quarta-feira, 6 de outubro de 2021

MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO (Atos 1.2)

Texto bíblico: (Atos 1.2)

INTRODUÇÃO : Em atos encontramos as diferentes operações do espírito santo em diferentes situações as quais nos ajudam a compreendermos mais e mais a pessoa do Espírito Santo e suas obras.

TEMA

 O ESPÍRITO SANTO E SUAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES EM ATOS DOS APÓSTOLOS. 


1.1 NOS MANDAMENTOS (v.2)
 - Os Mandamentos de Jesus foram entregue aos apóstolos por intermédio do Espírito Santo, através de Jesus (v.2). A obediência aos mandamentos permite que o Espírito Santo trabalhe em nosso caráter de tal maneira que passamos a parecer com nosso Senhor Jesus Cristo.
 
1.2 NO BATISMO (v.5) 
- O batismo com o Espírito Santo e prometido aos apóstolos e a todos que crer em Jesus Cristo como Salvador e batizador (1.5)

1.3 NO TESTEMUNHO (v.8)
 - O Espírito Santo testemunha junto com os obedientes, e apodera de suas vidas para defender a palavra de Deus (Atos 5.32). O Espírito Santo concede ousadia para enfrentar os obstáculos religiosos e autoridade em Jerusalém (Atos 4.8-12)
 
1.4 NAS ORAÇÕES (4.31)
 - O Espírito Santo através das orações ele encontra espaço para mover em nossas vidas (Atos 4.31). 

1.5 NO JUÍZO (5.3,9) 
- O Espírito Santo tira a vida dos que mentem contra ele (Atos 5.3,9; 1Co 11.23-). 

1.6 NA FÚRIA (7.51-56) 
- O Espírito Santo nos trás conforto e equilíbrio emocional através da exaltação do Senhor Jesus Cristo junto ao trono de Deus. Em neum momento Estevão se desanimou diante da fúria dos incircuncisos religiosos e de suas pedradas. Foi capaz de perdoar e de orar (Atos 7.51-56).

1.7 NO EVANGELISMO (8.29) 
- O Espírito Santo deu capacidade a Filipe na evangelização pessoal(Atos 8.29). 

1.8 NA SABEDORIA (6.3,5,10) - O Espírito Santo abilita as nossas mentes com sua sabedoria sobre-natural para confundir os que têm uma sabedoria meramente natural (Atos 6.3,5,10).

1.9 NO ARREBATAMENTO (8.39-40)
 - O Espírito Santo transladou a Filipe para azoto. Este arrebatamento não foi um arrebatamento de espírito, mas um arrebatamento no corpo (Atos 8.39-40).

1.10 NA ESCOLHA DE HOMENS PARA O MINISTÉRIO (13.1-4;20.28)
 - Infelizmente em nossos dias homens são escolhidos para o ministério sem nenhuma orientação do Espírito Santo. O Espírito Santo escolhe e envia para a obra missionária através da igreja e nunca sem a igreja. Hoje em dia, vemos muitos irem fazer a obra de Deus sem passar pelo crivo do Ministério na igreja local, e isto tem causado muitas barreiras na aceitação do evangelho entre os não crentes. Temos que ter em mente que o Espírito Santo escolhe para o ministério... 

1.1. Os salvos: Quem não é verdadeiramente salvo não pode ser incluso no mistério, pois não basta dizer que é salvo e viver uma vida na equivocidade, ou seja: equivocado, contradizendo as verdades fundamentais das escrituras sagradas canônicas. 

1.2. Os escolhidos por Jesus: Antes de entrar no ministério é preciso ter a plena certeza que somos escolhidos principalmente por Jesus Cristo, pois muitos não são chamados para o ministério eclesiástico, e mesmo sabendo desse fato, muitos se aventuram à exercer tão nobre tarefa. As consequências para estes são penosas, e são vistas em suas vidas na frustração, depressãos, revoltas, ódio e apostasia da fé. 

1.3. Os que estão na igreja - Alguém que não vivi em comunhão com os irmãos na igreja local não pode ser separado para o ministério, mesmo que Deus tenha escolhido, pois a escolha é autenticada pela igreja local, pois ninguém envia a si mesmo para a obra missionária, e nem si consagra a si mesmo para o ministério pastoral etc. 

1.4. Os que vivem uma vida Devocional com a igreja - A nossa devoção individual tem que repousar na devoção com a igreja local, pois fazendo assim todos saberam que estamos fazendo jus ao ministério que Jesus nos deu. Muitos ministros são bons na sua Devocional individual, mas são péssimos na devoção coletiva, pois na devoção coletiva a suas devoções é posta à prova! Portanto, não podemos deixar de casar a nossa Devocional individual com a coletiva. 

1.5. Os que não desprezam a palavra de Deus - Tenho visto muitos que estão no ministério desprezar a ortodoxia =doutrina reta. Quando isso acontece a ortopraxia=prática da doutrina reta é banalizada e trocada por modismo, comodismo e fatalismo. 

1.11 NA DOUTRINA (15.28) 
- Quem dá a última palavra sobre o que é certo ou errado sobre doutrina é o Espírito Santo. Não podemos inventar ensinamentos e costumes que fere a verdadeira Exegese bíblica que contradizem as palavras do cano sagrado, pois muitos por não ter esse cuidado fazem uma interpretação hermenêutica de palavras que não se encontram no texto bíblico. Por exemplo: alguém pode afirmar que Abel pagou o dízimo quando ofereceu um Cordeiro de suas ovelhas, mas isto não é verdade! E, por que não é verdadeira essa interpretação? Porque não temos em Gênesis 4 a palavra dízimo, mas temos a palavra oferta, e é essa palavra que tem que ser estudada no contexto do próprio capítulo 4 de Gênesis, e não a palavra dízimo. Esse princípio hermenêutico do contexto se mal usado pode gerar inúmeras interpretaçãos que desconstrói a sã doutrina. 

CONCLUSÃO 

Nenhum comentário: