"O que significa que Jesus voltará como um ladrão na noite?"
O conceito do retorno de Cristo como um ladrão na noite vem de Mateus 24:43: "Sabei, porém, isto: se o dono da casa soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa." Os elementos essenciais da advertência de Jesus é que ninguém sabe quando Ele voltará, e temos que estar em um estado de preparação, sempre esperando pelo Seu retorno iminente. Jesus advertiu que devemos estar sempre preparados porque ninguém senão o Pai sabe a hora do Seu retorno (Mateus 24:36-44).
Este evento tornou-se conhecido como o Arrebatamento. A palavra "arrebatamento" não aparece em nenhuma parte da Bíblia, mas o evento sim. A palavra usada no grego é harpazo ("arrebatar; agarrar subitamente"), encontrada em 1 Tessalonicenses 4:16-17: "Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor."
A natureza repentina deste evento é descrita em 1 Coríntios 15:51-54 como "num momento, num abrir e fechar de olhos." Não haverá nenhum aviso da vinda de Cristo, assim como um ladrão na noite vem sem aviso. Portanto, Mateus 24:44 noz diz que devemos ficar "também vós apercebidos; porque numa hora em que não penseis, virá o Filho do homem."
Para o cristão, o Arrebatamento será um evento bem recebido, mas para todos os outros, será um momento de grande tribulação. Imagine sendo deixado para trás enquanto milhões de cristãos em todo o mundo de repente desaparecem sem explicação. Temos sido suficientemente advertidos pela Bíblia e pelo testemunho do próprio Filho de Deus para estarmos preparados. Devemos estar vigilantes e protegidos pela armadura de Deus (Efésios 6:13-18). O diabo vagueia pela terra à procura de cristãos com uma fenda em sua armadura. Não se iluda acreditando que o diabo só vai atrás dos pecadores. Ele já é o seu dono e não tem motivos para se preocupar com eles, a menos que comecem a despertar espiritualmente a Cristo Jesus. A preocupação do diabo é o cristão. Nós somos os que ele quer corromper e destruir, e é por isso que os cristãos devem estar sempre atentos e prontos para a hora do retorno de nosso Senhor.
Temos também a presença do Espírito Santo de Deus para nos ensinar e nos guiar. Temos tudo de que precisamos para viver uma vida piedosa em obediência à Palavra de Deus, não deixando nenhuma desculpa para não estarmos preparados.
Agradecemos a Deus que Ele nos ama o suficiente para nos fornecer o caminho para escapar o julgamento de Deus. Esse caminho é Jesus Cristo. Ao aceitarmos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, e pela graça de Deus, recebemos o perdão dos pecados, misericórdia e a salvação com a promessa de vida eterna (João 3:16, Efésios 2:8-9). A nossa salvação em Cristo é o meio pelo qual podemos estar preparados e regozijar em Seu retorno.
Mas é preciso entender o contraste que há entre a primeira e segunda vinda de Jesus, pois muitos tersem contradições sobre a primeira e segunda vinda de Jesus Cristo.
A ideia do "ladrão" em relação à vinda de Cristo é usada sete vezes, apenas no Novo Testamento com exceção de Apocalipse 3.2 (Mt 24.43; Lc 12.39; 1Ts 5.2,4; 2 Pe 3.10; Ap 3.2; Ap 16.15). Cristo usa "um ladrão vindo no meio da noite" na ilustração do pai de família sensato apresentada em Mateus e Lucas (Mt 24.43; Lc 12.39). Nenhum desses textos se refere ao Arrebatamento da Igreja; em vez disso, ambos os contextos apóiam a noção de que Jesus se referiu à Sua Segunda Vinda.
Nessas passagens Jesus fala da nação de Israel durante o tempo da Tribulação de sete anos, quando os crentes judeus fiéis daquela época estarão aguardando o retorno do Senhor, diferentemente daqueles que não estavam esperando pela chegada do Messias em Sua primeira vinda.
A medida que nos movemos cronologicamente através do cânon do Novo Testamento, chegamos a uma importante passagem dos escritos de Paulo que se refere duas vezes a um ladrão vindo de noite (1Ts 5.2.4),1Tessalonicenses 5.1-11 é uma seção que segue o parágrafo anterior (1Ts 4.13-18), no qual Paulo fala sobre o Arrebatamento (1Ts 4.17). Paulo usa a frase transitiva do grego peri de ("relativamente") em 1 Tessalonicenses 5.1, à medida que muda do assunto profético do Arrebatamento para "o Dia do Senhor".
John MacArthur explica o significado: Paulo empregou conhecidas palavras gregas para indicar a mudança referente aos tópicos dentro do mesmo tema geral da profecia (cf. 4.9,13; 1Co 7.1,15; 8.1; 12.1; 16.1). A expressão aqui aponta para a ideia de que, num contexto mais amplo sobre o tempo final da vinda do Senhor Jesus, o tema está mudando de uma discussão a respeito do arrebatamento dos cristãos para o julgamento dos incrédulos.
Deve-se observar que Paulo identifica claramente seu tópico como "o dia do Senhor", que "vem como ladrão de noite" (1Ts 5.2b). O Arrebatamento não é mencionado como algo que vem como um ladrão à noite. O versículo 3 nos fala daqueles que estarão dizendo: "Paz e segurança, então, de repente, a destruição virá sobre eles, como dores à mulher grávida; e de modo nenhum escaparão". Os incrédulos, descritos como "das trevas" (v. 5), são aqueles que serão pegos desprevenidos e despreparados para a ira de Deus durante a Tribulação.
Na verdade, o versículo 9 lembra aos crentes que eles não experimentarão a ira de Deus durante a Tribulação, pois diz: "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para recebermos a salvação por meio de nosso Senhor Jesus Cristo" (1Ts 5.9). O meio de livramento da ira de Deus será o Arrebatamento da Igreja mencionado por Paulo no final do capítulo 4.
A figura do ladrão também é usada em 2 Pedro 3.10, onde o Dia do Senhor é o assunto abordado por Pedro. Fica bem claro que essa passagem não é uma referência ao Arrebatamento, uma vez que diz: "Os céus desaparecerão com um grande estrondo, os elementos serão desfeitos pelo calor, e a terra, e tudo o que nela há, será desnudada".
As duas últimas referências ao tema do ladrão ocorrem em Apocalipse 3.2 e 16.15. Jesus está falando diretamente à igreja carnal de Sardes, a quem Ele diz para acordar da inércia espiritual e se arrepender: "Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você" (v.3 - NVI). Esta passagem certamente não está relacionada ao Arrebatamento, mas a uma promessa de juízo para aqueles dentro da Igreja que não se arrependerem. Apocalipse 16.15 é um enunciado intercalado que ocorre entre a sexta e a sétima taça de juízo. Desta forma, dezoito dos dezenove juízos da Tribulação já aconteceram. Como a última taça de juízo está associada à preparação para a Segunda Vinda de Cristo, ela é uma admoestação para os santos da Tribulação observarem os sinais que apontam para o retorno de Cristo, o que está descrito na segunda metade de Apocalipse 19. Esta certamente não é uma referência ao Arrebatamento.
Embora haja outras questões de maior importância do que analisar se o Arrebatamento pode ser comparado com a chegada de um ladrão na noite, creio que é importante manejarmos adequadamente a Palavra de Deus (2Tm 2.15), relacionando frases e descrições bíblicas da mesma forma que a Bíblia o faz. Pode acontecer que, quando aplicamos mal o imaginário bíblico, não apenas criamos associações falsas, mas também deixamos escapar a aplicação do tema que a Bíblia está realmente ensinando. Este poderia ser ocaso da linguagem do ladrão na noite. A figura do ladrão na noite nunca se aplica ao Arrebatamento. Tal linguagem é geralmente descritiva dos incrédulos e da ira de Deus ou do juízo relacionado com a Tribulação ou com a Segunda Vinda. A figura de um ladrão na noite mostra que ela se aplica aos incrédulos que são pegos desapercebidos, uma vez que eles nunca realmente crêem que Deus vai julgar a história. O incrédulo pensa que vai sair impune, mesmo igno rando Deus por toda a sua vida; por tanto, Deus não é um fator decisivo, pensa ele.
O que a Bíblia quer enfatizar é: "Algum dia ele vai ter uma grande surpresa", exatamente como o indivíduo que é roubado por um ladrão. Ser roubado é um acontecimento que interrompe o estado normal de voltarmos para casa todos os dias, encontrando-a da maneira como deveria estar. Como o aluno indolente, que nunca está pronto para o exame e, portanto, é pego desprevenido quando chega realmente a hora da prova, assim o incrédulo nunca estará preparado, já que ele não acredita em Deus de jeito nenhum, ou não acredita que Deus um dia o responsabilizará por seus erros.
A canção de Larry Norman diz: "Jesus virá como um ladrão na noite, e levará todos os que O amam". Cristo não levará nada como um ladrão no Arrebatamento. Ele virá para Sua Noiva a Igreja, o Corpo de Cristo. Os crentes são chamados "filhos da luz" em 1 Tessalonicenses 5.5 e instruídos por Paulo a ficarem despertos durante o tempo presente, que antecede o Arrebatamento, ao qual ele dá o nome de noite. "Mas vocês, irmãos, não estão nas trevas, para que esse dia os surpreenda como ladrão. Vocês todos são filhos da luz, filhos do dia. Não somos da noite nem das trevas" (1Ts 5.4-5). No contexto de 1 Tessalonicenses 5, o dia se refere ao Dia do Senhor, que é o tempo da ira de Deus, que geralmente chamamos de Tribulação. Os acontecimentos dos últimos dias pegarão o mundo desapercebido, já que, mesmo em seus sonhos mais desvairados, as pessoas não crêem que aqueles cristãos malucos e sua Bíblia poderiam estar certos. Todavia, nós, crentes, conhecemos a verdade e não nos surpreenderemos quando os acontecimentos da profecia bíblica começarem a se desenrolar.
Embora os textos bíblicos do novo testamento que ensinam sobre a segunda vinda de Jesus Cristo como ladrão podemos aplicar estes textos no que se fere a vigilância cristã do arrebatamento.
Podemos aplicar o princípios dos textos bíblicos já mencionados, mais não podemos contradizer a verdadeira Exegese das escrituras.
TEMA
COMO JESUS VOLTARÁ?
1.1 JESUS VOLTARÁ COMO UM LADRÃO NA NOITE
1.1 Que não avisa a hora quando vai chegar - Sabemos que um ladrão nunca avisa quando vai roubar a nossa casa. Assim será a volta de Jesus para nos levar para o céu (João 14), se não sabemos a hora exata do arrebatamento, então é preciso seguir o conselho de Jesus Cristo que nos diz que temos que está vigilantes, mas como deve ser a nossa vigilância? Precisamos saber vigiar! Muitos de nós falamos para os nossos irmãos vigiarem, mas nós mesmos não sabemos o que é, e como exercer a vigilância na vida cristã?
Temos a resposta a essas e outras perguntas na carta de Paulo em 1 Tessalonicenses no capítulo 4.1-12. Depois de mostrar para os Tessalonicenses como viver uma vida exemplar diante do Senhor Jesus Cristo, Paulo fala sobre o arrebatamento e ressurreição dos crentes nos versículos 13 à 18. Tanto Paulo e Jesus mostra que a vigilância é um processo que vem antes do arrebatamento e da segunda vinda de Jesus Cristo (1tessalonicenses 4.1-12; 5.1,2,4). Jesus é Paulo sabiam que o arrebatamento é inevitável! E por causa disso Jesus e Paulo da maior ênfase a uma vida cristã santificada, pois sem a santificação não seremos arrebatados. O que temos que vigiar segundo o apóstolo Paulo Pra não sermos pegos de surpresa no arrebatamento?
1.1 Temos que vigiar a nossa casa ou templo: que representa o nosso corpo. E como fazer isso? usando à santificação (1tessalonicenses 5.23).
1.2 temos que vigiar a nossa alma e espírito que está dentro da nossa casa (corpo) (1tessalonicenses 5.23).
1.3 temos que vigiar o que sai da nossa boca(Mt 12.34).
1.4 temos que vigiar o que ouvimos(Mc 4.24; 8.18;Lc 8.18).
1.5 temos que vigiar as nossas mãos(Mt 18.8).
1.6 temos que vigiar os nossos pés (Mt 18.8).
1.7 temos que vigiar os nossos olhos (Mt 5.29).
O que fazemos com o nosso corpo vai determinar se vamos esta com Jesus no céu, então cuide bem dos seus sentidos humanos vigiando cada um colocando à serviço do reino de Deus.
1.2 Que leva o que é precioso - Quando um ladrão rouba uma casa ele não rouba objetos de menos valor. Assim será a volta de Jesus Cristo! Jesus não vai levar para o céu crentes que perderam o valor da moralidade cristã. O nosso Jesus nos comprou para Deus com o seu precioso sangue (1Pedro 1.19) e nos Deu uma fé Preciosa(2Pedro 1.1) que confia nas preciosas promessas de Deus em Jesus Cristo(2Pedro 1.4). Você reconhece seu valor espiritual ou está se vendendo à um estilo de vida vulgar? Jesus está voltando! Ele não vai levar para o céu crentes de segunda categoria que não tem conteúdo e só vivem de aparência. Não sejamos como sal Insípido que não tem, mas valor e sabor.
1.3 Que deixa tudo bagunçado
Assim como um ladrão que deixa tudo bagunçado quando rouba uma casa: Quando Jesus arrebatar a igreja esse mundo vai esperimentar uma amostra grátis do que será a grande tribulação na sua segunda metade. O ante-cristo e o falso profeta vai arrumar essa pré tribulação com uma falsa paz.
1.4 Que voltará para arrumar a bagunça
Mas depois Jesus Cristo voltará com a igreja para arrumar a casa. Jesus é o único "ladrão" que bagunça a casa e depois arruma a casa. E como ele fará isso?
Nenhum comentário:
Postar um comentário