quarta-feira, 9 de novembro de 2022

RENOVADOS E TRANSFORMADOS PARA O NOVO CÉU E NOVA TERRA

INTRODUÇÃO: O novo de Deus não é aniquilamento dos elementos existentes da atual criação. O nosso planeta vai passar por uma profunda renovação e fransformacao juntamente com os salvos em Jesus Cristo. Para compreendermos como vai ser o novo céu e a nova terra precisamos compreender que há duas realidades para o novo céu e nova terra, visto em duas palavras do grego do novo testamento:

A primeira: tanto em 2Pedro 3.13 como em Apocalipse 21.1, o termo grego utilizado para designar a novidade do novo cosmos não é neos mas sim kainos.

1- A palavra neos significa novo em tempo ou origem,

2 - enquanto que a palavra kainos significa novo em natureza ou em qualidade. A expressão ouranon kainon kai gen kainen (“Novo céu e nova terra”, Ap 21,1) significa, portanto, não a emergência de um cosmos totalmente outro, diferente do atual, mas a criação de um universo que, embora tenha sido gloriosamente renovado, está em continuidade com o universo presente.

Uma segunda razão para favorecer o conceito de renovação ao invés do aniquilamento é o argumento de Paulo em Romanos 8. Quando ele nos diz que a criação aguarda, com ansiedade, pela revelação dos filhos de Deus a fim de que possa ser liberta do cativeiro da corrupção (v. 20, 21), ele está dizendo que é a criação atual que será libertada da corrupção no eschaton, não uma criação totalmente diferente.

Uma terceira razão é a analogia entre a nova terra e os corpos ressurretos dos crentes. Já indicamos, anteriormente, que haverá tanta continuidade como descontinuidade entre o corpo atual e o corpo ressurreto. As diferenças entre nosso corpo atual e nosso corpo ressurreto, por mais maravilhosas que sejam não retiram a continuidade: somos nós que seremos ressuscitados, e somos nós que estaremos para sempre com o Senhor. Aqueles ressuscitados com Cristo não serão um conjunto totalmente novo de seres humanos, mas sim o povo de Deus que viveu nesta terra. A título de analogia, seria de se esperar que a nova terra não será totalmente diferente da terra atual, mas será a terra presente maravilhosamente renovada.

Uma quarta razão para preferirmos mais o conceito da renovação ao do aniquilamento é esta: Se Deus tivesse de aniquilar o presente cosmos, Satanás teria conquistado uma grande vitória. Pois então Satanás teria tido sucesso em corromper tão devastadoramente o cosmos presente e a terra atual que Deus não poderia mais fazer nada com isso a não ser extingui-los totalmente da existência. Mas Satanás não conquistou essa vitória. Pelo contrário, Satanás tem sido decisivamente derrotado. Deus revelará a plenitude das dimensões dessa derrota ao renovar exatamente a mesma terra na qual Satanás enganou a humanidade, banindo, finalmente dessa terra, os resultados das maquinações diabólicas de Satanás.

Teremos um novo céu e terra (neos) um novo que sofrerá agravos por causa do pecado, porém não como acontece hoje com os homens que pecam sem ter a imediata punição divina no milênio a justiça de Cristo vai ser imparcial ao julgar os homens. Nesse tempo Satanás está preso em cadeias no poço do abismo com os demônios. Nesse período milenial os homens não poderão colocar culpa nos demônios, pois estarão presos. 

Nenhum comentário: