sábado, 19 de março de 2022

Os verbos da redenção?

Os verbos da redenção?

Texto Bíblico (Rm 10.12-14)

Introdução: Ao lermos o capitulo 10 de Romanos encontramos Alguns verbos que Chamo de Verbos da redenção, pois o apostolo Paulo usa vários verbos solteriologico para explicar como receber a salvação em jesus cristo. mas para compreendermos estes verbos é preciso inverter a ordem natural do texto de romanos capitulo 10 que está anacronicamente, então vamos colocar os verbos cronologicamente para uma maior  compreensão dos verbos não so em romanos 10, mas em outros textos bíblicos.

  • Ordem cronológica
  • 1.1. Enviar
  • 1.2. Pregar
  • 1.3. Ouvir
  • 1.4. Crer
  • 1.5. Invocar
  • 1.6. Salvar
  • Ordem anacrônica 
  • 1.6. Salvar 
  • 1.5. Invocar 
  • 1.4. Crer 
  • 1.3. Ouvir
  • 1.2. Pregar
  • 1.1. Enviar


TEMA:  QUAIS SAO OS VERBOS DA NOSSA REDENÇÃO?

1.1. ENVIAR - O verbo enviar começou com jesus cristo na eternidade. 
Antes do verbo encarnar no ventre de Maria por obra do Espirito Santo, o verbo Jesus cristo é Deus, pois ele não passou a existir na sua em carnação. não há um momento em que o verbo passou a ser Deus, pois o verbo Jesus cristo é Deus, antes da sua encanação e Depois da encarnação. Joao afirma no capitulo 1 que:  "1 No princípio, [a]era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele [b]estava no princípio com Deus. 3 Todas [c]as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez." Vejamos outras referencia no evangelho segundo Joao sobre a pré-existência de cristo:(1.10,15,18,27,30; 8.58; 17.5,24). Paulo nos Diz como o verbo foi enviado em (GÁLATAS 4.4,5) 4 mas, [b]vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, 5 para remir [c]os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos. 6 E, porque sois filhos, Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, [d]que clama: Aba, Pai. 7 Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, [e]és também herdeiro de Deus por Cristo.

  Lucas nos dá os detalhes da encarnação De Jesus Cristo no (capitulo 1.30-35) -  "30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, 31 E eis que em teu ventre conceberás, [v]e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 32 Este será grande [w]e será chamado Filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai, 33 e reinará eternamente na casa de Jacó, e o [x]seu Reino não terá fim. 34 E disse Maria ao anjo: Como se fará isso, visto que não conheço varão? 35 E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, [y]que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus." 

  O verbo nasceu em Belém e viveu em Nazaré durante 30 anos, segundo as profecias dos profetas do antigo testamento. quando Completou quase trinta anos Jesus começou o seu ministério indo até João Batista seu primo, para ser Batizado no riu Jordão, pois ele começou o seu ministério cumprindo a justiça de Deus. depois de ser batizado saindo da agua ele orou, e o céu se abriu, o espirito Santo desceu sobre ele em forma de Uma Pomba, o pai falou do céu que tinha prazer em seu filho (Lc 3.21-), dessa maneira o ministério de Jesus foi oficializado diante de Deus e dos homens. depois de jesus oficializar o seu ministério o Espirito Santo o ungiu para exercer o verbo pregar, pois o próprio Jesus em Lucas nos dá essa informação no (capitulo 4.16-21) "16 E, chegando a [l]Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler. 17 E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: 18 O Espírito [m]do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, 19 a apregoar [5]liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em [5]liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. 20 E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. 21 Então, começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta Escritura em vossos ouvidos."

1.2. PREGAR - O verbo pregar começou com os profetas na terra, e se cumpriu em Jesus Cristo no seu ministério terreno e continuou com os apóstolos de Jesus cristo e a igreja. João nos diz no evangelho que escreveu no capitulo 17.18 que Jesus nos Deu a mesma responsabilidade que o pai lhe deu de pregar o evangelho, marcos no (capitulo 16.15- ) mostra em detalhe á ação do verbo pregar no ministério dos apóstolos. Mateus também nos fala do verbo pregar no (capitulo 28.19,20). Jesus prometeu da suporte aos seus apóstolos na pregação do evangelho de duas formas: A primeira maneira - confirmando a palavra com milagres; a segunda forma - sua presença através do Espirito Santo nos apóstolos. 

1.3. OUVIR - O verbo ouvir entra em ação quando o verbo pregar esta sendo praticado. Quando pregamos o Espirito Santo fala no coração do pecador fazendo ele ouvir a palavra de Deus, pois é o Espirito que leva o pecador a crer em Jesus Cristo como salvador de suas vidas.

1.4. CRER - O verbo crer é consequência dos três primeiros verbos. 

1.5. INVOCAR - O verbo invocar recebe a ação dinâmica dos 4 verbos anteriores.

1.6. SALVAR - O verbo salvar é o resultado final dos 5 verbos anteriores.

CONCLUSÃO 

Sem a Ação dos verbos...Enviar, pregar, ouvir, crer, invocar não é possível uma pessoa se Salvar. uma pessoa para se salvar é preciso dá ouvidos ao enviado de Deus (Jesus Cristo ) e crer que Deus lhe enviou para nos salvar da condenação eterna. Além desses 6 verbos soteriologicos temos os verbos ensinar e guardar que são verbos pedagógicos que fundamenta os novos Discípulos a viverem nas boas novas do evangelho de jesus. os novos discípulos precisam apreender a guardar e praticar a palavra de Deus antes de serem enviados a pregar o evangelho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário