terça-feira, 6 de abril de 2021

RECEBENDO PECADORES (Lc 15.1-32) PENSAR 🤔 TEOLOGIA Com Carlos Ribeiro...


INTRODUÇÃO

As duas parábolas e a história do filho pródigo estão interligadas, pois mostra que todos os homens estão perdidos e carecem de ser achado pelo Salvador Jesus Cristo. O único que não é pecador nessas parábolas é Jesus o santo filho de Deus, pois um pecador não pode salvar outros pecadores da condenação eterna. Somente Jesus pode salvar os pecadores. Veja que em ambas as parábolas o pastor e a mulher não estão perdidos, mas o que se perdeu foi a dracma e a ovelha, pois um perdido não pode achar ou salvar outro perdido, é preciso que um seja salvo para o salvador usá-lo, pois Deus nos usa como instrumento para salvar outros pecadores.

 

TEMACOMO BUSCAR E ENCONTRAR PECADORES PARA DEUS?

 

1. PREGANDO E ENSINANDO - Jesus buscou e achou os pecadores através da pregação e dos seus ensinamentos. No versículo (V1) temos alguns grupos de pecadores: 1- os Publicanos, 2 - os pecadores, 3 - os fariseus, 4 - os escribas. Os escribas e os fariseus não reconheciam que eram pecadores como os outros publicanos e gentios. Os fariseus e escribas ficaram ofendidos por Jesus comer com os publicanos e pecadores. Jesus sabia lidar com cada um destes grupos e, se seguirmos o exemplo de Jesus vamos procurar conhecer quem são e o que fazem estes grupos, mas Jesus já sabia o era estes grupos e o que faziam, pois ele é Deus. Mas nós precisamos buscar conhecer melhor esses grupos que são um retrato de muitos grupos de nossos dias atuais. Conhecer a ideologia dos grupos existente em nossos dias é muito importante, pois podemos preparar conteúdos que desconstrói as ideias que escravizam os membros destes grupos, e com isso podemos leva lós para Jesus através de bons conteúdos advindos da oração e da palavra de Deus. Vejamos que Jesus usou estas parábolas do capitulo 15 de Lucas  para desconstruir os conceitos errados dos fariseus e escribas sobre a salvação dos pecadores, mostrando que eles estavam perdidos em seus pecados e tradições religiosas e que precisava ser achados como a ovelha, a dracma e o prodigo, pois não tinham como eles se salvarem sem aceitarem o pastor que é o próprio Jesus nessa parábola.  

 

2. ROPENDO AS BAREIRAS DO PRECONCEITO RELIGIOSO - (V1) Jesus ao comer com os pecadores ele nos ensina a vencer as barreiras e todo tipo de Preconceitos, pois para Jesus não importa qual é a sua religião ou sua posição social, pois ele quer salvar as pessoas de seus pecados. Às vezes sacrificamos vidas para manter a nossa reputação, mas Jesus não estava nem um pouco preocupado com as críticas e Preconceitos dos líderes religiosos da sua época - por causa disso Jesus era perseguido pelos fariseus e escribas que não faziam nada para salvar as almas dos homens pela palavra de Deus. Os escribas e fariseus tinha a lei de Deus em suas mãos, mas deixavam o povo na plena ignorância religiosa e espiritual, pois em vez de eles trazerem as pessoas para Deus através da palavra eles desprezavam os que queriam entrar no reino de Deus. 

 

3. COMENDO COM OS PECADORES SEM SE CONTAMINAR (V1) Jesus nos ensina que  é possível comer e beber com os pecadores sem se contaminar. Quando o nosso objetivo para com os pecadores for o de ganhar Lós para Deus. Muitos não se relacionam com diferentes tipos de pessoas no mundo por que tem medo de perder a santidade de Deus, mas essa atitude de se manter longe dos não salvos revela que estamos inseguros em nossa espiritualidade e fé em Deus. Jesus é o nosso exemplo de alta confiança e firmeza quando estivermos em meio aos pecadores perdidos, em vez de perdermos a pureza por está no meio dos pecadores os traremos para a salvação e santidade de Deus. Jesus andava no meio dos pecadores, mas nunca pecou. Jesus conversou com a mulher samaritana que era rejeitada pelos judeus e não se contaminou com ela: claro ele é Deus, e Deus não pode pecar! Mas Jesus nos dá o seu exemplo que se estivermos em Deus ganharemos os pecadores para Deus sem que eles nos ganhe para o mundo.

4. TENDO AS MESMAS ATITUDES QUE CRISTO TEVE QUANDO PROCUROU E ACHOU OS PECADORES (vs 1-6).

Vemos nesta parábola algumas atitudes de Jesus.

Em primeiro lugar, ele nos valoriza. O pastor poderia ter se contentado com as 99 ovelhas que estavam seguras e desistido da ovelha peralta que rebeldemente se desgarrou. Mas o pastor não desistiu de buscar a ovelha, ainda que fosse uma ovelha rebelde.

Em segundo lugar, ele nos procura. O pastor saiu em busca da ovelha perdida. "Ele veio buscar e salvar o perdido." Ele veio para os doentes. Ele veio salvar pecadores. Ele move os céus e a terra para conquistar-nos e atrair-nos para si. Seu amor é eterno, sua compaixão é infinita, e seu prazer é ter-nos na sua presença.

Em terceiro lugar, ele desce aos mais profundos abismos para nos buscar. 

O pastor correu riscos para encontrar a ovelha perdida. Jesus desceu da glória. Fez-se carne. Sofreu, foi perseguido, humilhado, cuspido, pregado na cruz. Ele desceu ao inferno e suportou na sua carne o flagelo dos nossos pecados. Ele bebeu sozinho o cálice da ira de Deus contra o pecado e morreu por nós, para nos resgatar da morte. O bendito amor, sublime amor, incomensurável amor!

Em quarto lugar, ele nos toma nos braços e nos leva para o aprisco. Jesus evidencia seu imenso amor a ponto de nos carregar no colo. Ele nos toma em seus braços eternos. Ele nos toma pela sua mão direita e nos conduz à glória.

Ele não sente nojo da ovelha que caiu no abismo, mas desce os despenhadeiros mais perigosos para arrancar das entranhas da morte a ovelha que se perdeu; ao encontrá-la, toma-a amorosamente nos braços e a leva para o aprisco.

Em quinto lugar, ele celebra com alegria o nosso resgate. Com santa ironia, o Senhor confronta os fariseus de dois modos, para vergonha deles: 1) os habitantes do céu alegram-se com a conversão de um pecador, quando para os fariseus isto constitui motivo de reclamação; 2) os anjos de Deus sentem maior júbilo por um pecador que se arrepende do que por 99 justos da categoria dos fariseus. Os 99 justos citados aqui são os fariseus e escribas murmuradores, aqueles que são justos a seus próprios olhos, que não entram no reino pela porta do arrependimento, nem se alegram com a entrada dos pecadores arrependidos.

Enquanto os fariseus murmuram, a Bíblia diz que há festa no céu por um pecador que se arrepende. Os anjos exultam de alegria ao verem uma ovelha ser resgatada das garras da morte. Deus tem prazer na misericórdia e festeja nossa volta para ele. Que bendito evangelho, que graça maravilhosa, que Deus bendito que nos ama com amor eterno apesar de sermos pecadores!

 


Nenhum comentário: