Aproveite o máximo estes esboços na pregação da palavra de Deus, e você vai crescer no conhecimento do Senhor. Nesse Blogger vocês encontrarão enes cursos sobre pregação e esboços, e muito conteúdo para encher os esqueletos dos sermões etc. Shalom adonai sobre vocês sempre em nome de Jesus Cristo. Agradeço a sua atenção!
sexta-feira, 30 de abril de 2021
A GLORIOSA OBRA DO ESPÍRITO SANTO (Jo 3.5) PENSAR 🤔 TEOLOGIA Com Carlos ribeiro...
sábado, 24 de abril de 2021
A FESTA DO PECADO TERMINA EM TRAGÉDIA (Dn 5.1-31) PENSAR🤔TEOLOGIA... Com Carlos Ribeiro...
quarta-feira, 21 de abril de 2021
GRANDE ROCHA E PEQUENA ROCHA (Mt 16.13-)PENSAR 🤔 TEOLOGIA Com Carlos Ribeiro...
quinta-feira, 15 de abril de 2021
UM ALTAR APROVADO POR DEUS (Gn 22.1-) PENSAR 🤔 TEOLOGIA Com Carlos Ribeiro...
terça-feira, 13 de abril de 2021
TEMOR DE DEUS UM TESOURO (Isaías 33.6) PENSAR 🤔 TEOLOGIA Com Carlos Ribeiro:
domingo, 11 de abril de 2021
A VISITA DIVINA (Lucas 7.16-18) PENSAR 🤔 TEOLOGIA Com Carlos Ribeiro...
A VISITA DIVINA
TEXTO BÍBLICO: (Luc 7.16-18);Pouco depois seguiu ele viagem para uma cidade chamada Naim; e iam com ele seus discípulos e uma grande multidão.
12 Quando chegou perto da porta da cidade, eis que levavam para fora um defunto, filho único de sua mãe, que era viúva; e com ela ia uma grande multidão da cidade.
13 Logo que o Senhor a viu, encheu-se de compaixão por ela, e disse-lhe: Não chores.
14 Então, chegando-se, tocou no esquife e, quando pararam os que o levavam, disse: Moço, a ti te digo: Levanta-te.
15 O que estivera morto sentou-se e começou a falar. Então Jesus o entregou à sua mãe.
16 O medo se apoderou de todos, e glorificavam a Deus, dizendo: Um grande profeta se levantou entre nós; e: Deus visitou o seu povo.
17 E correu a notícia disto por toda a Judéia e por toda a região circunvizinha.
18 Ora, os discípulos de João anunciaram-lhe todas estas coisas.
INTRODUÇÃO
quando Deus nos visita ele nos trais vida abundante para prosseguirmos firmes na fé, sem olharmos para trais. quando o homem diz que não tem jeito para os nossos proplémas, é nessa hora que Deus nos visita com seu poder e nos Dá a vitória. você crer na sua vitória?,eu creio!!!
Essa viúva não sabia que uma multidão estava indo para a cidade de naim e que no meio da multidão estava a vida eterna Jesus Cristo. Quando a vida encontra a morte a vida vence a morte.
TEMA
QUANDO DEUS NOS VISITA
1 - O CHORO É MUDADO (V13c)
Essa viúva chorava um choro de morte. Ela estava em grande agonia por perder o seu único filho. Essa viúva tinham chorado no passado a morte de seu esposo com seu filho, “e agora ela estava chorando sozinha a morte do seu único filho.” mas o que ela não sabia que seu choro em breve terminaria. O que você diria para alguém que perdeu o seu único filho? Creio que a maioria de nós diria a essa viúva não chore, e isso para alguém que conhecemos. Mas Jesus disse para essa viúva não chores, será que Jesus queria que essa viúva parasse de chorar? Claro que não! Ela iria chorar um outro choro o choro da alegria, pois Jesus ressuscitaria o seu único filho. Foi por isso que Jesus disse a essa viúva da cidade de naim "não chores", pois Jesus mudaria o seu choro de desespero em alegria.
2 - A ESPERANÇA É RENOVADA (Vs 14,15)
Nada poderia renovar a esperança dessa viúva de vê o seu filho vivo novamente, pois só Jesus pode renovar a nossa esperança. Muitos procuram a solução de seus problemas em outras pessoas e não em Jesus Cristo. Confiam mais em seus guros e bens matérias, mas não confiam em Jesus que é o único que pode renovar e ressuscitar a esperança perdida, por essa razão é que muitos continuará a chorar amargamente o choro da morte de seus sonhos, mais é preciso crê que Deus nos visitará com seus milagres.
3 - MILAGRES ACONTECE (V 15)
Você acredita em milagres? Pois é! Eu também acredito! Mas também temos que aceitar que não há milagres onde não há problemas impossível, é justamente nesse ponto que nós temos que colocar a nossa fé em Deus, pois somente a visita de Deus pode fazer milagres em nossas vidas. Se você tem muitos problemas insolúveis você é um forte candidato a receber os milagres da visita divina. Vale apena esperar por milagres, pois os milagres que Deus faz em nossas vidas levará muitos a temer a Deus.
4 - O TEMOR DO SENHOR VOLTA A REINAR SOBRE OS HOMENS (Vs 16a)
Onde não há mais milagres o temor do Senhor torna se em medo, mas os milagres do Senhor nos leva a confiar e obedecer a palavra de Deus. Milagres que faz o povo de Deus ter medo de Deus, mas não não produz obediência não são milagres que gera em nós o verdadeiro temor de Deus em nossos corações. Milhares sem temor de Deus gera morte e não vida. Milhares sem temor leva o povo de Deus para longe de Deus. Milhares sem temor potencializa a falta de caráter e um carismatismo falso que usa os milagres para encobrir e justiça erros pessoas. Os milagres de Jesus reprovavam os pecados dos homens e gerava obediência a palavra de Deus. Muitos usam os milagres de Deus para estorquir as pessoas é por isso que Jesus disse que aqueles que fazem milagres usando o seu nome, mas prática a iniquidade não entrará no reino de Deus.
5 - DEUS É GLORIFICADO (Vs 16b)
Como devemos glorificar a Deus? Qual é a melhor maneira de glorificarmos a Deus?
6 - O ESPÍRITO PROFÉTICO VOLTA A REINAR NO MEIO DO POVO (Vs 16c)
7 - AS BOAS NOVAS DO SALVADOR PROFETA CHEGA EM OUTROS LUGARES TRAZENDO ESPERANÇA PARA OS DESSESPERADOS.
conclusão
sábado, 10 de abril de 2021
UMA DRACMA PERDIDA (Lc 15) PENSAR 🤔 TEOLOGIA Com Carlos Ribeiro...
Essa mulher que perdeu a dracma dentro de sua casa representa o Senhor Jesus Cristo que veio do céu para salvar os pecadores. Há um ponto muito importante a ponderar não só nessa parábola, mas em outras: uma parábola nunca vai representar plenamente a realidade dos fatos. Por exemplo nessa parábola da dracma perdida a mulher perdeu a dracma por se descuidar, mas Deus não pode se descuidar e nem ser responsabilizado por nossos pecados, pois ele não pode pecar e nem nos colocar contra a sua vontade. As partes negativas das parábolas não pode ser creditada na conta do caráter salvívico de Jesus Cristo nosso Salvador, mas tudo que orna com o pleno caráter divino de nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo tem que ser acolhido em nossa prática de vida cristã.
2. A VASOURA - Ao buscarmos os perdidos para Deus temos que varrer a nossa casa a sim como a mulher fez nessa parábola. Há muitas coisas que precisamos varrer de nossa vida para encontrarmos os pecadores, veja que a sujeira estava dentro da casa e não fora da casa. Temos sujeira dentro de nossa casa? Uns tem mais que outros! Mas precisamos varrer as sujeiras que impede os pecadores de encontrar o salvador. Você sabe o nome destas sujeiras? Que tal começar agora a varrer e jogá-las fora sem a dracma. Mas como fazer isso?
3. A DILIGÊNCIA - A diligência em varrer a casa é muito importante, pois a dracma pode ser jogada fora mesmo depois de ser encontrada. Existem muitos que não tem o cuidado necessário quando vão varrer a casa. É preciso aprender a lidar com o pecado e o pecador para não perdermos as suas almas para o mundo. Como você lida com o seu pecado? Você varre e esconde o seu pecado pra debaixo do tapete da sua posição religiosa? As vezes varremos as sujeiras dos outros, mas não a nossa! Já é hora de varrer a nossa casa para depois varrermos a casa de nossos irmãos.
quinta-feira, 8 de abril de 2021
AJUDA DIVINA (1Sm 7.1-16) PENSAR TEOLOGIA Com Carlos ribeiro...
INTRODUÇÃO
O povo de Israel foi eleito para dar glória a Deus, e servi-lo em santidade , mas os escolhidos escolheram Baal e Astarote deuses pagãs. O senhor Deus os entregou nas mãos dos filisteus para serem castigados por não obedecerem aos mandamentos do senhor. Mas ao lermos o capítulo 7 de 1Samuel, vemos uma triste realidade do povo escolhido, eles ficaram sem a presença da arca da aliança por 20 anos, e nesse período de tempo foram escravos dos filisteus. Porque Israel vivia no derrotismo espiritual? Fracassados economicamente e distantes do grande poder do Deus de Israel que pode ajudar os que o invocam com verdade.
Vou destacar alguns pontos que levou Israel ao derrotismo diante dos filisteus:
1. A idolatria - O povo de Deus trocou o Deus verdadeiro e vivo pelos deuses (Baal e Astarote - (v3). A idolatria é um grande pecado diante de Deus. não existe idolatria sem ídolos físicos e no coração, pois as vezes não temos porte ídolos em nossas casas, mas temos no coração. querendo ou não muitos tem ídolos em outros lugares...Pode ser amigos, pregadores, cantoras ou seus bens matérias, mas o pior ídolo que uma pessoa pode ter em sua vida é o seu próprio "eu" que não gosta de adorar o único Deus verdadeiro em santidade e isso pode nos levar...
2. A profanação religiosa - O povo de Israel estavam adorando a Deus e Baal e Astarote ao mesmo tempo, o que é inaceitável (v2). Quando o nosso "eu" não esta debaixo da submissão aos mandamentos do senhor (Ex 20) colocamos no altar de Deus a nossa própria vontade e misturamos o sagrado com as coisas profanas dos ídolos que estão no altar do nosso "eu" que busca tudo em Deus, mas não tem o tudo de Deus em Deus. você pode ter muitas coisas...casas, carros, dinheiro, mulher, fama, mas se Deus não for o único soberano sobre tudo que você tem, então você não tem a proteção de Deus sobre tudo que você tem, e se não tem está proteção está em perigo de perder tudo, assim como Israel perdeu os seus bens. qual foi o principal problema de Israel no período dos juízes? Foi a profanação! mas o que é profanação religiosa? desrespeito ou violação do que é santo, sagrado; violação, sacrilégio, profanidade.
3. O desprezo da palavra profética - Deus escolheu Samuel para ser profeta e sacerdote e juiz do seu povo, mas o povo desprezou a autoridade espiritual, o desprezo a autoridade deu direito legal aos inimigos de saquear e escravizar o povo de Israel (v2).
Quando Israel não deu a devida honra a Samuel...
a)Eles ficaram sem direção, pois só Samuel tinha a palavra que podia trazê Los de volta para Deus (v2).
b)Desprotegidos, pois só Samuel era sacerdote para oferecer sacrifícios, e através de sacrifícios e obediência Deus protegia o seu povo de seus inimigos (v2).
c) Eles ficaram sem intercessão, pois Samuel além de ser profeta era sacerdote e juiz (v2).
O texto de 1Samual capitulo 7 nos mostra como Israel saiu do derrotismo para a vitória. o que eles fizeram para vencer os seus inimigos os Filisteus?
vejamos...
1.1 eles buscaram e submeteram a autoridade de Deus em Samuel o profeta (Vs 3, 4).
1.2 eles tiraram os Deuses falsos de suas casas Baal e Astarote - (v4).
1.3 eles se congregaram em Mispá, e estando em Mispá se arrependeram de seus pecados, e choram diante do Senhor (v5) Estas três atitudes de Israel diante do Senhor Deus chegou aos ouvidos dos filisteus (v7), e isso fez que os filisteus atacassem Israel que estavam congregados em Mispá, O que os filisteus não sabiam era que Deus estava novamente no meio do seu povo, pois Baal e Astarote já estavam em pedaços, não só em pedaços, mas não estavam no coração do povo de Israel, pois sabemos que não Adianta quebrar os falsos deuses se eles ainda estão em nossos corações. você quer vencer a Baal e Astarote que as vezes está em sua casa e no coração? creio que sim! mas você esta disposto a fazer o que Israel fez?
1.1 Israel obedeceu a autoridade espiritual do profeta Samuel. (Vs 5,6).
1.2 Israel se arrependeu e tirou de suas casas e corações Baal e Astarote (v4).
1.3 Israel se congregou em Mispá chorando e clamando ao Senhor (vs 5,6)
O que acontece quando Deus nos ajuda, depois da nossa plena obediência aos seus mandamentos?
TEMA
QUANDO DEUS NOS AJUDA
1.1 TROVÕES DO SENHOR CAUSA MEDO EM NOSSOS INIMIGOS (v10a)
"e trovejou o SENHOR aquele dia com grande estrondo sobre os filisteus."
1.2 OS INIMIGOS SÃO DERROTADOS (vs10b,13)
"e os confundiu [de tal modo] que foram derrotados diante dos filhos de Israel."
"Assim os filisteus foram abatidos."
1.3 OS INIMIGOS NÃO VOLTAM MAIS A NOS PERTUBAR (v13)
"e nunca mais vieram aos termos de Israel."
1.4 OS BENS PERDIDOS SÃO RESTITUÍDOS (v14a)
"E as cidades que os filisteus tinham tomado a Israel foram restituídas a Israel, desde Ecrom até Gate, e [até] os seus termos Israel arrebatou da mão dos filisteus; porquanto foi a mão do SENHOR contra os filisteus todos os dias de Samuel."
1. 5 A PAZ É ESTABELECIDA MESMO ONDE NAO HÁ PAZ. (v14b)
"e houve paz entre Israel e entre os amorreus."
terça-feira, 6 de abril de 2021
RECEBENDO PECADORES (Lc 15.1-32) PENSAR 🤔 TEOLOGIA Com Carlos Ribeiro...
INTRODUÇÃO
As duas parábolas e a história do filho pródigo estão interligadas, pois mostra que todos os homens estão perdidos e carecem de ser achado pelo Salvador Jesus Cristo. O único que não é pecador nessas parábolas é Jesus o santo filho de Deus, pois um pecador não pode salvar outros pecadores da condenação eterna. Somente Jesus pode salvar os pecadores. Veja que em ambas as parábolas o pastor e a mulher não estão perdidos, mas o que se perdeu foi a dracma e a ovelha, pois um perdido não pode achar ou salvar outro perdido, é preciso que um seja salvo para o salvador usá-lo, pois Deus nos usa como instrumento para salvar outros pecadores.
TEMA: COMO BUSCAR E ENCONTRAR
PECADORES PARA DEUS?
1.
PREGANDO E ENSINANDO -
Jesus buscou e achou os pecadores através da pregação e dos seus ensinamentos.
No versículo (V1) temos alguns grupos de pecadores: 1- os Publicanos, 2 - os
pecadores, 3 - os fariseus, 4 - os escribas. Os escribas e os fariseus não
reconheciam que eram pecadores como os outros publicanos e gentios. Os fariseus
e escribas ficaram ofendidos por Jesus comer com os publicanos e pecadores.
Jesus sabia lidar com cada um destes grupos e, se seguirmos o exemplo de Jesus
vamos procurar conhecer quem são e o que fazem estes grupos, mas Jesus já sabia
o era estes grupos e o que faziam, pois ele é Deus. Mas nós precisamos buscar
conhecer melhor esses grupos que são um retrato de muitos grupos de nossos dias
atuais. Conhecer a ideologia dos grupos existente em nossos dias é muito
importante, pois podemos preparar conteúdos que desconstrói as ideias que
escravizam os membros destes grupos, e com isso podemos leva lós para Jesus
através de bons conteúdos advindos da oração e da palavra de Deus. Vejamos que Jesus
usou estas parábolas do capitulo 15 de Lucas para desconstruir os
conceitos errados dos fariseus e escribas sobre a salvação dos pecadores,
mostrando que eles estavam perdidos em seus pecados e tradições religiosas e que
precisava ser achados como a ovelha, a dracma e o prodigo, pois não tinham como
eles se salvarem sem aceitarem o pastor que é o próprio Jesus nessa parábola.
2.
ROPENDO AS BAREIRAS DO PRECONCEITO RELIGIOSO - (V1) Jesus ao comer com os pecadores
ele nos ensina a vencer as barreiras e todo tipo de Preconceitos, pois para
Jesus não importa qual é a sua religião ou sua posição social, pois ele quer
salvar as pessoas de seus pecados. Às vezes sacrificamos vidas para manter a
nossa reputação, mas Jesus não estava nem um pouco preocupado com as críticas e
Preconceitos dos líderes religiosos da sua época - por causa disso Jesus era
perseguido pelos fariseus e escribas que não faziam nada para salvar as almas
dos homens pela palavra de Deus. Os escribas e fariseus tinha a lei de Deus em
suas mãos, mas deixavam o povo na plena ignorância religiosa e espiritual, pois
em vez de eles trazerem as pessoas para Deus através da palavra eles
desprezavam os que queriam entrar no reino de Deus.
3.
COMENDO COM OS PECADORES SEM SE CONTAMINAR (V1) Jesus nos ensina que é
possível comer e beber com os pecadores sem se contaminar. Quando o nosso
objetivo para com os pecadores for o de ganhar Lós para Deus. Muitos não se
relacionam com diferentes tipos de pessoas no mundo por que tem medo de perder
a santidade de Deus, mas essa atitude de se manter longe dos não salvos revela
que estamos inseguros em nossa espiritualidade e fé em Deus. Jesus é o nosso
exemplo de alta confiança e firmeza quando estivermos em meio aos pecadores
perdidos, em vez de perdermos a pureza por está no meio dos pecadores os
traremos para a salvação e santidade de Deus. Jesus andava no meio dos
pecadores, mas nunca pecou. Jesus conversou com a mulher samaritana que era
rejeitada pelos judeus e não se contaminou com ela: claro ele é Deus, e Deus
não pode pecar! Mas Jesus nos dá o seu exemplo que se estivermos em Deus
ganharemos os pecadores para Deus sem que eles nos ganhe para o mundo.
4. TENDO AS MESMAS ATITUDES QUE CRISTO TEVE QUANDO PROCUROU E ACHOU OS PECADORES (vs 1-6).
Vemos nesta parábola algumas atitudes de Jesus.
Em primeiro lugar, ele nos valoriza. O pastor poderia ter se contentado com as 99 ovelhas que estavam seguras e desistido da ovelha peralta que rebeldemente se desgarrou. Mas o pastor não desistiu de buscar a ovelha, ainda que fosse uma ovelha rebelde.
Em segundo lugar, ele nos procura. O pastor saiu em busca da ovelha perdida. "Ele veio buscar e salvar o perdido." Ele veio para os doentes. Ele veio salvar pecadores. Ele move os céus e a terra para conquistar-nos e atrair-nos para si. Seu amor é eterno, sua compaixão é infinita, e seu prazer é ter-nos na sua presença.
Em terceiro lugar, ele desce aos mais profundos abismos para nos buscar.
O pastor correu riscos para encontrar a ovelha perdida. Jesus desceu da glória. Fez-se carne. Sofreu, foi perseguido, humilhado, cuspido, pregado na cruz. Ele desceu ao inferno e suportou na sua carne o flagelo dos nossos pecados. Ele bebeu sozinho o cálice da ira de Deus contra o pecado e morreu por nós, para nos resgatar da morte. O bendito amor, sublime amor, incomensurável amor!
Em quarto lugar, ele nos toma nos braços e nos leva para o aprisco. Jesus evidencia seu imenso amor a ponto de nos carregar no colo. Ele nos toma em seus braços eternos. Ele nos toma pela sua mão direita e nos conduz à glória.
Ele não sente nojo da ovelha que caiu no abismo, mas desce os despenhadeiros mais perigosos para arrancar das entranhas da morte a ovelha que se perdeu; ao encontrá-la, toma-a amorosamente nos braços e a leva para o aprisco.
Em quinto lugar, ele celebra com alegria o nosso resgate. Com santa ironia, o Senhor confronta os fariseus de dois modos, para vergonha deles: 1) os habitantes do céu alegram-se com a conversão de um pecador, quando para os fariseus isto constitui motivo de reclamação; 2) os anjos de Deus sentem maior júbilo por um pecador que se arrepende do que por 99 justos da categoria dos fariseus. Os 99 justos citados aqui são os fariseus e escribas murmuradores, aqueles que são justos a seus próprios olhos, que não entram no reino pela porta do arrependimento, nem se alegram com a entrada dos pecadores arrependidos.
Enquanto os fariseus murmuram, a Bíblia diz que há festa no céu por um pecador que se arrepende. Os anjos exultam de alegria ao verem uma ovelha ser resgatada das garras da morte. Deus tem prazer na misericórdia e festeja nossa volta para ele. Que bendito evangelho, que graça maravilhosa, que Deus bendito que nos ama com amor eterno apesar de sermos pecadores!