terça-feira, 13 de abril de 2021

TEMOR DE DEUS UM TESOURO (Isaías 33.6) PENSAR 🤔 TEOLOGIA Com Carlos Ribeiro:

INTRODUÇÃO
Antes de adentrar em nosso tema quero mostrar o que a Bíblia de estudo Almeida da SBB nos dá um breve esboço do capítulo 33 de Isaías. Vejamos: Este texto Poderia se tratar de um texto pertencente ao culto do templo, recitado em forma dialogada entre vários interlocutores. O sexto anúncio de catástrofe (Is 28.1-6,), que aparece no v. 1, é seguido por uma oração de súplica (vs. 2-4) e um hino de louvor (vs. 5-6). A seguir, vem um lamento (vs. 7-9), a resposta do SENHOR (vs. 10-13) e um diálogo sobre quem pode se aproximar dele (vs. 14-16). O texto termina com uma promessa de salvação (vs. 17-24). O pano de fundo histórico dessa passagem se encontra no livro de 2 Reis capítulo 18.14-36. Quando o rei senaqueribe rei  da Assírio subjugou Jerusalém e o seu rei Ezequias. E, porque Jerusalém foi atacada pelos assirios? Por causa de Ezequias que perdeu o temor de Deus, dando lugar a soberba quando mostrou os tesouros do seu reino para os oficiais do rei Assírio, e por causa disso Deus trouxe os Assirios contra Jerusalém. Mas o nosso maravilhoso versículo 6 do capítulo 33 do livro do profeta Isaías tem a resposta para toda falta de temor. Sem temer à Deus não há vitória. Isaías nos mostra o caminho para alcançar a plena vitória sobre os nossos inimigos e não somente vitória sobre os nossos inimigos, mas também sobre nós mesmos, pois o temor de Deus nos ajuda a vencer o nosso velho ego do velho pecado adamico. Vamos agora buscar as pérolas do tesouro de Deus! E qual é o real valor destas pérolas em nossas vidas? Você sabe quais são estas pérolas? As vezes você tem estas pérolas em sua vida, mas ainda não sabe! Ou sabe que as tem, mas não sabe usá-las no seu dia a dia da sua vida cristã. É, isso faz que as pérolas do temor de Deus perca o brilho e varlor ortopratico em nossa vida. Para que isto não venha acontecer vamos começar a polir as pérolas do temor de Deus. O mapa está em nossa mão que é a palavra de Deus, pois sem esse mapa nós nunca encontraria o tesouro do Senhor e suas pérolas. Já temos o tesouro e suas pérolas! Mas quero perguntar a vocês quais os nomes das pérolas do temor de Deus? São muitas as pérolas, mas quero falar somente o nome de 5 destas muitas pérolas: 1 - fartura de dias, 2 - Estabilidade, 3 - Abundância de salvação,  4 - sabedoria divina, 5 - Conhecimento de Deus. Vamos agora abrir o tesouro de Deus! 

TEMA

1. PÉROLAS DO TESOURO DO TEMOR DE DEUS - Is 33:6: "E haverá estabilidade nos teus tempos, abundância de salvação, sabedoria e conhecimento; e o temor do SENHOR será o seu tesouro."

1.1 FARTURA DE DIAS: “nos teus tempos” (V6a) - O rei Ezequias se voltou para o senhor em oração e Deus livrou Jerusalém de ser conssumida pelo exército dos assirios. A oração e arrependimento aumentou os anos de vida do rei Ezequias rei de Jerusalém. O temor do Senhor aumenta os nossos dias e nos livra do mal. Você teme a Deus ou tem medo de Deus? Quando Ezequias deixou de temer a Deus o medo logo tomou o lugar do temor de Deus. Quando isso acontece o medo traz à incrédulidade e revolta contra a bondade de Deus. Mas o temor além de nos dá uma vida longa e não só uma vida farta de dias, mas uma vida estável. Quando há temor de Deus em nossos dias Deus nos ajuda a contar os nossos dias de tal maneira que alcançamos corações sábios. O resultado de um coração sábio que conta os seus dias com o temor de Deus é... Não se perder nas contas! Pois tudo está registrado na memória e isto sempre vem a memória quando somos atacados pelas mesmas situações e não cometeremos os mesmos erros, pois o nosso coração é um coração sábio que sabe lidar com os erros do presente usando os erros do passado. O temor de Deus faz do nosso coração um diário de experiências pró-ativas para o nosso dia dia. 

2.2 ESTABILIDADE - “Averá estabilidade” (V6b) - O temor de Deus nos traz estabilidade, ou seja firmeza e segurança de Deus. se queremos essa pérola do temor de Deus, temos que está firmes nas características do versículo 15 do capítulo 33 de Isaías. 

Vejamos estas características de todas as pessoas que teme a Deus, pois sem estas características não há estabilidade de Deus. 

1.1 "O que trilha o caminho da integridade 1.2 e fala com sinceridade; 
1.3 aquele que despreza o ganho proporcionado pela opressão, 
1.4 que retira sua mão de quem lhe quer oferecer suborno, 
1.5 que fecha seus ouvidos a propostas de derramamento de sangue 
1.6 e cerra seus olhos para que não se voltem para o mal." (bhsefer). Se você teme a Deus, então se prepare para desfrutar das bênçãos do Senhor. 

Os versículos (15 a 24) resume o resultado do temor de Deus: 

1.1 "No alto será sua morada; as fortificações das rochas serão sua defesa; 1.2 seu pão lhe será assegurado e seguras serão suas águas. 
1.3 Teus olhos contemplarão o Rei em toda a Sua beleza 
1.4 e verão uma terra que se estende até bem longe. 
1.5 Teu coração refletirá sobre o terror; onde estão aqueles que contavam e pesavam (os despojos)? Onde estão aqueles que contavam as torres (conquistadas)? Não verás aquele povo feroz cuja fala é abafada a ponto de não a perceberes, e cuja língua não consegues compreender. 
1.6 Olha para Tsión, a cidade de nossas reuniões solenes; teus olhos perceberão Jerusalém, habitação da paz, uma tenda que jamais será desmontada, cujas estacas jamais serão removidas e cujas cordas jamais se romperão. 
1.7 Pois lá estará conosco o Eterno em toda a Sua majestade; (será como) um lugar de largos rios e torrentes que um bote não consegue atravessar nem um barco poderoso cruzar. 
1.8 Porque o Eterno é nosso Juiz e nosso Legislador. Ele é nosso Rei e nos salvará. Foram largadas tuas cordas (ó Assíria); não conseguem mais firmar teu mastro nem estender tuas velas. Então teus abundantes despojos (e o resultado de teus saques) serão distribuídos; (até mesmo) o coxo receberá uma parte. 
1.9 E não dirá um habitante (de Jerusalém): 'Estou doente', 
1.10 pois ao povo que ali vive serão perdoados todos os pecados."  

Você tem uma base segura? Muitos não tem! Mas porque não tem? Certamente está faltando o temor de Deus! (Salmo 111.10). (...) A SUA VIDA PARECE COM UMA experiência da feira de ciências que não deu certo. Foram 199 anos para construir do começo ao fim. Já está torta e fica mais torta a cada ano. Algum dia (a não ser que haja uma intervenção preventiva) ela vai se inclinar tanto que seus oito andares, 300 degraus e sinos vão se espatifar no chão formando uma pilha de escombros.

O que é isto? Você já descobriu, não? "Ela" é a famosa Torre de Pisa, uma torre famosa na cidade de Pisa, Itália. Ela foi iniciada em 1173. Quando os primeiros três andares foram construídos, a torre começou a inclinar para o lado. Por quê? Por que o chão que a sustentava começou a afundar. Sua base era instável. Imagine - uma obra de arte da arquitetura ameaçada por uma base ruim.

A mesma coisa acontece todo o dia. As pessoas vão para a escola, devoram livros, passam nas provas, ganham diplomas e se formam. Mesmo assim, com toda a sua aprendizagem, mesmo com todo o seu conhecimento, elas fazem todo o tipo de trapalhadas, fazem escolhas erradas e acabam com suas vidas! Por quê? Porque sua base tem defeitos. Elas podem ter conhecimento, aprendizagem e educação, mas não têm sabedoria. Porque "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam" (Salmos 111:10).

"O temor do Senhor", a palavra temor nesta frase não quer dizer que temos de temer a Deus como tememos o Freddie Krueger ou Frankenstein, o tipo de medo que dá um frio na barriga. Mas significa respeito a Deus por seu poder e seu amor.

1.1 Se você realmente quer ser sábio e fazer as escolhas certas, precisa começar com o temor do Senhor. 
1.2 Este respeito a Deus significa desenvolver um profundo reconhecimento de sua presença. 
1.3 Significa respeitá-lo pelo que Ele é e o que é capaz de fazer.
1.4 Significa obedecer-lhe. 
1.5 Significa não fazer pouco caso dos presentes que Ele oferece. 
1.6 Significa lembrar-se de que Ele é o juiz do bem e do mal, do certo e errado.

A verdadeira sabedoria é como uma torre magnífica - uma estrutura de poder, beleza e graça. E, como todas as estruturas estáveis, uma base firme: temente a Deus.

QUE TAL REFLETIR RESPONDENDO POSITIVAMENTE À ESTÁS PERGUNTAS: 1.1 Como está a sua base?
1.2 Você respeita e obedece a Deus, ou você está tentando ser mais sábio que a base?

AJA AGORA: Pendure um dos seus pôsteres favoritos com uma pequena inclinação para lembrá-lo nos próximos dias da importância de uma base firme.

ORE À DEUS: "Deus, às vezes eu sinto que minha base está um pouco bamba. Eu não tenho muita sabedoria, mas eu me alegro na sabedoria que Tu tens. Ajuda-me a ficar perto de ti para que eu não me espatife
no chão quando… 


3.3 ABUNDÂNCIA DE SALVAÇÃO (V6c) - Jerusalém não só recebeu a salvação, mas a abundância da salvação. Deus não somente destruiu os inimigos do seu povo, mas também deu os bens destes inimigos para o seu povo. Se você teme à Deus ele não só vai te livrar das catástrofes da vida, mas vai encher você dá abundância da salvação. Muitos hoje em dia tem a salvação, mas lhes falta a abundância da salvação por que não aprenderam temer a Deus. 

4.4 SABEDORIA DIVINA (V6d) 


5.5 CONHECIMENTO DEUS (V6e) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário