terça-feira, 6 de dezembro de 2022

#01. A CONSCIÊNCIA DE UM PRIVILÉGIO ESPECÍFICO (Rm 1.1)

#01. A CONSCIÊNCIA DE UM PRIVILÉGIO ESPECÍFICO (Romanos 1.1) 

INTRODUÇÃO: Embora para alguns as palavras introdutorias de uma carta, mesmo em se tratando das cartas neo-testamentárias, não mereçam muita atenção, é sempre importante atentarmos para essas introduções, principalmente para aquelas escritas (ou ditadas) pelo apóstolo Paulo. Nesta introdução, Paulo dirige-se aos romanos fazendo três afirmações. Essas afirmações merecem atenção, pois ele apresenta-se a uma igreja que nunca visitara, embora conhecesse vários dos seus membros (cap. 16), a qual desejava ansiosamente conhecer (1.10), e no convivio mutuo edificar e ser edificado (1.12).

   Ao identificar-se como o autor da carta aos Romanos, em suas primeiras palavras, Paulo se descreve com dois termos contrastantes: δουλος - dulos  - escravo, servo e; άπόστολος - apóstolo - enviado, mensageiro, missionário, revelando também sua chamada para proclamar o evangelho. O termo "escravo", que aparece 124 vezes no NT., é usado por Paulo 30 vezes com o significado de humildade e uma vida pertencente a outrem. O "escravo" deve ao seu senhor obediência exclusiva e absoluta. Seu serviço não lhe faz merecer nem lucros nem agradecimentos. Esses termos, muito comuns: "escravo e servo", são usados para designar todos os cristãos, que tendo a Jesus como Senhor, entendem-se como escravos ou servos de Cristo.

   O termo "apóstolo" aparece 76 vezes no NT e tem o significado de enviado, chamado, alguém com autoridade. Nesse sentido mais amplo, esse termo foi usado para designar Matias (At 1.23-26), Barnabé (At 14.4 e 14), Andrónico e Júnias (Rm 16.7) e, Tiago, meio-irmão de Jesus (Gl 1.19). No sentido mais restrito de representante, embaixador ou delegado autorizado com poderes, alguém com um privilégio singular diante da missão recebida, o termo foi aplicado aos doze (Mt 10.2; Mc 6.30; Lc 6.13), a Jesus (Hb 3.1) e a Paulo (conf, as introduções das suas cartas). Esse termo não é de uso comum, ao contrário, é um termo que destaca aquele que assim foi denominado. Usando esses termos, Paulo demonstrou, também, porque considerava-se separado para o evangelho de Deus". Em resumo, essa é a sua afirmação:

Somente o cristão consciente encara como privilégio servir e obedecer o Senhor que o chamou como seu representante.

Nas palavras iniciais de Romanos encontram-se três afirmações sobre a consciência de servir e obedecer o Senhor como seu representante:

1. A PRIMEIRA AFIRMAÇÃO: SERVO DE JESUS CRISTO

1. Essa era a sua identificação

1.1. Assim, apresentou-se em Rm 1.1;1 Co 3.5: Gl 1.10: F 1.1 e Tt 1.1

1.2. Assim, ele compreendia o seu ministério - 1 Co 3.5

1.3. Assim, era a sua prática ministerial - At 20.19, 24 e 34 

2. Servo descreve uma vida que não "se" pertence 

2.1. Cristo comprou todos os cristãos - 1 Co 6:19-20

2.2. Cristo liberta o cristão para que ele sirva seus irmãos - Gl 5.13

2.3. Em Cristo não se distingue servos e livres - 1Co 12.13; Gl 3.28

3. Para Paulo Jesus Cristo era a pessoa central de sua vida - 1 Co 2.2

3.1. Jesus é o Deus encarnado, reconhecido em figura humana - Fl 2.6 

3.2. Cristo é o Messias proclamado por Paulo At 9.22; 17.3

3.3. Jesus Cristo, o homem-Deus é o único intermediário - 1 Tim 25

II. A SEGUNDA AFIRMAÇÃO: CHAMADO PARA SER APÓSTOLO

1. Paulo apresentava-se preferencialmente como apóstolo

1.1. Assim ele apresentou-se em 1 Co 1.1: 2 Co 1.1; Gl 1.1; Ef 1.1: CI 1.1; 1 Tm 1.1 e 2 Tm 1.1

1.2. Ele reivindicava essa designação por ter visto Cristo ressurreto 1 Co 9.1; 15.8 (de acordo com o pré-requisito de At 1.22)

1.3. Mesmo sentindo-se inadequado, sabia que a graça divina o capacitara para tal missão 1 Co 15 9-10 

2. Paulo foi designado apóstolo para servir os gentios-At 9.15

2.1. Seu ministério era levar a salvação aos gentios At 22.21; 26.16-18

2.2. Seu apostolado tinha como foco os gentios - Rm 11. 13

2.3. Paulo trabalhava para que a oferta deles fosse aceitável - Rm 15.16 

3. Paulo defendeu sua autoridade apostólica

3.1. Seu apostolado sofreu críticas e julgamentos - 2 Co 10.1-12

3.2. Paulo comparou seu ministério com os falsos apóstolos - 2 Co 11.1-6

3.3. Paulo mostrou ser um apóstolo totalmente desprendido 2 Co 1.7-13

III. A TERCEIRA AFIRMAÇÃO: SEPARADO PARA O EVANGELHO DE DEUS 1.5

1. Paulo foi separado refletindo o chamado de Jeremias - Jr 1.5

1.1. Paulo foi separado desde a eternidade - Gl 1.15; 2 Tm 1.9

1.2. Paulo foi separado desde o ventre materno - GI 1.15

1.3. Paulo foi separado para uma missão específica - 1 Tm 1.12-16 

2. Paulo foi separado no encontro com Jesus na estrada para Damasco

2.1. Nesse encontro ele mudou de perseguidor a perseguido - Fl 3.6 

2.2. Nesse encontro houve vocação para o apostolado - 2 Tm 1.9-12

2.3. Nesse encontro foi designado para servir os gentios - At 26.17

3. Paulo foi separado para pregar o evangelho de Deus

3.1. O evangelho é o poder de Deus - Rm 1.16; 1 Co 1.18; 1 Ts 1.5 

3.2. O evangelho é o mistério revelado e manifestado aos santos - CI 1.26

3.3. Paulo tornou-se cooperador do evangelho - 1 Co 9.23

CONCLUSÃO 

Que todo cristão possa ser servo e obedecer a Jesus como Paulo o fez!




sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

#01- ONDE NÓS ESTAMOS ERRANDO?

TEMA 

ONDE NÓS ESTAMOS ERRANDO?

TEXTO BÍBLICO BÁSICO: ATOS 3.19

INTRODUÇÃO: É fácil falar de acertos e apontar erros e pecados. Porém, olhar para nós mesmos e medir como a nossa vida está em relação aos princípios cristãos é muito difícil. A virtude de uma pessoa não se baseia apenas em acertos, mas, também, em reconhecer seus erros e corrigir suas rotas. Assim sendo, destacaremos alguns pontos capazes de confrontar nosso Cristianismo. 

I. ERRAMOS PORQUE 

1.1. Abusamos da graça. 
Existem pessoas que estão habituadas a pecar e cometer iniquidades, pensando que escaparão do juízo de Deus. O que dizem as Escrituras? “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus” (Mateus 7.21). “Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que te não poupe a ti também. Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a benignidade de Deus, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira, também tu serás cortado” (Romanos 11.21,22).  A GRAÇA É A caris de Deus; o favor benevolente, imerecido, espontâneo e amoroso de Deus para com o homem. Diversas religiões ensinam sobre perdão, amor e bondade; entretanto, a graça é uma palavra usada somente no evangelho, e a expressão máxima da graça é a morte de Jesus Cristo por nós.

 1.2. Falta-nos relacionamento profundo com nossos irmãos. 
Discussões, desavenças e opiniões contrárias são motivos que impedem o relacionamento profundo com nossos irmãos em Cristo. O que dizem as Escrituras? Somos ensinados a dizer todos a mesma coisa (1 Coríntios 1.10). “Ninguém se prive da graça de Deus” (Hebreus 12.15). “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, (...) de entranhas de misericórdia” (Colossenses 3.12). No início da Igreja Primitiva houve uma discussão entre Paulo e Barnabé (Atos 15.39). Paulo resistiu a Pedro na cara, “porque era repreensível” (Gálatas 2.11). Porém, nesses dois casos não houve afronta ou agressão física, pois a discussão aconteceu apenas no campo das ideias. Entretanto, Evódia e Síntique foram repreendidas (Filipenses 4.2), porque essas duas irmãs da igreja dos Filipenses permitiram que suas opiniões contrárias entrassem no campo das emoções. 

1.3. Falta-nos compaixão para com os pecadores. 
Existem aqueles que agem como agentes secretos, não declarando a sua fé em Jesus, pois têm vergonha do Evangelho. O que dizem as Escrituras? Somos enviados a pregar ao mundo (Marcos 16.15), em “tempo e fora de tempo” (2 Timóteo 4.2). Quem conseguir converter um pecador, “salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão de pecados” (Tiago 5.20). Se não fizermos isso nos faltará compaixão, pois temos o dever de transformar o mundo pela renovação de nosso entendimento (Hebreus 12.1,2). 

1.4. Praticamos o pecado da glutonaria. 
A glutonaria é o resultado de uma vida ansiosa. Para compensar os problemas não resolvidos, a pessoa costuma descarregar no excesso de ingestão de alimentos as situações que causam sentimentos de infelicidade. O que dizem as Escrituras? “Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra” (Colossenses 3.5). “Olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez” (Lucas 21.34). “Quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10.31). A glutonaria está inserida na relação das obras da carne (Gálatas 5.19-21). 

1.5. Não sabemos educar os nossos filhos. 
Há pais que pensam que o papel de ensinar e educar é da escola, e outros transferem à igreja o dever de ensinar os princípios cristãos ou substituem a ausência paterna fazendo toda a vontade dos filhos. O que dizem as Escrituras? “Instrui o menino no caminho em que deve andar (...)” (Provérbios 22.6). Os pais têm de ensinar e admoestar os filhos na doutrina do Senhor (Efésios 6.4). LATERALIZAÇÃO É O período em que parte do cérebro da criança está sofrendo maturação para o aprendizado. Nessa fase, se a criança é submetida a treinamentos constantes em determinada área do saber, como os esportes ou a música, por exemplo, ela certamente se tornará excelente profissional. 

1.6. Temos relacionamento superficial com Deus. 
Há crentes que têm relacionamento sazonal: um dia estão alegres e cheios da graça, e em outro estão se maldizendo. É impossível desenvolvermos relacionamento profundo com Deus se não for contínuo. O que dizem as Escrituras? “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor” (Oseias 6.3). “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento” (Oseias 4.6). “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus” (Romanos 10.17). “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Salmo 119.11). “Aquele que diz: eu conheço-o e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade” (1 João 2.4). É impossível o relacionamento com Deus se não temos relacionamento com os irmãos (1 João 4.21). 

CONCLUSÃO: Se estamos errando é porque desobedecemos, e só existe uma virtude no paraíso: a obediência. Qual é a maior marca da manifestação de nosso amor para com Deus? A obediência. Está na soberania de Deus o direito e a autoridade de exigir obediência e fazer dela aquilo que vai determinar o destino do homem.

quarta-feira, 30 de novembro de 2022

LOUVANDO A DEUS ...

INTRODUÇÃO: Esse Salmo revela quem Deus é, e quem somos em Deus e sem Deus, pois o salmista nos diz que alguns hebreus rejeitaram a Deus no deserto quando saíram do Egito, mesmo diante das maravilhas de Deus, mas alguns não rejeitaram a salvação e reconheceram a soberania Deus como rei criador e não somente como rei, mas como um bom pastor que cuida com amor eterno de suas ovelhas. 

TEXTO (Sl 95)

TEMA

Louvando a Deus pelo que Ele é...

1.1. Ele é a nossa Rocha (V. 1)
Louvar a Deus é reconhecer que ele é a nossa Rocha salvadora. Não podemos ferir a nossa Rocha, mas falar a Rocha, por causa disso Moisés não falou a Rocha, mas feril a Rocha, e o pecado de ferir a Rocha tirou de Moisés o direito de entrar na terra prometida. Jesus Cristo é a nosso rocha! Se pecarmos contra essa rocha perderemos o direito de entrar na Jerusalém celestial. Moisés não perdeu a sua salvação por ter pecado contra a Rocha, mas no novo testamento perca contra Jesus Cristo empedirá a nossa entrada no reino de Deus. 
1.2. Ele é soberano (V. 3)
1.3. Ele é grande rei (V. 3)
1.4. Ele é o criador (V. 6)
1.5. Ele é o nosso pastor (V. 7)

CONCLUSÃO 

quinta-feira, 10 de novembro de 2022

SINCRETISMO RELIGIOSO

INTRODUÇÃO: O QUE É SINCRETISMO? É uma mistura de doutrinas e elementos de outras religiões mesclada em outra.


TEMA: QUAIS OS MALES DO SINCRETISMO PARA A IGREJA DE JESUS CRISTO?

1.1. Mal - Leitura obscura descontextualizada da palavra de Deus e acréscimos. Vejamos alguns textos bíblicos. 

1.1. Os três magos (Mt 2.1)
A Bíblia não diz o número exato de magos que adoram o menino Jesus Rei. 

1.2. Os magos na manjedora (Mt 2.11}
Os magos não encontraram Jesus na manjedora, mas numa casa (V. 11)

1.3. A parábola dos dez talentos (Mt 24.14)  Na verdade o título dessa parábola está errada, pois os talentos foram multiplicados com exceção de um servo que não multiplicou o talento. Se fizermos uma conta dos talentos teremos não só dez talentos, mas 15 talentos. O primeiro servo recebeu 5 telentos e multiplicou mais 5 talentos, tatalizando 10 talentos. O segundo servo ganhou 2 talentos e multiplicou mais 2, tatalizando 4 talentos. Com mas um talento que não foi multiplicado temos 15 talentos, então o título dessa parábola deve ser chamado de parábola dos 15 talentos. 

1.4. Paulo caiu do cavalo (At 9.4)
A Bíblia não diz de onde Paulo caiu. 

1.5. Os demônios não obedecem (Tg 2.19)
Essa frase é um acréscimo a palavra de Deus. 

1. 6. As doces consolações do Espírito Santo (2Co 13.13)
Essa frase é um acréscimo e não é bíblica. 

1.7. A igreja é a nova de Cristo (Ap 21.1,9-10; 19.7)? 

1.2. Mal - Interpretação incoerente da palavra de Deus, colocando sobre a palavra de Deus a interpretação humanista, que esconde o real significado da mesma. 

1.3. Mal - As mentiras são acolhidas fanaticamente sem análise crítica da realidade dos fatos, valores e normatividades. 

1.4. Mal - Os elementos da graça são mistificados com atribuições de poderes que só pertencem à Deus. Com isso a fé deixa o alvo principal que é Jesus para focar em elementos em seu lugar. 

1.5. Mal -  Podemos concluir que sincretismo é... 

1. É O sagrado misturado com o profano. 
2. É a verdade misturada com a mentira. 
3. É os sentimentos misturado com a razão sem reflexão. 
4. É a incrédulidade mascarada de fé em elementos sem graça. 
5. É o quarto escuro da palavra de Deus. 
6. É a esperança que nunca chega. 
7. É os bens perdidos em busca de mais. 
8. É o fracasso espiritual e material de muitos crentes. 


quarta-feira, 9 de novembro de 2022

RENOVADOS E TRANSFORMADOS PARA O NOVO CÉU E NOVA TERRA

INTRODUÇÃO: O novo de Deus não é aniquilamento dos elementos existentes da atual criação. O nosso planeta vai passar por uma profunda renovação e fransformacao juntamente com os salvos em Jesus Cristo. Para compreendermos como vai ser o novo céu e a nova terra precisamos compreender que há duas realidades para o novo céu e nova terra, visto em duas palavras do grego do novo testamento:

A primeira: tanto em 2Pedro 3.13 como em Apocalipse 21.1, o termo grego utilizado para designar a novidade do novo cosmos não é neos mas sim kainos.

1- A palavra neos significa novo em tempo ou origem,

2 - enquanto que a palavra kainos significa novo em natureza ou em qualidade. A expressão ouranon kainon kai gen kainen (“Novo céu e nova terra”, Ap 21,1) significa, portanto, não a emergência de um cosmos totalmente outro, diferente do atual, mas a criação de um universo que, embora tenha sido gloriosamente renovado, está em continuidade com o universo presente.

Uma segunda razão para favorecer o conceito de renovação ao invés do aniquilamento é o argumento de Paulo em Romanos 8. Quando ele nos diz que a criação aguarda, com ansiedade, pela revelação dos filhos de Deus a fim de que possa ser liberta do cativeiro da corrupção (v. 20, 21), ele está dizendo que é a criação atual que será libertada da corrupção no eschaton, não uma criação totalmente diferente.

Uma terceira razão é a analogia entre a nova terra e os corpos ressurretos dos crentes. Já indicamos, anteriormente, que haverá tanta continuidade como descontinuidade entre o corpo atual e o corpo ressurreto. As diferenças entre nosso corpo atual e nosso corpo ressurreto, por mais maravilhosas que sejam não retiram a continuidade: somos nós que seremos ressuscitados, e somos nós que estaremos para sempre com o Senhor. Aqueles ressuscitados com Cristo não serão um conjunto totalmente novo de seres humanos, mas sim o povo de Deus que viveu nesta terra. A título de analogia, seria de se esperar que a nova terra não será totalmente diferente da terra atual, mas será a terra presente maravilhosamente renovada.

Uma quarta razão para preferirmos mais o conceito da renovação ao do aniquilamento é esta: Se Deus tivesse de aniquilar o presente cosmos, Satanás teria conquistado uma grande vitória. Pois então Satanás teria tido sucesso em corromper tão devastadoramente o cosmos presente e a terra atual que Deus não poderia mais fazer nada com isso a não ser extingui-los totalmente da existência. Mas Satanás não conquistou essa vitória. Pelo contrário, Satanás tem sido decisivamente derrotado. Deus revelará a plenitude das dimensões dessa derrota ao renovar exatamente a mesma terra na qual Satanás enganou a humanidade, banindo, finalmente dessa terra, os resultados das maquinações diabólicas de Satanás.

Teremos um novo céu e terra (neos) um novo que sofrerá agravos por causa do pecado, porém não como acontece hoje com os homens que pecam sem ter a imediata punição divina no milênio a justiça de Cristo vai ser imparcial ao julgar os homens. Nesse tempo Satanás está preso em cadeias no poço do abismo com os demônios. Nesse período milenial os homens não poderão colocar culpa nos demônios, pois estarão presos. 

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

VERBOS DE UM MINISTÉRIO APROVADO POR DEUS (2Tm 4.17-18)

VERBOS DE UM MINISTÉRIO APROVADO POR DEUS 

INTRODUÇÃO: Paulo nos últimos dias do seu ministério em Roma numa prisão não desistiu de seu ministério, pois o mesmo não se via como um prisioneiro romano, mas como preso do Senhor Jesus Cristo seu Salvador. Mesmo preso, Paulo não deixou de exercitar os verbos do ministério. A prisão não enfraqueceu o apóstolo Paulo, pois estando preso escreveu epístolas e cartas para fortalecer a igreja de Deus. Paulo não deixou de ler os pergaminhos da antiga aliança e nem livros seculares só porquê estava preso. Paulo deixou o seu legado ao jovem Timóteo  e ensinou o jovem a verbalizar os verbos do ministério. 

OS GUIAS SÃO ? 

1.1. Assistir 
1.2. Fortalecer 
1.3. Cumprir 
1.4. Pregar 
1.5. Ouvir 
1.6. Livrar 
1.7. Guardar 

TEXTO BÍBLICO: 2Tm 4.17 -18 - Mas o Senhor

(1)ASSISTIU-ME e 

O verbo assistir revela o cuidado de jesus para com o ministério do Apóstolo Paulo - O senhor jesus estava no controle de tudo! Alguns irmãos não ajudaram o apóstolo Paulo na prisão em Roma, mas o senhor Jesus não deixou de ajudá-lo com sua graça. 

(2)FORTALECEU-ME, para que, por mim, fosse

O verbo fortalecer fala do consolo de jesus no ministério de paulo nas horas de desânimo causado pelas lutas no exercício ministerial. O verbo fortalecer nos trais a lume a ideia de uma fortaleza, pois nós nos tornamos uma fortaleza quando Jesus nos fortalece. Os ataques do diabo não pode penetra essa fortaleza, pois Deus que é como uma fortaleza não pode ser destruído, e todos os que tem o Senhor como sua fortaleza passa a ser uma fortaleza com o Senhor. Depois de assistidos e fortalecidos pelo Senhor estamos prontos para exercitar o Verbo cumprir. 

(3)CUMPRIDA a

O verbo cumprir descreve a responsabilidade de jesus para com o ministério de Paulo, pois sem a ajuda de jesus não há ministério de sucesso. É o Senhor que nos dá todas as ferramentas para cumprir as tarefas na obra missionária, e nos ensina como usarmos as ferramentas no campo missionário. Temos que reconhecer que não poderemos cumprir o nosso ministério sem a ajuda de Jesus Cristo. É Jesus que aprova o nosso ministério, então toda honra é dele! Muitos ao prosperar no ministério esquecem de dá toda glória a Jesus e por essa razão fracassam espiritualmente manchando o seu ministério com escândalos de ordem moral, espiritual, econômica, conjugal etc. A alta suficiência levam os mesmos a não pedirem ajuda e descartarem a disciplina, mas os tais não poderam escapar da disciplina do senhor. O nosso Deus usa algumas barreiras para nos alertar do perigo de rejeitar a disciplina a fim de não peresermos em nossos pecados. 

QUAIS SÃO AS BARREIRAS DA DISCIPLINA ? 

1.1. A Bíblia — O senhor usa sua palavra para nos corrigir todas as vezes que a lemos, porém, fazemos vista grossa e não damos o devido valor a mesma quando fala a nossa consciência. 
1.2. A conciência - Ao quebrar a barreira da palavra de Deus, a barreira da conciência é quebrada e o indivíduo passa a ter uma conciência cauterizada. 
1.3. A igreja - O indivíduo que quebrou a barreira da palavra de Deus e de sua conciência agora terá diante de si outra barreira, a igreja que vai julgá-lo, se o mesmo não aceitar o julgamento da igreja será considerado um publicano. 
1.4. Os amigos - Mas Deus ainda usará os amigos mais íntimos para aconselhar o réu...
1.5. A leis humanas - Se o tal continuar a resistir o Senhor, o senhor usar as leis humanas para castiga Ló... 
1.6. Os demônios - Se mesmo a sim não ouvir a Deus, Deus entregará os tais nas mãos dos demônios. É nessa última barreira que o indivíduo fica entre a espada e a cruz... Se voltar para cruz será salvo, se não, o inferno será inevitável. 

Portanto cumpra o teu ministério com santidade e aprenda a corrigir os teus erros não rejeitando a disciplina do Senhor e nem a igreja de Deus. 

(4)PREGAÇÃO e todos os gentios a 

O verbo pregar é uma das primeiras ferramentas do missionário. É preciso saber pregar esse verbo pois esse verbo está ligado ao verbo ouvir. 

O verbo pregar é responsabilidade do pregador e nao de quem o enviou. É Preciso dinamizar o verbo pregar com a Homilética organizando o conteúdo para alcançar as almas perdidas para jesus cristo. O missionário precisa saber o que é pregação para pregar com conhecimento e poder. Temos algumas palvras gregas que está no arcabouço da palavra pregar. Vamos descrever cada uma delas para não sairmos da linha do trem. 

ENTÃO, O QUE É PREGAÇÃO? 

A pregação, toda a pregação, é constituída de quatro coisas: 

1. É PROCLAMAR A MENSAGEM DADA PELO REI (kerusso)Isto nos fala sobre a fonte da mensagem e a autoridade que a acompanha.
2. É ANUNCIAR BOAS -NOVAS (euangelizo). Isto nos fala sobre a qualidade da mensagem e o espírito com que ela é apresentada. 
3. É DAR TESTEMUNHO DOS FATOS (martureo). Isto nos fala sobre a natureza da mensagem e a base na qual ela está construída. 
4. É UM ESCLARECIMENTO DAS IMPLICAÇÕES DA MENSAGEM (didasko)
Isto nos fala sobre o alvo da mensagem (a consciência do ouvinte) e a medida do seu sucesso (ela muda a vida de alguém?).

(5)OUVISSEM; e fiquei 

O verbo ouvir é dinamizado pelo espírito santo, pois nao é o pregador que convence os pecadores a crerem em jesus Cristo, sendo a sim a nossa resposabilidade no ministério da pregação é pregar e nao convencer os pecadores. O ministro missionário precisa está com os ouvidos abertos para ouvir a voz do Espírito Santo que dá as orientações estratégias, pois é o Espírito que abre os ouvidos dos pecadores convencendo de seus pecados. Paulo ensina ao jovem Timóteo a verbalizar no seu ministério alguns verbos, pois a compreensão correta destes verbos levaria o jovem Timóteo a ganhar e cuidar das almas que aceitasem a Jesus Cristo como Salvador. 

E GUAIS SÃO ESTES VERBOS? 

Encontramos estes verbos na carta aos romanos no capítulo dez 10. 

1.1. Enviar - (Quem nos enviou foi Jesus através da igreja). 
1.2. Pregar - (A mensagem do rei sem adúltera lá) 
1.3. Ouvir - (Ouvir a palavra de Deus para ser ouvido) 
1.4. Crêr - (crê no Salvador e na sua justiça) 
1.5. Invocar - (O Salvador que pode salvar 
1.6. Salvar - (viver uma vida salva para salvar os pecadores) 

(6)LIVRE da boca do leão. 18 E o Senhor me livrará de toda má obra e 

O verbo livrar pertence a Deus, pois o senhor conhece as armadilhas do diabo contra o nosso ministério. 

(7)GUARDAR-ME-Á para o seu Reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém!

O verbo guardar fala de jesus que salvará todos que foram fieis no ministério servindo ao senhor e nao a si mesmos. 

O ministro que recebe a ação destes verbos tem a resposabilidade de dinamizar estes verbos em outras pessoas...

1.1. Precisa assistir os colegas em suas necessidades ministerial...

1.2. Fortalecer os fracos...

1.3. Cumprir as responsabilidades com o senhor, servido e protegendo o povo de Deus...

1.4. Pregar a palavra com graça e ordem, levando os outros a fazerem o mesmo...
1.5. Ouvir E obedecer o espírito santo que convence o pecador conscientizando a todas dessa realidade...

1.6. Livrar se do Leão com a ajuda do senhor Jesus mostrando a todos que com o senhor é possível vencer o diabo...

1.7. Guardar se para ser guardado no ceu...

CONCLUSÃO 
.

terça-feira, 13 de setembro de 2022

O EVANGELHO DE CRISTO

 O EVANGELHO DE CRISTO

Romanos 1.16-17

INTRODUÇÃO

O evangelho é de Deus (v.1), mas é também o evangelho Jesus Cristo, o filho (v.9)

O conteúdo de evangelho de Cristo deve ser recebido pela fé por todo ser humano.

TEMA EXPOSITIVO 
Encontram-se neste texto sete aspectos descritivos do evangelho de Cristo

1. O SEU PODER

- E o poder de Cristo

II. O SEU PROPÓSITO

- É a salvação dos homens

III. A SUA PRATICABILIDADE

- E para todo o que crê

IV. A SUA UNIVERSALIDADE

- É para o judeu e para o gentio

V. O SEU CARÁTER

- É uma revelação (e não uma argumentação)

VI. O SEU CONTEÚDO

- Revela a justiça de Deus (não a do homem)

VII. A SUA OPERAÇÃO

- É progressivo - de fé em fé - E prático-o justo viverá pela fé

CONCLUSÃO

Todo ser humano necessita arrepender-se e pela fé receber O evangelho de Cristo!

segunda-feira, 11 de julho de 2022

Seis camadas de enganos em Lucas 4.3

Texto Bíblico  (Lc 4.3)

introdução: temos seis camadas de enganos inclusas em (lucas 4.3).

Tema 6 Camadas de engano sutil em Mateus 4.3, na tentação de Jesus Cristo. 

1. "Se parecer bom faça!"

2. "É melhor cuidar de se mesmo!"

3. "Você merece mais do que isto!"

4. "Se você o possui, exiba!"

5. "Por que esperar?

6. "Pensei que Deus amasse você?

terça-feira, 5 de julho de 2022

Os agentes do engano financeiro....

Você já foi enganando alguma vez financeiramente? Creio que sim! Sei que não foi uma experiência agradável! Mas vou lhe ajudar a não passar mas por essas experiências que nos tira a paz de espírito. vou começar mostrado como começa os enganos e golpes financeiros...

primeiro tudo começa com uma pessoa que flertando com você lhe chamando de Amor, meu lindo, meu querido Etc. O que temos que entender é que negócios sérios não flerta com os seus clientes, então quanto estivemos conversado com alguem e a conversa ir para ária sexual, entenda que é um golpe, mesmo que não  tenha correspodido os galanteios. 

Depois que foi aberto um processo de conversa a pessoa lança a isca lhe dando um pequeno valor para você entrar no negócio e quando você entra você é fisgado com a promessa de ganhar mais e mais dinheiro quanto você investe... mais você ganha e quanto você já investil um bom valor, então você precisa colocar um valor Alto para você sacar o seu dinheiro...é nesse Ponto que consiste o engano fatal, pois se você depositar você perderá o que já foi investido e o que está sendo depositado. Se você não depositar mas o agente do engano vai insistir com você para você reaver o seu dinheiro,  e vendo que você não vai depositar, então,  simplesmente desaparese deixando você falido financeiramente. 

Mas o que fazer para não cair nos golpes e enganos financeiros? 

Primeiro aprenda com as experiências de fracassos financeiros - que te deixou mais maduro para lhe dá com o financeiro, pois estás experiências são como microscópio e telescópio para vê onde está o engano financeiro dos golpistas.

Segundo não entre em diálogo com eles, sem primeiro saber quem é quem, onde estão, o que os outros estão falando sobre eles,  se estão dentro da legalidade, se tem contatos que você pode falar sem dificuldades, pois os agentes do engano financeiro só tem um ou dois contatos e que semente eles é que responde e quanto consegui lhe enganar simplesmente desapare ou lhe bloqueia. em negócios confiáveis os contatos são consistentes. 

Em terceiro lugar para evitarmos golpes financeiros é precioso ter cuidado com os desejos do coração, pois as emoções do coração coloca as razões para debaixo dos pés. as razões são despertadas semente quando há frustações dos desejos, pois é a razão que mostra o engano financeiro do coração. Nunca use as emoções e alegrias em primeiro lugar; aprenda usar a razão primeiro para depois dá lugar as emoções do coração pelas vitórias conquistadas. fazendo assim você não será enganado por ninguém, pois o engano sempre começa com o coração, e é justamente um coração desprovido de razão que os golpes financeiros precisam para explodir suas finanças e depois iclodir o seu coração. 

O quarto ponto para não cair nos golpes financeiros é não sentralizar o seu dinheiro em um só lugar quando se trata das redes financeiras. "como diz um ditado não coloque os seus ovos numa mesma sexta," pois se a sexta cair você vai perder todos os seus ovos. 


terça-feira, 21 de junho de 2022

Calos na Alma

Estava conversando com um irmão sobre oraçãos e perguntei a ele o que é mais importante: se é calos na alma ou nos joelhos? então, ele me disse: sabe que eu nunca tinha pensando sobre isto! então expliquei que não basta só ter calos nos joelhos, Pois não podemos ficar de joelhos 24h, Mas podemos ficar o dia todo de joelhos com nossa alma: andando, trabalhando, dirigindo etc. O grande problema hoje é que temos calos nos joelhos, mas oramos pouco e as nossas orações as vezes não passa de 1 hora por dia somando todas as orações. reclamamos por que Deus não nos dá Vitória sobre as lutas! não recebemos logo a resposta das nossas orações por que não sabemos fazer calos em nossas almas orando sem cessar como Paulo ensinou aos irmãos de tessalonica. podemos orar várias Horas por dia com nosso espírito junto com o Espírito Santo, pois ele está dentro de nós, nos ajundo a orar sem cessar. Infelizmente muitos crentes pensam que somente as orações que são feitas de joelhos são atendidas por Deus ou que tem mais poder, MAS isso é um engano, Pois ambas as orações são atendidas pelo Senhor Deus quando feitas com sinceridade. O que não pode acontecer é ficar só com os calos dos joelhos e não fazer calos na alma com as orações constantes em nossas almas em nosso dia a dia. existe crentes que passam o dia todo sem orar a Deus com seus espíritos no Espírito Santo. Os tais ficam esperando as reuniões da igreja para orarem a Deus, e isto não está certo! temos que chegar na igreja cheios de calos na alma, pois são os calos feitos na alma que firmara os nossos joelhos no chão por mais tempo e nos trará mais poder em nossas orações públicas.

domingo, 8 de maio de 2022

Debora a mae de israel

Texto bíblico: Jz 4 e 5
Introdução: A história de Débora é uma história cheia de exemplos aplicáveis para a nossa Vida em todos os sentidos. Se analisarmos a geografia e os significados dos nomes das pessoas envolvidas nessa história terrenos um mapa da Vitória. 

Tema: nomes e significados do mapa Da Vitória

Lugares onde o inimigo mora 

Hazor -sig: Castelo
Obs. Jabim morava nesse lugar 
Jabim - sig...
1. Perspicaz 
2. Judicioso 
3. Discernidor 
4. Inteligente 
Hararozete - sig: aldeias, vilas.
Hagoim - sig: Artífices 
Obs. Sisera morava nesse lugar 
Sísera - sig: Ordem de Batalha 

Lugares da Vitória 

Israel -Sig...
1. Príncipe de Deus
2. O que luta com Deus 
3. Campeão com Deus.
Débora  - Sig: Abelha .
       Débora era uma ...
1. Mulher, e mulher de lapidote 
2. Profetisa 
3. Juíza 
4. Conselheira 
5. Mãe espiritual de Israel 
Lapitdote - Sig: tochas 
Rama - Sig...
1. Sublime 
2. Elevado 
Betel - Sig: Casa de Deus 
Baraque - Sig:..
1. Relâmpago
2. Lampejo 
Abinoão - Sig: meu pai é gracioso agradável, ou pai da graça. 
Quedes - Sig: santuário ou lugar Santo.
Tabor - Sig: lugar Alto 
Héber  - Sig: associação ou associado.
Jael - Sig: cabra montês ou cabra selvagem
Zaanaim Sig:..
migrações,
partidas,
remoções,
retiradas.

sábado, 23 de abril de 2022

Os queridos de Deus (Sl 4)

OS QUERIDOS DE DEUS 

TEXTO BÍBLICO: (Sl 4)

INTRODUÇÃO: No salmo 4 Davi mostra as qualidades das pessoas que são queridas por Deus, então ele faz um contraste do que é Negativo para mostrar as qualidades positivas dos queridos de Deus. 

TEMA: AS QUALIDADES DOS QUERIDOS DE DEUS

1.1. OS QUERIDOS HONRA A GLÓRIA DE DEUS, MAS OS ÍMPIOS FAZEM DA GLÓRIA DE DEUS UMA INFÂMIA. 

 "Filhos dos homens, até Quando convertereis a minha glória em infâmia?"(V2) 

1.2. OS QUERIDOS DESPREZAM A VAIDADE, MAS OS ÍMPIOS AMAM A VAIDADE. 

"Até quando amareis a Vaidade" (V2) 

1.3. OS QUERIDOS BUSCAM A VERDADE, MAS OS ÍMPIOS BUSCAM A MENTIRA. 

"e buscareis a mentira? (Selá)"(V2) 

OS QUERIDOS DE DEUS... 

1.1. Esforçam para não pecar (v4) 

1.2. Os queridos conversam com Deus no coração quando ainda estão em suas camas(v4) 

1.3. Os querido calam para não pecar com sua boca (v4) 

1.4. Os queridos oferecem sacrifícios de justiça(v5) 

1.5. Os queridos confiam em Deus(v5) 

1.6. Os queridos têm muita alegria de Deus quando estão passando por lutas financeiras, mas os ímpios mesmo cheios de bens são tristes em suas almas, pois não tem Deus no coração (v7) 

1.7. Os queridos têm paz e segurança quando dormem, pois Deus é sua paz e segurança(v7).



quinta-feira, 21 de abril de 2022

A Preciosa Semente (Sl 126.1-6)

O povo de Judá perderam a esperança de voltarem do cativeiro para sua terra (Canaã e Jerusalém), mas as promessas de Deus não dependem da vontade dos homens para cumprir, pois quando Deus empenhora a sua palavra ele cumpre o que diz. O senhor Deus não só nos tira do cativeiro mas enche de alegria a nossa boca que canta as grandezas de Deus. O Senhor usou o profeta Ezequiel no cativeiro para avivar a esperança do povo de Judá de voltarem para a sua terra Natal. Através do decreto do rei persa (Ciro) mais de dez mil judeus voltaram para Jerusalém. Não foi fácil o retorno do povo de Israel para Jerusalém, pois ficava bem longe a babilônia de Jerusalém, mais o menos uns 1500  quilômetros. Muitos judeus não resistiram a viagem e morreram. Mas os judeus não deixaram de levar a preciosa semente para plantar em sua terra. 

TEMA: O QUE FAZER COM A PRECIOSA SEMENTE? 
                      GPS 
1.1. Guardar a Preciosa Semente;
1.2. Não comer a Preciosa semente; 
1.3. Esperar o tempo para semear a preciosa semente;
1.4. Preparar a terra para a preciosa semente;
1.5. Semear no lugar certo a preciosa semente;
1.6. Regar a semente Com lágrimas,

1.1. Guardar a Preciosa Semente
O cativeiro babilônico não impediu o povo de Deus de guardarem a preciosa semente. Muitos por causa das lutas e provações não guardam as sementes da prosperidade. 
1.2. Não comer a Preciosa semente 
O povo de Deus teve o cuidado de não comer a preciosa semente, mesmo diante da fome. Muitos não dão valor a preciosa semente nem em tempo de fartura e de falta de alimentos. 
1.3. Esperar o tempo para semear a preciosa semente 
Não basta termos a preciosa semente temos que saber o tempo de plantar, pois cada semente tem um tempo de ser plantada para crescer. 
1.4. Preparar a terra para a preciosa semente
Quem tem a preciosa semente tem que arar a terra para plantar, pois se não ararmos a terra corretamente mataremos a Semente. 
1.5. Semear no lugar certo a preciosa semente 
Cada semente tem um lugar serto para ser semeada, se for semeada num lugar errado não vai crescer.
1.6. Regar a semente Com lágrimas
O semeador precisa ter comunhão com o dono da semente para receber a bênção dos elementos que faz a semente crescer.

A semente precisa do orvalho que cai do céu todos os dias. sem o Orvalho a presiosa semente não crescerá, pois as chuvas não é suficiente para o crescimento constante da semente, pois não chove todos os dias, mas o orvalho cai do céu todos os dias para sustentar a semente que se torna uma árvore e que dá muitos frutos para o semeador. 

quarta-feira, 30 de março de 2022

#03Pregai - Graça, Quando os custos não fazem mais sentido. [Lc 15:10]

TEXTO BÍBLICO: Lc 15:10 ...há alegria diante dos anjos. por um pecador que se Arrepende..."

INTRODUÇÃO: Você já deve ter ouvido que os Anjos fazem festas no ceu não é?... 
 
1.1 A GRAÇA É MUITO MAIOR DO QUE TE CONTARAM! 

1.1. Sempre me disseram que os Anjos fazem festa... mas o texto diz que a festa é Diante dos Anjo....

1.2. Sim... você pode continuar pregando que Há festa no céu por um pecador que se arrepende... Mas a festa e muito Maior. não são os Anjos que festejam. e Ele!

1.2. (A LOGÍSTICA DO RESGATE, EXCEDE VALOR DO PERDIDO!

1.1. Uma dracma não valia uma faxina Que A Mulher fez para encontra lá! 

1.2. A festa, foi mais cara que o valor da moeda! 

1.3. Você Vai Participar de uma festa feita P/ Você essa festa Vale mais do que você!

#04Pregai - Sua identidade não depende de circunstâncias. [Mt 4]

TEXTO BÍBLICO: Mt 4 - a Tentação de Jesus.

INTRODUÇÃO: 40 dias sem comer foram o bastante para que Jesus perdesse muitos quilos. Ele estava debilitado, faminto e desfigurado. então Satanás sugere que ele faça um milagre transformando pedras em pão. 

1- A SUA FALTA DE PÃO, NÃO DIZ NADA A SEU RESPEITO! 

1.1. Sim ele estava com fome... Ele não tinha Pão! ele estava passando necessidade! (DE PÃO)

1.2. Mas a falta de pão não tem nada a ver com sua identidade!

1.3. Veja Que Satanás Começa dizendo: "Se tú és filho de Deus..." 

1.4. Infelizmente hoje, Alguns pastores Que usam essa Teologia CRIADA POR SATANÁS! Do tipo: "você é filho de Deus... Tem Que ter Pão!". 

2.  SUA IDENTIDADE, ESTÁ NA PALAVRA DO PAI e NÃO EM CIRCUSTANCIAS! 

1.1. O Pai tinha dito Que Jesus é Filho AMADO....Jesus não precisou de Pão ou qualquer Outra coisa para entender sua identidade! 

1.2. Você e filho de Deus, PQ. Ele disse!

terça-feira, 29 de março de 2022

#02Pregai - O chamado acontece no tempo de Deus. [At 7:25]

TEXTO: At 7:25

INTRODUÇÃO: Em atos 7:25 descobrimos que Moisés já sabia que seu Chamado era para libertar seu povo do Egito!

1.1. EXISTE MATURAÇÃO NO CHAMADO!

1.1. Com 40 Anos Moisés sabia do CHAMADO. 
1.2. Mas ele ainda não estava pronto! Você precisa aprender que o tempo é Com Deus e não com você!

1.2. ÀS VEZES É VOCÊ, MAS NÃO É AGORA! 

1.1. Moisés precisava de experiências: Desertos - Abandono- exílio etc... sem essas experiências ele não estaria pronto! é você, mas não é agora, significa que algumas experiências precisam acontecer - Davi foi Ungido, Mas Demorou muito para sentar no trono... Ele precisava Aprender a lidar com gigantes leões - ursos - inveja etc....


#01Pregai - Deus quer te levar como missionário onde você já foi príncipe. [Ex 6:20]

TEXTOS BÍBLICO:  Ex 6. 20 e Lv 20:19

INTRODUÇÃO: Ex 6:20, vemos que Moisés nasceu de um relacionamento incestuoso entre uma Tia e seu sobrinho. Após libertar o povo do Egito, Moisés proíbe O incesto entre Sobrinho e tia!

1) SUA ESTRUTURA FAMILIAR NÃO É MAIOR DO QUE O SEU CHAMADO!

1.1. Jefté Era filho de uma prostituta e se tornou um juiz. 

1.2. Rabe era uma postituta que se converte e fez parte da linhagem de Jesus! 

2). VOCÊ PODE ALTERAR O QUE TE TROUXE AO EGITO...

1.1. Moisés nasceu no Egito através de um  incesto! Foi Assim que ele nasceu lá... E você como chegou no Egito?!

1.2. 0 Chamado de Deus Capacitou Moises a Mudar O futuro dos outros.

segunda-feira, 28 de março de 2022

Pastor e Ovelhas...

INTRODUÇÃO: Moisés é um exemplo de pastor para os pastores atuais, pois no seu mistério pastoral cuidando de ovelhas (irracionais) e Ovelhas do seu sogro jetro, modou o seu caráter e sua maneira de pensar, pois o modelo de formação e liderança do Egito não serve para pastoriar o rebanho de Deus, por essa é outras razões Deus usou a profissão de pastor para preparar Moisés para ser pastor de ovelhas racionais. É sobre isso que vamos expor em amiúde. Você está preparado para receber um tratamento de choque pastoral que vai mudar sua maneira de liderar as ovelhas de Jesus? Se sim! Então vamos colocar a nossa vida nas mãos do grande pastor das ovelhas (Heb 13.20) Jesus Cristo. 

TEXTO BÍBLICO: Nm 27:15-17: "Então falou Moisés ao SENHOR, dizendo: O SENHOR, Deus dos espíritos de toda a carne, ponha um homem sobre esta congregação, Que saia diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não têm pastor."

TEMA

QUAIS SÃO AS FUNÇÕES DE UM PASTOR DE OVELHAS? 

GPS

1.1. "Que saia diante deles"
1.2. "e que entre diante deles" 
1.3. "e que os faça sair"
1.4. "e que os faça entrar"

1.1. " Que saia diante deles"Moisés aprendeu a cuidar de ovelhas durante 40 anos, e ele aplicou as técnicas pastorais quando Deus lhe chamou para sair adiante de Israel no deserto. Quem está na frente do rebanho tem que está preparado para defender o rebanho de Deus, pois é preciso ter os elementos necessários para defender as ovelhas, e quais são estes elementos necessários para defender e conduzir as ovelhas a lugares seguros? 

1.1. Pão e água... O pastor tem que ter pão em sua alma que significa a palavra de Deus, não pode faltar agua, pois pão seco pode engasgar e na bíblia agua representa o Espirito Santo, nesse ponto o pastor precisa ter comunhão com o Espirito Santo para alimentar o rebanho de Deus, com um pão molhado com a agua do Espirito Santo, ou seja pregação e ensino com poder. 
1.2. Uma capa... Podemos afirmar que a capa do pastor representa a proteção e provisão de Deus, pois o grande Pastor das ovelhas não deixara os seus pastores sem proteção e provisão, pois o rebanho não são propriedade dos pastores, mas do grande Pastor Jesus cristo.
1.3. Uma vara e um cajado... a avara de um pastor não pesa muito, pois ele a usa muito para conduzir o rebanho, mas o cajado é um elemento mais longo e pesado, pois é usado para defender o rebanho das ferras do campo ou tirar alguma ovelha de um buraco. podemos afirmar que a vara representa a doutrina e que o cajado representa a disciplina que protege as ovelhas dos lobos vorazes. o cajado consola onde a doutrina corrige os desvios das ovelhas. 
1.4. Uma Espada... Os pastores não só usavam a vara e o cajado, mas usavam uma espada, pois as vezes o inimigo rompia a vara e o cajado e o pastor precisava defender a sua vida, pois a vida das ovelhas depende da sua vida. quem está na frente das ovelhas tem que esta com a espada do espirito que é a palavra de Deus (Ef 6.18).
1.5. Óleo... 

1.2. "e que entre diante deles"
1.3. "e que os faça sair"
1.4. "e que os faça entrar"

sábado, 19 de março de 2022

Os verbos da redenção?

Os verbos da redenção?

Texto Bíblico (Rm 10.12-14)

Introdução: Ao lermos o capitulo 10 de Romanos encontramos Alguns verbos que Chamo de Verbos da redenção, pois o apostolo Paulo usa vários verbos solteriologico para explicar como receber a salvação em jesus cristo. mas para compreendermos estes verbos é preciso inverter a ordem natural do texto de romanos capitulo 10 que está anacronicamente, então vamos colocar os verbos cronologicamente para uma maior  compreensão dos verbos não so em romanos 10, mas em outros textos bíblicos.

  • Ordem cronológica
  • 1.1. Enviar
  • 1.2. Pregar
  • 1.3. Ouvir
  • 1.4. Crer
  • 1.5. Invocar
  • 1.6. Salvar
  • Ordem anacrônica 
  • 1.6. Salvar 
  • 1.5. Invocar 
  • 1.4. Crer 
  • 1.3. Ouvir
  • 1.2. Pregar
  • 1.1. Enviar


TEMA:  QUAIS SAO OS VERBOS DA NOSSA REDENÇÃO?

1.1. ENVIAR - O verbo enviar começou com jesus cristo na eternidade. 
Antes do verbo encarnar no ventre de Maria por obra do Espirito Santo, o verbo Jesus cristo é Deus, pois ele não passou a existir na sua em carnação. não há um momento em que o verbo passou a ser Deus, pois o verbo Jesus cristo é Deus, antes da sua encanação e Depois da encarnação. Joao afirma no capitulo 1 que:  "1 No princípio, [a]era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele [b]estava no princípio com Deus. 3 Todas [c]as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." Vejamos outras referencia no evangelho segundo Joao sobre a pré-existência de cristo:(1.10,15,18,27,30; 8.58; 17.5,24). Paulo nos Diz como o verbo foi enviado em (GÁLATAS 4.4,5) 4 mas, [b]vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5 para remir [c]os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. 6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, [d]que clama: Aba, Pai. 7 Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, [e]és também herdeiro de Deus por Cristo.

  Lucas nos dá os detalhes da encarnação De Jesus Cristo no (capitulo 1.30-35) -  "30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, 31 E eis que em teu ventre conceberás, [v]e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 32 Este será grande [w]e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, 33 e reinará eternamente na casa de Jacó, e o [x]seu Reino não terá fim. 34 E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão? 35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, [y]que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus." 

  O verbo nasceu em Belém e viveu em Nazaré durante 30 anos, segundo as profecias dos profetas do antigo testamento. quando Completou quase trinta anos Jesus começou o seu ministério indo até João Batista seu primo, para ser Batizado no riu Jordão, pois ele começou o seu ministério cumprindo a justiça de Deus. depois de ser batizado saindo da agua ele orou, e o céu se abriu, o espirito Santo desceu sobre ele em forma de Uma Pomba, o pai falou do céu que tinha prazer em seu filho (Lc 3.21-), dessa maneira o ministério de Jesus foi oficializado diante de Deus e dos homens. depois de jesus oficializar o seu ministério o Espirito Santo o ungiu para exercer o verbo pregar, pois o próprio Jesus em Lucas nos dá essa informação no (capitulo 4.16-21) "16 E, chegando a [l]Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler. 17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: 18 O Espírito [m]do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 a apregoar [5]liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em [5]liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. 20 E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21 Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos."

1.2. PREGAR - O verbo pregar começou com os profetas na terra, e se cumpriu em Jesus Cristo no seu ministério terreno e continuou com os apóstolos de Jesus cristo e a igreja. João nos diz no evangelho que escreveu no capitulo 17.18 que Jesus nos Deu a mesma responsabilidade que o pai lhe deu de pregar o evangelho, marcos no (capitulo 16.15- ) mostra em detalhe á ação do verbo pregar no ministério dos apóstolos. Mateus também nos fala do verbo pregar no (capitulo 28.19,20). Jesus prometeu da suporte aos seus apóstolos na pregação do evangelho de duas formas: A primeira maneira - confirmando a palavra com milagres; a segunda forma - sua presença através do Espirito Santo nos apóstolos. 

1.3. OUVIR - O verbo ouvir entra em ação quando o verbo pregar esta sendo praticado. Quando pregamos o Espirito Santo fala no coração do pecador fazendo ele ouvir a palavra de Deus, pois é o Espirito que leva o pecador a crer em Jesus Cristo como salvador de suas vidas.

1.4. CRER - O verbo crer é consequência dos três primeiros verbos. 

1.5. INVOCAR - O verbo invocar recebe a ação dinâmica dos 4 verbos anteriores.

1.6. SALVAR - O verbo salvar é o resultado final dos 5 verbos anteriores.

CONCLUSÃO 

Sem a Ação dos verbos...Enviar, pregar, ouvir, crer, invocar não é possível uma pessoa se Salvar. uma pessoa para se salvar é preciso dá ouvidos ao enviado de Deus (Jesus Cristo ) e crer que Deus lhe enviou para nos salvar da condenação eterna. Além desses 6 verbos soteriologicos temos os verbos ensinar e guardar que são verbos pedagógicos que fundamenta os novos Discípulos a viverem nas boas novas do evangelho de jesus. os novos discípulos precisam apreender a guardar e praticar a palavra de Deus antes de serem enviados a pregar o evangelho. 

sábado, 12 de março de 2022

As três principais atividades de Satanás no livro de Jó

As três principais atividades de Satanás no livro de Jó

1. Atividade - Rodear a terra (Jó 1.7)
2. Atividade - Passear (Jó. 1.7)
3. Atividade - Observar (Jó 1.8)

domingo, 6 de março de 2022

Jesus é Deus! e é adorado!

INTRODUÇAO: As escrituras nos diz que jesus é Deus em pé de igualdade com o Deus Pai, por que digo isso ? porque as escrituras nos dá essa certeza absoluta que Jesus é adorado por ser Deus com Deus Pai, e o Espirito Santo está incluso na Adoração, pois é Deus com o Pai e o Filho (Jesus Cristo), Mesmo que não tenha uma referencia direta sobre alguém adorando o Espirito Santo na bíblia não é errado adorar o Espirito Santo, pois o mesmo é Deus. Mas a bíblia nos orienta que o Espírito Santo é que nos ajuda a adorar a jesus, então mesmo que não seja errado adorar o Espirito Santo temos que direcionar a nossa adoração a jesus cristo para fazemos jus a exegese fiel, madura e equilibrada. 

vamos adorar a jesus!

O QUE É ADORAR A DEUS?

1. Adorar a Deus é reconhecer que Deus é soberano sobre tudo que temos,
2. Adorar a Deus é louva-Ló pela graça da existência,
3. Adorar a Deus é reconhecer-Ló tendo muito, pouco ou nada dele, 
4. Adorar a Deus é viver a eternidade na temporalidade,
5. Adorar a Deus é garantir a vida eterna em gozo irrevercivel com Deus,
6. Adorara Deus é vencer as tempestades sem mudar o caráter,
7. Adorara Deus é ser um exemplo para outros vencerem as provações e tentações adversas da vida.

TEMA: QUAIS SÃO OS BENEFICIOS DA ADORAÇÃO A JESUS CRISTO?
  1. beneficio - Orientação Divina ( Mt 2.2,8,11) Os magos foram guiados por uma estrela que levou eles à jesus, pois queriam adorar o menino Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, mas eles quando chegaram em Jerusalém perguntaram a pessoas erradas que não queriam adorar Jesus, mas mata-lo, e um destes era Herodes um suposto Rei dos Judeus. Quando adoramos a Jesus Cristo somos orientados por Deus que é o nosso guia a não voltarmos ao caminho de Herodes, que um caminho de falsa adoração (v8) de politica misturada com a religião, e seus lideres hipócritas, corruptos que não adoravam a Deus com um coração honesto como os magos fizeram (v11).  Se queremos sermos guiados por Jesus vamos prostrar e adorar Jesus com nosso ouro, mira e incenso, pois a nossa estrela da manhã  nos deu o seu Espirito Santo que nos guia a jesus.
  2. beneficio - Purificação (Mt 8.2)  
  3. beneficio - Vida onde á morte (Mt 9.18)
  4. beneficio - Proteção de adoração falsa (Mt 4.9,10)
  5. beneficio - Muita fé diante das tempestades (Mt 14.33)
  6. beneficio - A libertação da opressão de demônios (Mt 14.25) 
  7. beneficio - A libertação de pedidos egoístas (Mt 20.20)
  8. beneficio - Ver e abraçar os pés do cristo ressurreto (Mt 28.9,17)  

domingo, 16 de janeiro de 2022

Jesus voltará em duas fases distintas

O que significa a palavra arrebatamento? 
            Depois vou analisar outras duas palavras que faz intercâmbio com a palavra arrebatamento no gr. Koiné, pois o estudo destas palavras intercambiáveis lança luz sobre o arrebatamento antes da grande tribulação, pois muitos acreditam que a igreja irá passar pela grande tribulação (o que não é verdade na visão pré - tribulacionista).

JESUS PROMETEU QUE VOLTARIA PARA ARREBATAR SUA IGREJA
            Essa é a maior promessa e prova que nós dá a absoluta certeza que Jesus nos levará para o céu, pois não há mentira em sua boca. 

     Em João 14 encontramos essa promessa! 

      Leiamos Esse texto bíblico 
        Coloborando com a mesma verdade Paulo escreveu sobre o arrebatamento em 1Ts 4.16—17
       Leiamos...
     Quero Agora analisar as várias teorias sobre o arrebatamento da igreja do Senhor Jesus Cristo dando ênfase ao pré - tribulacionismo que é a posição adotada pelas igrejas pentecostais. Sou  pré - tribulacionista porque essa visão é a que mais orna com o contexto geral das escrituras sagradas canônicas. No final deste estudo você poderá tirá suas próprias conclusões e qual teoria seguirá.

E AGORA? 
QUEM ESTÁ COM A VERDADE? 

Argumentos.... 

1.1. ARGUMENTOS - PRÉ 

 1) Em algumas passagens a Bíblia fala que a igreja será poupada “da” ira vindoura e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura. (I Ts 1.10),

2) Os crentes não passarão pela Tribulação - "Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa;
I Ts 5.4."

3) O Senhor disse que guardaria a igreja de Filadélfia da provação daqueles dias - "Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. (Ap 3.10)"

4) No arrebatamento encontraremos Jesus nos ares, mas na volta dele o seu pé tocará o chão" Naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras Zc 14.4a."

1.2. ARGUMENTOS - PÓS

- Em nenhum texto há uma afirmação que Jesus virá em duas etapas. 
- A teoria “Pré” só foi desenvolvida no século XIX. 
- Nem sempre Deus guardou seus servos de passarem por tribulações.

1) Haverá santos durante a Tribulação "Foi-lhe dado, também, que pelejasse contra os santos  e os vencesse. Deu-se-lhe ainda autoridade sobre cada tribo, povo, língua e nação Ap 13.7."

2) A ressurreição dos mortos acontece no toque da última trombeta - "num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta.
A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
I Co 15.52"

3) O Dia do Senhor só acontecerá depois da manifestação do Anticristo - "Ninguém, de nenhum modo, vos engane, porque isto não acontecerá sem que primeiro venha a apostasia e seja revelado o homem da iniquidade, o filho da perdição II Ts 2.3"


O QUE ACONTECE DEPOIS DO ARREBATAMENTO? 

TRIBUNAL DE CRISTO
        "Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. II Co 5.10"

        "Tu, porém, por que julgas teu irmão? E tu, por que desprezas o teu? Pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus. Rm 14.10"

LOCAL DE RECOMPENSAS
          O termo grego usado por Paulo – “bema” – era bem conhecido em Corinto, pois era o local onde os atletas eram coroados nos jogos olímpicos. O “bema” era o pódio (podium – como conhecemos na forma latina).

BODAS DO CORDEIRO
         E então nos céus haverá as Bodas do Cordeiro, selando definitivamente a união eterna entre Cristo e a sua Igreja. É a festa de casamento entre Jesus e sua Noiva, a Igreja. 
      II Co 11.... 
       O casamento judaica lança luz sobre como será a festa de casamento do Cordeiro com a igreja 

OS EVENTOS DA GRANDE TRIBULAÇÃO

Mateus 24.15,21

Daniel 9.27

sábado, 8 de janeiro de 2022

Volta de Jesus em três palavras...

INTRODUÇÃO: Para entendermos melhor como se dará a volta de Jesus, temos que estudar as palavras inerentes ao extraordinário aparecimento do filho de Deus em duas fases distintas,  e isto elimina as aparentes contradições ao fazermos um contraste das duas fases da volta de Jesus Cristo.

TEMAENTENDENDO A VINDA DE JESUS EM TRÊS PALAVRAS INTERCAMBIÁVEIS NO GREGO KOINÉ... 

Vamos analisar a primeira palavra vinda do grego (VINDA) e seu significado no grego koiné no dicionário strong, e outras referências nas escrituras sagradas canônicas.

1.1. VINDA: 

       Vejam...
Vamos ler algumas referências sobre a (parousia) no NT

1.1. Mt 24.3,27,37,38; 26.47, 
1.2. 1Co 15.23, 
1.3. 1Ts 3.13; 
1.4. 1Ts 4.15; 
1.5. 1Ts 5.23, 
1.6. 2Ts 2.1-9, 
1.7. 2Tm 4.1,8,
1.8. Tg 5.7,8,
1.9. 1Pd 1.6,7. 

1.2. ARREBATADO
Agora vamos analisar a nossa segunda palavra intercambiável sobre a volta de Jesus. 

Vejam...

1.1. Atos 23.10,
1.2. Atos 8.39,
1.3. João 6.15,
1.4. João 10.12.
1.5. 2Co 12.1-
1.6. Jd 1.23,24.

1.3. APOSTASIA 

Enfim, chegamos em nossa uma palavra intercambiável sobre a volta de Jesus Cristo. 

Vejam... 

1.1. 2Tss 2.3,
1.2. 1Tm 4.1,2-5.