifer tentou o Homem que preferiu fazer a sua própria vontade á fazer a Vontade de Deus que é Boa, Perfeita e agradável (Rm. 12.2.), Aí surgiu o pecado que se resume no egoísmo humano, o ego é à parte do homem em que ele se parece com satanás! (João 8:44).

“Vós sois provenientes de vosso pai o Diabo, e quereis fazer as concupiscências do vosso pai”. TT. Vós tendes por pai ao diabo e quereis satisfazer os desejos de vosso pai...RC, AFC.

Vemos então que o Homem ao cair na conversa do diabo, deu á ele o que era devido á Deus, a obediência e a adoração. (Rm. 2.8; 1ª Sam. 2.30, 2ª Cor. 2 9). Não existe um povo na face da terra que não tenha algum tipo de adoração. Conforme disse Calvino: “o homem por natureza é idólatra!” O pecado separou o homem da comunhão e relacionamento com Deus (Is. 59:1-2). Mas através de Jesus podemos voltar a ter este relacionamento (do grego religare – religar á Deus- nenhuma religião humana pode fazer isto só através de Jesus Cristo, nossa verdadeira ‘religião’ o que nos liga ao Pai.) (2ª Cor. 5.18, 1ª Tm. 2:5.).

O Homem foi feito para adorar á Deus, e nunca será feliz enquanto não descobrir o propósito para o qual foi criado (Is. 43.7; Ef. 1.6,12,14.). Alguem disse: “Senhor, nós fomos criados para ti e nossos corações não estarão sossegados enquanto não estiverem em Ti.” E isto inclui, louvor,
serviço, obediência e culto. Rm. 12.1-2.

Nós devemos adorar por que é mandamento, acima de Tudo amarmos á Deus sobre todas as coisas, qualquer coisa que tomar o lugar de Deus é um ídolo (Mt. 4 10, Dt. 6.5; Sl. 29.2; Ap.14.7). Nós devemos adorar à Deus pois o homem foi criado para isto, e se ele não adorar à Deus verdadeiro outra coisa vai tomar o trono do seu coração ( Pv.23.26; At.28.27, Ex.20.3,23; 2ª Cor.6:16; 1ª João 5.21.). Aqueles que não adoram á Deus estão adorando a satanás (Mt. 6.24; Mt. 12.30). Alem de todos os benefícios da adoração, lembrando-nos que adoramos à Deus pelo que Ele é, e o louvamos pelo que ele faz!


3. Quem pode adorar?
Será que todas as pessoas adoram? Quem é que pode adorar? Deus aceita qualquer pessoa na sua presença? Uma pessoa que não nasceu de novo pode adorar? Uma pessoa que ainda não se quebrantou pode adorar? Por que temos que ter conhecimento Deus primeiro para adora-lo.

Nem todas as pessoas adoram ao verdadeiro Deus, mas todos adoram, alguém, algum deus, alguma coisa. Não existe povo por mais primitivo que seja que não tenha um objeto de adoração, e nem povo mais civilizado que exista que não adore algo ou alguém. O ateu, por exemplo, adora sua filosofia.At.17 16-25. Todos os homens e seres viventes podem adorar, mas para adorar á Deus tem que ser nascido de novo tem que ser no mínimo povo de Deus.João.3:3. Deus não aceita qualquer pessoa na Sua Santa Presença como sacerdotes, mas aceita qualquer um que se arrependa e creia Nele para ser um adorador.Mc.1 15; João 1.12; Ap.11.1; 1ª Cor.6.19-20. Uma pessoa que não nasceu de novo não pode adorar, pois não entraria em contato com o Deus verdadeiro. Rm. 8.8. Uma pessoa que não se quebrantou, não desceu do trono não pode adorar verdadeiramente á Deus.Sl.34.18; 51.17; por que Jesus disse que adoramos o que conhecemos. João . 4:22. Uma pessoa que não tem um espírito humilde e que saiba pedir perdão e perdoar não pode adorar a Deus. Mt.5.23-24; Mc.11.26.

Es tem procurado verdadeiros adoradores que o adorem e em espírito e em verdade, e tudo isto tem a ver com um coração bom e fiel ( Mt.25.21). Qualquer pessoa que quiser fazer barganha com Deus, e que pretenda adorar apenas pelo que Deus pode fazer para ela, não é um verdadeiro adorador. Um fator essencial na adoração é o amor, e sem este não existe verdadeira adoração, tudo o que fizermos para Deus serão obras mortas, quem prega por amor ás almas está tão errado quanto o que prega sem nenhum amor! Pois em primeiro lugar devemos fazer tudo para a glória de Deus.

Pr Timoteo Sanches - http://groups.google.com.br/group/kadoshi

Um comentário:

Unknown disse...

ñ sou muito conhecedor da palavra mas estou tentando buscar forças em DEUS nosso pai maior para que possamos derrotar os nossos inimigos que estão ao redor da gemte querendo nos traçar com suas garras afiadas. mas, eu tenho um DEUS maior que pode tudo. amem.