sexta-feira, 17 de setembro de 2021

UM VASO ESCOLHIDO (Atos 9.20-31)

INTRODUÇÃO: Saulo de tarso é um vaso escolhido, e o senhor opera maravilhas através dele durante todo o restante de sua vida. Saulo que outora era um vaso de ira foi transformado num vaso de misericórdia, e trais consigo exemplo que nos indica como ser um vaso usado nas mãos do Senhor como vaso de honra.

TEMA

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DE UM VASO ESCOLHIDO? 

1.1. CARACTERÍSTICA - É convertido.
Segundo Orlando boyer na sua pequena enciclopédia Bíblia, a palavra "converter," significa: mudar, transformar uma coisa em outra, mudar de partido, de sentimento e de opinião. Ninguém pode servir, conforme a vontade de Deus, sem a experiência transformadora da regeneração e da conversão que inclui arrependimento e fé. É aí que tudo começa. 

1.2. CARACTERÍSTICA -  É submisso.
Segundo Orlando boyer: submissão significa adesão espontânea da vontade de alguém a de outrem. "quem és tu, Senhor?... Levanta te e entra na cidade... Saulo levantou - se" (Vs. 5,6,8). Só pode ser agradável a Deus quem se dispõe a conhecê-lo como Senhor, e está pronto a obedecer em tudo. 

1.3. CARACTERÍSTICA - Ousadia (Atos 9.20,27,29)
A ousadia já fazia parte da vida do apóstolo Paulo antes de sua conversão, mas essa ousadia era sem entendimento espiritual, pois Saulo perseguia os cristãos por causa da lei de Moises, mas quando Jesus apareceu para Saulo no caminho perto da cidade de damasco, Jesus derrubou Saulo por terra, e Jesus lhe deu uma nova ousadia e missão, que é um contraste com a primeira. Agora Paulo seria ousado para pregar o evangelho e não para pregar os crentes. Deus sabia da ousadia natural que o apóstolo Paulo tinha e usou isso para levar os gentios à salvação em Jesus Cristo dando lhe uma nova ousadia vinda do Espírito Santo. 

1.4. CARACTERÍSTICA - É Ajudado (Atos 9.17,27) Deus sempre separa pessoas para ajudar os seus vasos escolhidos, pois a obra missionária precisa de pessoas não só para está na linha de frente no campo de batalha, mas também de pessoas que nos ajudam financeiramente e espiritualmente. Paulo logo aprendeu essa lição em sua chamada como missionário dos gentios de nunca fazer a obra de Deus sozinho. Se você é um vaso escolhido não se preoculpe com as coisas necessárias que a chamado pede, pois Deus sempre tem um ananias para ajudá-lo a realizar a obra missionária. 

1.5. CARACTERÍSTICA -  É dinâmico (Atos 9.20,28,29) Um vaso escolhido precisa ser dinâmico como Paulo foi! Veja que Paulo não esperou muito tempo para pregar o evangelho de Jesus Cristo, e ele começou isto pelo antigo testamento, pois atrás do antigo testamento Paulo pregou que Jesus Cristo é o rei Salvador e, que ressuscitou para nos salvar e perdoar os nossos pecados. Paulo tinha um vasto conhecimento da lei de Deus, e por isso ele à usa para pregar para os judeus provando que Jesus Cristo é o Messias das profecias da antiga aliança. O dinamismo do apóstolo Paulo era para pregar o evangelho de Jesus Cristo e não a si mesmo como muitos fazem em nossos dias atuais. Não espere terminar o seu curso teológico para mostrar seu dinamismo! Seja dinâmico em seu ministério estudando e fazendo a obra de Deus como o apóstolo Paulo fazia, pois apesar de Paulo ser um mestre da lei de Deus ele não deixou de ser um estudioso das escrituras sagradas e de outras literaturas extra Bíblia (1Tm 4.13; 2 Tm 4.13). É muito triste ver pessoas que tem uma chamada serem antagônicas ao estudo teológico e, Paulo não nos ensina a regetar o conhecimento teológico, mas nos dá o exemplo de dinamismo na busca do conhecimento, mesmo sabendo que estava perto de ser sentenciado a morte ele continuava a estudar as Escrituras da antiga aliança e outras fontes extra Bíblia. 

1.6. CARACTERÍSTICA - É de oração (V. 11)

1.7. CARACTERÍSTICA - É de visão (V. 12)

1.8. CARACTERÍSTICA - É cheio do Espírito Santo (V. 17).

Nenhum comentário: