segunda-feira, 3 de agosto de 2020

ÀS TEMPESTADES DA VIDA (Mc 4. 35-41) PENSAR 🤔 TEOLOGIA Com Carlos Ribeiro...

PENSAR 🤔 TEOLOGIA... 
Com Carlos Ribeiro: (título) ÀS TEMPESTADES DA VIDA (Mc 4. 35-41)

[Uma tempestade sobrenatural] 
 35 Naquele mesmo dia, ao anoitecer, Ele lhes disse, “Vamos atravessar para o outro lado”. 36 Como ele já estava no barco,1 eles partiram com Ele, deixando a multidão para trás (aliás, outros barquinhos estavam com Ele também).2 37 Ora, levantou-se um forte vendaval ciclônico, tanto que as ondas se lançaram para dentro do barco, de maneira que já se enchia.
 38 E Ele estava sobre a popa, dormindo sobre a almofada;3 aí eles O despertam e lhe dizem, “Mestre, não te importas que estamos perecendo?!”4 39 Aí, despertado, Ele repreendeu o vento e disse ao mar, “Cala-te; fica amordaçado!” E o vento parou, e houve calmaria completa.5 40 Aí Ele disse-lhes: “Por que vocês estão com tanto medo? Como é que não têm fé?”6 41 Eles estavam apavorados, e começaram a dizer uns aos outros, “Quem será este, que até o vento e o mar lhe obedecem!?”7

INTRODUÇÃO: Jesus nos ensina com está tempestade a não temer a fúria da mesma, pois Jesus estava muito cansado e, deitou na popa do barco e, colocou a sua cabeça sobre uma almofada e dormiu. Percebam que Jesus não acordou por causa da tempestade, mas os discípulos de Jesus com medo o acordou dizendo: "mestre não te importas que estamos perecendo? Percebam a grande incoerência dos discípulos de Jesus Cristo quando disseram para Jesus: "Mestre, não te importas que estamos perecendo?!” pois como Jesus iria se importar com seus discípulos se ele estava dormindo, sabemos que uma pessoa quando está dormindo não sabe o que está acontecendo ao seu lado, mas Jesus sabia de tudo? Claro, ele é Deus! Jesus antes de repreender os seus discípulos ele repreendeu o vento e depois as ondas do mar, mostrando para seus discípulos como deveriam se comportar diante das tempestades da vida. 

Jesus nos ensina várias lições com essa tempestade.

TEMA : LIÇÕES DE UMA TEMPESTADE 

1.1 LIÇÃO - A tempestade não pode impedir de chegarmos no outro lado do mar, pois a palavra de Jesus não pode ser invalidada pelas tempestades! Se ele disse: vamos para outro lado do mar, nada pode nos impedir de chegarmos lá, só se nós não quisermos! Mas duvido que alguém não queira se livrar de uma tempestade! É, claro! que todos nós queremos chegar em um porto seguro.

1.2 LIÇÃO - Jesus está no barco da nossa tempestade, se ele está no barco nem a tempestade e o mar não poderá afundar o nosso barco.

1.3 LIÇÃO - Ter Jesus em nosso barco não impede a tempestade e as ondas de encher o nosso barco de água, mas podemos confiar plenamente em Jesus que o nosso barco não irá afundar, pois a água pode até entrar em nosso barco, mas não pode afundá-Lo, pois quem está no barco não é um homem comum, mas o próprio Deus em forma humana, o criador de todas as coisas, o nosso Salvador Jesus Cristo! 

1.4 LIÇÃO - Descanse em meio a tempestade, pois nada adianta ter medo, o medo não vai parar a fúria da tempestade e nem as ondas inquietas do mar, por isso use a almofada da fé em Deus e durma em paz. Jesus vai acalmar o mar e a tempestade, quando você acordar não haverá tempestade e ondas inquietas apavorando a sua alma.

1.5 LIÇÃO - Não permita que a tempestade lhe faça uma pessoa incrédula, pois os discípulos de Jesus Cristo viram muitas maravilhas feitas por Jesus Cristo, mas mesmo assim continuaram incrédulos duvidaram da verdadeira identidade de Jesus Cristo, pois eles ainda tinham Jesus como um simples homem como João Batista, Elias, Jeremias etc. Os discípulos de Jesus só acreditaram que Jesus é Deus só depois da sua ressurreição. Jesus tirou a incredulidade dos seus corações dando-lhes a plena certeza de sua messianidade. Se queremos vencer as tempestades da vida é de suma importância não duvidar da deidade de Jesus Cristo. Entenda que ele é Deus e, que não pode falhar e nem pode se afogar nas águas inquietas do mar, pois ele é o Criador. 

1.6 LIÇÃO - Não coloque a sua esperança no seu barco e nem em si mesmo para vencer as tempestades da vida, mas em Jesus que está no seu barco. 

1.7 LIÇÃO - Não abandone o seu Barco quando as tempestades baterem forte no seu barco, pois não há como se salvar sem Jesus Cristo em nossa barca.


Nenhum comentário: