Textos-Chave: Jo 5.25-29; 1 Co 15.12-23.
I. TRÊS TIPOS DE RESSURREIÇÃO
1. Nacional - Israel em nossos dias está ressuscitando (Os 6.1-4).
2. Espiritual - A experiência do novo nascimento (Ef 2.1-6).
3. Física - Refere-se ao corpo que foi sepultado.
II. AS DUAS RESSURREIÇÕES
👉🏿 Cristo as primícias (1 Co 15.20).
1) Primeira Ressurreição em duas Partes:
a) Os santos do Antigo Testamento e a Igreja no Arrebatamento (Ressurreição da Ceifa - 1 Ts 4.13-17; 1 Co 15.51-54).
b) Os santos da Grande Tribulação (Ressurreição da Respiga - Ap 6.9-11; 20.4,5).
2) Segunda Ressurreição em duas Partes:
a) Os santos que morreram durante o Milênio, serão levantados no seu término.
b) Os injustos mortos de todos os tempos (Ap 20.11-15).
III. COMO SERÁ O CORPO DA RESSURREIÇÃO?
a) Visível (Lc 24.39);
b) Incorruptível (1 Co 15.42,54);
c) Palpável (Jo 20.27);
d) O mesmo Corpo (2 Co 5.1-4);
e) Vivificado (Rm 8.11).
IV. DIFERENÇA ENTRE RESSURREIÇÃO E RESSUSCITAÇÃO
Os casos de Lázaro, a filha de Jairo e outros semelhantes, não são reconhecidos como ressurreição, e sim restauração da vida natural. Pois todos tornaram a morrer. Na Ressurreição não há mais morte (Rm 6.9; Ap 19.20).
Obs 1:
👉🏿 Ressurreição de mortos compreende a ressurreição de pessoas em corpos naturais.
👉🏿 Ressurreição dentre os mortos compreende a ressurreição de pessoas em corpos glorificados.
👉🏿 Ressurreição dos mortos compreende a ressurreição de pessoas em corpos adaptados ao castigo eterno.
Obs 2:
Os mortos (justos) terão corpos glorificados semelhantes ao corpo de Cristo após sua ressurreição (Fp 3.21).
Obs 3:
Os impios na Segunda Ressurreição, receberão um corpo não glorificado no qual poderão sofrer durante a eternidade (Ap 20.5,10,12)
V. O MESMO CORPO RESSURGIRÁ (Rm 8.11)
Não será uma revolução, ou uma nova criação, mas um despertar para a vida outra vez no mesmo corpo, em sua forma, substància e identidade.
A mesma carne que se corrompeu será restaurada, qualquer alteração não será na natureza do corpo, mas sim, na sua condição. Não em sua substância, mas em suas qualidades.
VI. O MESMO CORPO SERÁ CONSERVADO (Rm 8.23; 1 Co 15.35-57)
Isto quer dizer, será guardado, vigiado, cuidado. Deus guardará o corpo assim como guarda o espírito até a volta de Cristo.
VII. O CORPO RESSUSCITARÁ COMPLETO
No inicio da igreja primitiva, falava-se de um verme indestrutivel que cada ser humano tinha e que na ocasião da ressurreição, estes germes estariam prontos a desenvolverem se, retomando ao corpo anterior. Isto para tornar mais racional à concepção humana a ideia da ressurreição. Porém a dificuldade era a seguinte: Como se poderia evitar que as partes dispersas de um corpo não se misturam com outros? (homens que se
alimentam de animais, que se alimentam de plantas, que se alimentam da terra, para onde o homem vai). Para estes, é mais fácil compreender que cada corpo tem um verme que não se mistura, que crer que Deus assim como criou cada pessoa distintamente uma da outra, pode restaurar seus corpos distintamente como era antes.
Se há este verme, não existe ressurreição do corpo, pois um verme não pode ser chamado de corpo. Se um dedo ou um braço não podem ser chamados de corpo, muito menos tal partícula tão minúscula. Se há este verme, não há ressurreição, porque se há parte conservada (um gérmem), não temos uma ressurreição dos mortos, e sim uma germinação.
VIII. A GRANDE PERGUNTA SOBRE A RESSURREIÇÃO (1 Co 15.35)
possível que estes mesmos corpos se levantem e se E juntem às diferentes almas, das quais se separaram a milhares de anos? Tendo sido eles enterrados, tragados pelo mar ou devorados pelo fogo?
Os corpos têm-se tornados no mais fino pó, e este pó se espalhado pela face da terra, tendo sofrido "dez mil mudanças", assimilando-se à terra, servindo de alimento de outras criaturas e homens.
Como é possível que estas partículas formem aquele mesmo corpo que foi abandonado pela alma na ocasião da morte? (Ez 37.7,8,10; Fp 3.21).
Deus pode distinguir, e manter separados dos outros corpos as partículas em que se transformaram nossos corpos e reuni-las de novo por mais dispersas que estejam. Deus tem sabedoria e poder infinitos. Ele conhece o número das estrelas as chama pelo nome. Ele pode enumerar os grãos de areia da praia, assim pode discernir cada particula de pó de cada pessoa, seus olhos nos viram ainda em substância informe quando no oculto fomos formados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário