sábado, 21 de março de 2015

Tempo de avivamento (Mt 3)

Tempo de avivamento (Mt 3)

Com este fato inicia o Novo Testamento. Sempre encontramos tais tempos, principalmente em Atos dos Apóstolos. Israel dormia. Estava satisfeito com formas vazias e cerimônias, mas o coração apegava-se ao mundo, ao pecado, e não ao Deus vivo. Então Deus enviou uma poderosa testemunha: João Batista.

1. Ele era uma ferramenta: muito simples, como sempre são os verdadeiros homens espirituais. Homens mais simples do que Paulo e Pedro dificilmente encontramos.

2. Os ouvintes: todas as classes sociais iam até João para ouvir sua poderosa mensagem. A todos ele pregava o arrependimento e a conversão a Deus.

3. O lugar da pregação: não era no templo ou na sinagoga, mas ele pregava no deserto. O coração dos ouvintes era tão desconsolado quanto o deserto (Jr 2.2-3).

4. A pregação: era breve, mas tremenda, e atingia o coração dos ouvintes. Seu “arrependei-vos” compreendia todas as classes. João tornava-se bem pessoal, assim como Natã para com Davi (2Sm 12.7). Ele descobria o pecado (1Rs 20.40; Pv 28.13). Arrependimento era sempre o tema daqueles a quem Deus usava para conversão dos homens (At 2.38; 17.30).

5. O resultado da pregação: muitos perguntaram por uma saída do seu pecado. Eles arrependeram-se, isto significa que mudaram seu modo de pensar. Após, seguia-se a confissão dos pecados, reparação, conversão a Deus, o batismo e uma nova vida.

Nenhum comentário: