terça-feira, 7 de novembro de 2023

ESPERANÇA DA VIÚVA NEGRA (Mt 22.24-30).

Mateus 22.24-30: “Eles disseram a Jesus: — Mestre, Moisés ensinou assim: “Se um homem morrer e deixar a esposa sem filhos, o irmão dele deve casar com a viúva, para terem filhos, que serão considerados filhos do irmão que morreu.” Acontece que havia entre nós sete irmãos. O mais velho casou e morreu sem deixar filhos. Assim, ele deixou a viúva para o segundo irmão.
A mesma coisa aconteceu com este, e também com o terceiro, e, finalmente, com todos os sete. Depois de todos eles, a mulher também morreu. Portanto, no dia da ressurreição, de qual dos sete a mulher vai ser esposa? Pois todos eles casaram com ela! Jesus respondeu: — Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus! Pois, quando os mortos ressuscitarem, serão como os anjos do céu, e ninguém casará”.

“Viúva negra” é o [horroroso] nome que damos à uma aranha muito popular no Brasil. Nós a chamamos assim, pois acreditamos que ela mata o seu companheiro após o ato sexual. Mas o nome é indevido, pois, o que ocorre, de fato, é que o próprio macho, logo após a introdução dos espermatozoides, com um movimento brusco quebra o seu órgão genital dentro da espermateca da fêmea para garantir a sua perpetuação, impedindo que outro macho copule novamente com ela. E como os aracnídeos são providos de sistema circulatório aberto, o macho após a cópula morre por hemorragia perdendo seu fluxo sanguíneo. De qualquer forma, no entanto, a má fama desta aranha é bastante difundida.
Creio que as pessoas que ouviram esta hipotética história (proposta por uns saduceus que não criam na ressurreição), não tardaram em pensar:
“Que mulher azarada! É um perigo casar com ela”.
Mas quantos de nós, semelhantemente, temos visto e vivido tantos “azares” nesta vida, tantos relacionamentos bonitos que se acabaram em nada, seguidos de eternos “recomeços” e sofrimento sem fim? Mas, graças à Deus, há uma esperança para todos nós, para todos nós que estamos cansados de ver tanto sofrimento.
E, talvez, possamos chamar esta esperança de “A esperança da viúva negra”. E esta esperança é a RESSURREIÇÃO!
Pelos seguintes motivos:
1. A ressurreição vai acabar com os sofrimentos desta vida (esta mulher sofreu 7 perdas).
2. A ressurreição vai acabar com os “eternos” recomeços desta vida (por 7 vezes esta mulher tentou construir a sua vida).
3. A ressurreição vai acabar as preocupações desta vida (ela descansou do seu sofrimento nesta vida, para viver uma vida nova, diferente).

CONCLUSÃO - Um dia, todos estes sofrimentos vão se acabar.
Deus seja louvado!

PENSANDO TEOLOGIA... 
Com Carlos Ribeiro! 

Nenhum comentário: