segunda-feira, 6 de novembro de 2023

DONS ESPIRITUAIS E TALENTOS (Pensando/Teologia).

INTRODUÇÃO: Os dons espirituais são ferramentas do Espírito Santo para a igreja exercer o ministério com eficiência. Os dons espirituais segundo a pespectiva do Apóstolo Paulo, têm três elementos, sendo um deles o fundamento. É sobre estes três elementos que irei discorrer introdutoriamente. 

O primeiro elemento introdutório é o serviço - A igreja serve a si mesma com os dons espirituais. Os dons são ferramentas para a edificação do corpo de Jesus Cristo que é sua Igreja. A igreja serve uns aos outros com os dons espirituais para a edificação coletiva, e não somente na idividualidade. Cada crente tem um dom, e a união dos dons espirituais promove a união da coletividade. É inaceitável a prática dos dons espirituais na esfera da individualidade, pois desconstrói a unidade do corpo de Jesus Cristo, causando promoção do ego humano, divisões na igreja e, isto não glorifica o Senhor da Igreja. Por essa razão muitos vendem os dons espirituais como se fosse uma mercadoria. 
Quando os dons são usados fora do contexto da União plena do corpo de Jesus Cristo, que é sua igreja, o corpo sofre uma lesão espiritual na comunhão coletiva, pós como já disse: os dons espirituais é para promover a edificação plena do corpo. 

Agora, vamos falar da unidade dos dons espirituais no amor, pois serviço e unidade só edifica a igreja se tiver fundamentado no amor de Deus, pois é justamente isso que Paulo discorre no capítulo 13 de primeira aos Coríntios. Os textos que Paulo falou sobre os dons espirituais estão todos edificados sobre o amor. Para Paulo serviço e dons são inúteis se praticados sem amor, pois o amor é o fundamento do serviço e dos dons espirituais na igreja. Paulo mostra as negativas da unidade, serviço e dons espirituais sem amor. Quais são estas negativas? 

Inveja 
Divisões 
Confusões 


Nenhum comentário: