domingo, 19 de maio de 2024

DEUS COMO PASTOR: UMA EXPLICAÇÃO DO SALMO 23:1


 I. Introdução

 A. Título: O Senhor é o Meu Pastor

Irmãos e irmãs, hoje vamos refletir sobre uma das passagens mais amadas e conhecidas da Bíblia: Salmo 23:1. Este versículo nos apresenta Deus como o nosso Pastor, uma metáfora rica em significado e consolo.

 B. Propósito da Pregação

Exploraremos o significado profundo de Deus como nosso Pastor, destacando a segurança, provisão e cuidado que Ele nos oferece.

 II. Exegese de Salmo 23:1

 A. Contexto do Salmo

- O Salmo 23, escrito por Davi, é um poema de confiança e dependência em Deus.
- Davi, como pastor antes de se tornar rei, tinha uma compreensão íntima do relacionamento entre pastor e ovelha, aplicando essa imagem ao seu relacionamento com Deus.

 B. Análise do Versículo

"O Senhor é o meu Pastor, nada me faltará."

 1. "O Senhor é o meu Pastor"

Exegese:
- A palavra "Senhor" aqui é "Yahweh", o nome pessoal de Deus, indicando um relacionamento íntimo e pessoal.
- "Pastor" (em hebraico, "ro'eh") simboliza liderança, provisão e cuidado. Nos tempos antigos, os pastores eram responsáveis por guiar, proteger e nutrir suas ovelhas.

Aplicação:
- Reconhecer Deus como nosso Pastor nos oferece uma profunda sensação de segurança e pertencimento. Ele não é apenas um líder distante, mas alguém que está intimamente envolvido em nossas vidas, guiando-nos e cuidando de nós.

 2. "Nada me faltará"

Exegese:
- Esta frase expressa a confiança total de Davi na provisão de Deus. "Nada me faltará" implica em uma satisfação plena e segurança de que todas as necessidades serão supridas.

Aplicação:
- Confiar na provisão de Deus nos liberta das preocupações e ansiedades do dia a dia. Podemos descansar na certeza de que Ele conhece nossas necessidades e é fiel para suprí-las.

III. Aplicação Prática

A. Segurança e Confiança

- Exegese:
  - Como ovelhas de Deus, podemos confiar na sua proteção e direção. Ele conhece o caminho e sabe o que é melhor para nós.
- Aplicação:
  - Em momentos de incerteza e desafio, lembre-se de que Deus, nosso Pastor, está sempre ao nosso lado, guiando-nos com sabedoria e amor.

 B. Provisão e Cuidado

- Exegese:
  - Deus não apenas nos protege, mas também provê todas as nossas necessidades espirituais, emocionais e físicas.
- Aplicação:
  - A cada dia, reconheçamos e agradeçamos as maneiras pelas quais Deus cuida de nós, grande e pequenas.

 C. Relacionamento com Deus

- Exegese:
  - O relacionamento entre pastor e ovelha é íntimo e contínuo. O pastor conhece cada ovelha pelo nome e as ovelhas reconhecem a voz do pastor.
- Aplicação:
  - Cultivemos um relacionamento próximo com Deus através da oração, leitura da Palavra e obediência. Ouçamos sua voz e sigamos sua direção.

IV. Conclusão

A. Resumo do Sermão

Refletimos sobre Salmo 23:1, vendo Deus como nosso Pastor que nos guia, protege e provê todas as nossas necessidades.
 
B. Apelo à Confiança

Que possamos sair daqui hoje renovados na confiança de que o Senhor é nosso Pastor. Em cada situação, lembremo-nos de sua promessa: "Nada me faltará."

sábado, 18 de maio de 2024

Jesus Cura uma Mulher Encurvada (Lucas 13:10-17)

### Título: Jesus Cura uma Mulher Encurvada (Lucas 13:10-17)

#### Introdução
- Contexto do ministério de Jesus: ensino e milagres.
- A importância dos atos de cura de Jesus para revelar Seu poder e compaixão.

#### I. A Condição da Mulher (Lucas 13:10-11)
- **Versículo 10**: Jesus ensinando na sinagoga em um sábado.
- **Versículo 11**: Descrição da mulher encurvada.
  - Doença causada por um espírito de enfermidade.
  - Dezoito anos de sofrimento, sem conseguir se endireitar.

#### II. A Compaixão e o Poder de Jesus (Lucas 13:12-13)
- **Versículo 12**: Jesus vê a mulher e a chama.
  - Iniciativa de Jesus ao ver a necessidade.
  - "Mulher, estás livre da tua enfermidade."
- **Versículo 13**: Jesus impõe as mãos sobre ela.
  - Imediata endireitação da mulher.
  - Reação de glorificação a Deus.

#### III. A Reação dos Líderes Religiosos (Lucas 13:14)
- **Versículo 14**: O chefe da sinagoga indignado.
  - Acusa Jesus de violar o sábado.
  - Conflito entre a letra da lei e o espírito da lei.

#### IV. A Resposta de Jesus (Lucas 13:15-16)
- **Versículo 15**: Jesus chama os líderes de hipócritas.
  - Argumento sobre a necessidade de soltar os animais no sábado.
- **Versículo 16**: Argumento maior.
  - A filha de Abraão merece libertação.
  - Contraste entre o cuidado com os animais e a negligência com uma pessoa.

#### V. O Resultado da Cura (Lucas 13:17)
- **Versículo 17**: Duas reações distintas.
  - Inimigos de Jesus envergonhados.
  - Multidão se alegrando pelos feitos gloriosos.

#### Aplicações Práticas
1. **Jesus vê e se importa com nossas necessidades**:
   - A compaixão de Jesus pela mulher encurvada nos lembra que Ele vê nosso sofrimento e está disposto a intervir.
2. **A supremacia de Jesus sobre as regras religiosas**:
   - Jesus ensina que o amor e a misericórdia são superiores à observância rígida da lei.
3. **A glória de Deus através da cura e libertação**:
   - A cura resulta em glorificação a Deus, mostrando que nossas libertações pessoais são testemunhos vivos da Sua grandeza.

#### Conclusão
- **Chamado à reflexão**: Como estamos respondendo às necessidades ao nosso redor?
- **Encorajamento**: Buscar a compaixão e o poder de Jesus em nossas vidas.
- **Oração**: Pedir a Jesus que nos liberte das nossas "curvaturas" espirituais e físicas, para que possamos glorificar a Deus plenamente.

Este esboço fornece uma estrutura expositiva clara para explorar Lucas 13:10-17, focando na compaixão de Jesus, nos conflitos com as normas religiosas da época e nas reações dos diferentes grupos presentes.

Como Escapar do Inferno?

Para abordar a questão "Como escapar do inferno?" em um esboço de sermão, podemos seguir um formato expositivo, textual ou temático. Aqui, apresento um esboço expositivo com base em passagens bíblicas relevantes.

### Título: Como Escapar do Inferno?

#### Introdução
- Definição do inferno segundo a Bíblia: lugar de separação eterna de Deus, sofrimento e punição (Lucas 16:23-24, Apocalipse 20:14-15).
- A seriedade do tema e a necessidade de uma resposta urgente.

#### I. Reconhecendo a Realidade do Inferno
- **Lucas 16:19-31**: A parábola do rico e Lázaro.
  - O sofrimento do rico no Hades (vv. 23-24).
  - A grandeza do abismo entre os salvos e os perdidos (v. 26).
- **Apocalipse 20:11-15**: O juízo final e o lago de fogo.

#### II. Entendendo a Condição Humana
- **Romanos 3:23**: "Todos pecaram e carecem da glória de Deus."
- **Romanos 6:23**: "O salário do pecado é a morte."
  - O pecado nos condena ao inferno.

#### III. O Caminho da Salvação
- **João 3:16-18**: O amor de Deus e o sacrifício de Jesus.
  - Deus enviou Seu Filho para salvar o mundo, não para condená-lo (v. 17).
- **Atos 4:12**: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos."
  - A exclusividade da salvação em Jesus Cristo.

#### IV. Respondendo ao Chamado de Deus
- **Efésios 2:8-9**: "Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie."
  - Salvação pela fé, não pelas obras.
- **Romanos 10:9-10**: "Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo."

#### V. Vivendo uma Vida Transformada
- **2 Coríntios 5:17**: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."
  - A transformação de vida como evidência da salvação.
- **Mateus 7:21-23**: A necessidade de fazer a vontade de Deus, não apenas professar fé.

#### Conclusão
- Reforço da urgência e importância da salvação em Cristo.
- Convite à congregação para refletir sobre seu estado espiritual e responder ao chamado de Deus.
- Oração de entrega e compromisso.

Esse esboço expositivo guia a congregação através de um entendimento bíblico da realidade do inferno, a condição humana, o caminho da salvação e a vida transformada em Cristo.

quarta-feira, 8 de novembro de 2023

PODEMOS CLASSIFICAR O PETISMO? Com a vogal "A"ELES SÃO ... ACÉFALO=Sem cabeça, sem líder. AÉTICO=Contrário à ética.AMORAL=Que não segue nenhuma obrigação Moral. AFÔNICO=Que não tem VOZ.Não podemos da voz ao petismo são antagônicos ao progresso e a ordem.

PODEMOS CLASSIFICAR O PETISMO? 

Com a vogal "A"

ELES SÃO ... 
ACÉFALO=Sem cabeça, sem líder. 
AÉTICO=Contrário à ética.
AMORAL=Que não segue nenhuma obrigação Moral. 
AFÔNICO=Que não tem VOZ.
Não podemos da voz ao petismo são antagônicos ao progresso e a ordem. 


terça-feira, 7 de novembro de 2023

ESPERANÇA DA VIÚVA NEGRA (Mt 22.24-30).

Mateus 22.24-30: “Eles disseram a Jesus: — Mestre, Moisés ensinou assim: “Se um homem morrer e deixar a esposa sem filhos, o irmão dele deve casar com a viúva, para terem filhos, que serão considerados filhos do irmão que morreu.” Acontece que havia entre nós sete irmãos. O mais velho casou e morreu sem deixar filhos. Assim, ele deixou a viúva para o segundo irmão.
A mesma coisa aconteceu com este, e também com o terceiro, e, finalmente, com todos os sete. Depois de todos eles, a mulher também morreu. Portanto, no dia da ressurreição, de qual dos sete a mulher vai ser esposa? Pois todos eles casaram com ela! Jesus respondeu: — Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus! Pois, quando os mortos ressuscitarem, serão como os anjos do céu, e ninguém casará”.

“Viúva negra” é o [horroroso] nome que damos à uma aranha muito popular no Brasil. Nós a chamamos assim, pois acreditamos que ela mata o seu companheiro após o ato sexual. Mas o nome é indevido, pois, o que ocorre, de fato, é que o próprio macho, logo após a introdução dos espermatozoides, com um movimento brusco quebra o seu órgão genital dentro da espermateca da fêmea para garantir a sua perpetuação, impedindo que outro macho copule novamente com ela. E como os aracnídeos são providos de sistema circulatório aberto, o macho após a cópula morre por hemorragia perdendo seu fluxo sanguíneo. De qualquer forma, no entanto, a má fama desta aranha é bastante difundida.
Creio que as pessoas que ouviram esta hipotética história (proposta por uns saduceus que não criam na ressurreição), não tardaram em pensar:
“Que mulher azarada! É um perigo casar com ela”.
Mas quantos de nós, semelhantemente, temos visto e vivido tantos “azares” nesta vida, tantos relacionamentos bonitos que se acabaram em nada, seguidos de eternos “recomeços” e sofrimento sem fim? Mas, graças à Deus, há uma esperança para todos nós, para todos nós que estamos cansados de ver tanto sofrimento.
E, talvez, possamos chamar esta esperança de “A esperança da viúva negra”. E esta esperança é a RESSURREIÇÃO!
Pelos seguintes motivos:
1. A ressurreição vai acabar com os sofrimentos desta vida (esta mulher sofreu 7 perdas).
2. A ressurreição vai acabar com os “eternos” recomeços desta vida (por 7 vezes esta mulher tentou construir a sua vida).
3. A ressurreição vai acabar as preocupações desta vida (ela descansou do seu sofrimento nesta vida, para viver uma vida nova, diferente).

CONCLUSÃO - Um dia, todos estes sofrimentos vão se acabar.
Deus seja louvado!

PENSANDO TEOLOGIA... 
Com Carlos Ribeiro! 

A CEIA DO SENHOR (1Co 11. 23-)

Quando chegou a hora, Jesus sentou-se à mesa com os apóstolos e lhes disse: — Como tenho desejado comer este jantar da Páscoa com vocês, antes do meu sofrimento! Então Jesus pegou o cálice de vinho, deu graças a Deus e disse: — Peguem isto e repartam entre vocês. Pois afirmo a vocês que eu nunca mais beberei deste vinho até que chegue o Reino de Deus. Depois pegou o pão e deu graças a Deus. Em seguida partiu o pão e o deu aos apóstolos, dizendo: — Isto é o meu corpo que é entregue em favor de vocês. Façam isto em memória de mim” – Lucas 22.14-19 (https://www.bibliaonline.com.br/acf/lc/22/14-19) (BLH).

A CEIA DO SENHOR é o título desta mensagem escrita para nos ajudar no aprofundamento de alguns PRINCÍPIOS essenciais deste assunto tão importante: A Ceia é do Senhor. O pão e o cálice são para todos. Ceia é um memorial.

1º Princípio: A CEIA É DO SENHOR - A Ceia é do Senhor, isto é, Jesus é o dono da Ceia! A Ceia do Senhor não é propriedade de nenhuma igreja ou grupo religioso. Jesus convida quem Ele quiser convidar, pessoas ruins ou péssimas (ninguém é bom – Lc 18.19). Lembre-se que até Judas participou da Ceia do Senhor.
Somente a pessoa tem condições de julgar se deve ou não participar da Ceia: “Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice. Porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.” (1 Coríntios 11:27-29) Se, nalgum dia de ceia, você for à uma igreja que impeça a sua participação por que você não é membro daquele grupo, vá embora e agradeça a Deus, pois aquela ceia que lhe foi negada não era a Ceia do Senhor, mas, sim, uma propriedade particular.
Não é o que você queria, pois o desejo do seu coração era participar da Ceia do Senhor. 

2º Princípio: O PÃO E O CÁLICE SÃO PARA TODOS - Aquele negócio do povo comer só o pão (ou hóstia) e o sacerdote tomar o cálice sozinho não tem amparo nas Escrituras. Não foi este o exemplo de Jesus nem o ensino dos apóstolos.
O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e a bebida mais comum para muitos povos (algo assim como o arroz e o feijão no Brasil). Cristo, ao instituir a Ceia, se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar a sua presença constante em nosso dia a dia. Nas Escrituras Sagradas, o pão simboliza, principalmente, as necessidades básicas da vida humana; é o sustento da vida. Já o vinho simboliza a alegria e a satisfação, que torna a vida mais que mera existência. Jesus é o nosso pão (vida) e o nosso vinho (alegria): “Jesus respondeu: — Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim nunca mais terá fome, e quem crê em mim nunca mais terá sede” – João 6.35. “O nascimento dele vai trazer alegria e felicidade para você e para muita gente” – Lucas 1.14.
EVANGELHO SÓ DE PÃO É EVANGELHO SEM ALEGRIA.
EVANGELHO SÓ DE VINHO, É EVANGELHO SEM VIDA, Substância. PRECISAMOS DO PÃO (VIDA) E DO CÁLICE (ALEGRIA). 

3º Princípio: A CEIA É UM MEMORIAL - (“Fazei isso em memória de mim” – vs.19) Pão e Cálice são memórias: “Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim. (1 Coríntios 11:23-25) Ninguém come e bebe memória (literalmente). Comida é para comer. Memórias são para lembrar. O pão da ceia não vira carne, nem o vinho se transforma em sangue. Se isso acontecesse, não seriam memórias, seriam comida e bebida.
Memoriais são cerimônias realizadas para nos lembrar de datas e eventos importantes.
Um memorial não é um o evento em si, mas uma forma de lembrar dele, por exemplo, Bodas de Ouro não é um novo casamento, mas a comemoração de 50 anos de união do casal.
A Ceia do Senhor não é a carne e o sangue de Jesus, mas uma cerimônia para nos lembrar do seu sacrifício em nosso favor.
Datas importantes nos lembram do passado e nos impulsionam para o futuro. Por exemplo, um casal que comemora 30 anos de união já pensa em comemorar 35.
De igual modo, a Ceia do Senhor nos lembra do sacrifício de Jesus e nos impulsa para o futuro, especificamente para a sua segunda vinda: “Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha“. (1 Coríntios 11:26) Memorial é um evento que tem por objetivo nos trazer algo de volta à memória. Ao participarmos da Ceia do Senhor, trazemos à memória duas coisas:
a) A morte do Filho de Deus numa cruz, em nosso lugar.
b) A volta de Jesus, quando nos encontraremos com Ele em glória.

CONCLUSÃO A Ceia é do Senhor, todos os que estão presentes podem comer o pão e beber o cálice, em memória da sua morte e ressurreição. E nós faremos isso até a Sua volta.

A FÉ REMOVE DESGRAÇAS (Marcos 5.25-34).

“A fé remove desgraças” é o título deste sermão baseado na história da cura de uma mulher que há 12 anos sofria de hemorragia. É uma mensagem simples, mas tem sido muito útil para instilar fé, esperança, conforto e transformação de vidas.
Fato é que, quando nos aproximamos de Jesus com fé, as DESGRAÇAS que nos afligem são removidas. No caso desta mulher, foram removidas as seguintes:

• ELA FOI LIBERTA DA DESGRAÇA DO PRECONCEITO 

• DA DESGRAÇA DA “PRESSÃO” DA MULTIDÃO 

• DO MEDO 

• E DA MISÉRIA 

1. ELA FOI LIBERTA DA DESGRAÇA DO PRECONCEITO.  Para se achegar a Jesus, esta mulher teve que enfrentar dois preconceitos:
a) De ser impura, segundo a lei (Levítico 15.25-33; 20.18);
b) E, de ser mulher (pois, naquela época, as mulheres não tinham os mesmos direitos dos homens).
Alguém pode estar pensando assim: Você diz que posso vencer os preconceitos porque não sabe o que eu sofro (por ser crente, ou pobre, ou negro, ou gordo, ou alto, ou baixinho, ou feio, ou esquisito, etc.).
Então, lembre-se que Jesus sofreu e venceu muitos preconceitos, e nós também podemos vencer. (João 16:33) Igualmente, Zaqueu venceu os preconceitos com fé em Jesus – Lucas 19:1-10.
“Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.” – Romanos 2:11 Vamos nós também vencer a desgraça do preconceito, pela fé, pois a fé em Jesus remove desgraças.

2. ELA FOI LIBERTA DA DESGRAÇA DA “PRESSÃO” DA MULTIDÃO Para chegar até Jesus e tocá-lo, esta mulher teve que lutar contra a barreira da multidão. Muitas pessoas não são abençoadas por que a “pressão” da multidão as mantêm afastadas de Jesus. E muitos desagradam a Deus porque querem juntar-se à multidão para viver fazendo o que “todo mundo faz”.
É falsa a afirmação que diz que “a voz do povo é a voz de Deus”. Falsa DEMAIS.
“Não seguirás a multidão para fazeres o mal” – Êxodo 23.2.
E a multidão dizia: Crucifica-o, crucifica-o!
Nós precisamos romper a “pressão” da multidão, mesmo que isto signifique um certo isolamento social. “Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens”. – Atos 5:29 Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. – Tiago 4:4 Assim como se libertou dos preconceitos, tome agora uma decisão de romper com a pressão da multidão, pela fé em Cristo Jesus. É muito melhor estar de bem com Deus do que com a multidão.
têm medo do que as pessoas vão pensar, dizer, falar. Medo de aborrecer seus pais e parentes, medo de perder alguns amigos, o emprego, etc.
Mesmo sentindo-se completamente desamparado naquela cruz, Jesus não teve medo. Foi até o fim. Morreu por você e por mim.
“O Senhor está comigo; não temerei o que me pode fazer o homem. O Senhor está comigo entre aqueles que me ajudam; por isso verei cumprido o meu desejo sobre os que me odeiam. É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem”. – Salmos 118:6-8 Igualmente, confia agora todos os seus medos a Deus. Ele diz: Não temas, Eu sou contigo!

3. ELA FOI LIBERTA DA DESGRAÇA DA MISÉRIA E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, e que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe  aproveitando isso, antes indo a pior; ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. – Marcos 5:25-27 Esta mulher já tinha gastado todos os seus recursos indo de médico em médico, de remédio em remédio. Uma vida de miséria e pobreza se colocava à sua frente. Mulher, pobre, doente. Mas Jesus se apiedou dela e a curou. Sua fé era tamanha que só de tocar nas vestes de Jesus ela foi salva.
Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue; e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal. E logo Jesus, conhecendo que a virtude de si mesmo saíra, voltou-se para a multidão, e disse: Quem tocou nas minhas vestes? – Marcos 5:28-30 Antes de mais nada, se você quer se livrar do “fantasma” da miséria, toque em Jesus pela fé e livre-se destas desgraças em sua vida.

CONCLUSÃO Enfim, quem crê em Jesus de verdade remove de sua vida a desgraça dos preconceitos, das pressões sociais, do medo e da miséria.
• ELA FOI LIBERTA DA DESGRAÇA DO PRECONCEITO 
• DA DESGRAÇA DA “PRESSÃO” DA MULTIDÃO
• DO MEDO 
• E DA MISÉRIA