segunda-feira, 18 de maio de 2015

O livro de Zacarias

Para entendermos a mensagem geral do livro de Zacarias é preciso começar pelos nomes do versículo 1 do capítulo um. Vejamos os significados...

1. Zacarias significa NO HEBRAICO - DEUS SE LEMBRA

2. Bereguias significa  NO HEBRAICO - DEUS ABENÇOA

3. Ido significa  NO HEBRAICO - NO TEMPO APROPIADO

Os quartos chifres da visão de Zacarias representa reinos que dominaram o povo de Israel (zc 1.18-21).

Os  chifres são...

A Babilônia
A Grécia
A Pérsia
A Roma

Mas o nosso Deus não se esquece de nós abençoar no tempo certo, nos livrando dos poderes covernamentais.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Zaqueu o publicano

Referência: Lc 19:1 "ZAQUEU O PUBLICANO TEXTO: (LC 19.1-10) A historia de Zaqueu foi mudada quando Jesus emtrou em Jericó uma cidade amaldiçoada por Deus. O novo testamento relatá a ida de Jesus a Jericó somente duas vezes; nessas duas vezes Jesus cura quatro cegos (Mt 20.29; Mc 10.46; Lc 18.35) E não sabemos se a visita de Jesus a Jericó quando encontrou Zaqueu se foi na primeira vez, ou na segunda, mas isto não é importante. O que realmente é importante é a salvação de Zaqueu e a cura dos quartos cegos, pois os milagres de Jesus são pedagógicos - Com a cura dos cegos jesus nos ensina que ele restaura não somente a visão fisica, mas também a espiritual e isto podemos ver quando salvou Zaqueu. O nome de Zaqueu significa puro. 

 QUEM ERA ZAQUEU? ZAQUEU ERA UM PEQUENO HOMEM... 

 1. Com uma grande corrupção. 
 2. Com uma grande riqueza. 
 3. Com uma grande liderança. 
 4. Servindo ao grande império romano. 
 5. Grandemente odiado pelos judeus 
 6. Com um grande vazio na alma 
 7. Com um grande alvo - Jesus 
 8. Com um grande problema - A multidão...Romper a multidão. 
9. Com uma grande estratégia - correu e subiu numa figueira brava que ficava na rua principal. 
10. Com um grande encontro - Encontrou a alegria. 
11. Com uma grande confissão. 

 CONCLUSÃO "

OS CHEGADOS DE DEUS (Dt 13.4) PENSAR 🤔 TEOLOGIA Com Carlos Ribeiro...

INTRODUÇÃO 

Somos escolhidos por Deus para obedecer os seus imperativos que são inquestionáveis. a nossa história como povo de Deus não pode ser contumaz aos imperativos de Deus... conforme o versículo 4 do nosso texto escolhido. o versículo 4 é o versículo chave do capítulo 13 de Deuteronômio, pois serve como sinal para o povo de Deus descobrir quem é quem na congregação do Senhor, se somos servos obedientes aos mandamentos do senhor Deus. Vamos expor estes imperativos em amiúde para entendermos quem é chegado de Deus e distante de Deus, pois a Bíblia nos diz que o Senhor será conhecido como um Deus santo por aqueles que se aproximam dele. Quando nós achegamos a Deus duas coisas podem nos acometer… 

1.1 a morte
Lv 10:3: "E disse Moisés a Arão: Isto é o que o SENHOR falou, dizendo: Serei santificado naqueles que se chegarem a mim, e serei glorificado diante de todo o povo. Porém Arão calou-se."

1.2 e a vida
Êx 19:22: "E também os sacerdotes, que se chegam ao SENHOR, se hão de santificar, para que o SENHOR não se lance sobre eles."

O versículo 4 é um divisor de água que trás vida para quem se aproxima de Deus obedecendo, e morte para quem se aproxima com uma vida contumaz. 

TEMA: 

OS SINAIS IMPERATIVOS DOS CHEGADOS DE DEUS 

1.1 SEGUIR SOMENTE O SENHOR (v4a) 
O povo de Israel era inconstante em seguir ao Senhor, e sempre eles iam em busca de outros deuses estranhos dos seus vizinhos, os cananeus e outros. Isso provocava a ira do Senhor. E quem não fica irado quando é traído? Depois de mostrar toda a sua bondade para a pessoa amada! Pois bem, assim fez Israel traindo ao Senhor Deus servindo a outros deuses que eram deuses mortos que não podia salvá-los das doenças e nem de seus inimigos. Israel tinha dificuldade de aceitar seguir somente ao Senhor. Muitos hoje não se contentam em seguir só o Senhor, querem seguir o Senhor colocando o em segundo plano em suas vidas, fazem de Deus uma Marionete um fantoche e, para piorar a situação tais pessoas ainda atribui as bênçãos de Deus sobre suas vidas na conta dos deuses falsos que estão em seus corações. É justamente por isso que Deus castiga o seu povo para mostrar que não compensa seguir os falsos deuses. As pragas e doenças eram os agentes punitivos de Deus, e Servia como um sinal de punição para trazer ao povo a plena consciência de que Deus não aceita rivais na adoração, pois toda glória é adoração pertence a Deus. Como já foi mencionado, quem adora outros deuses será punido com a morte e a única esperança é voltar para o temor de Deus. Agora vamos refletir sobre o segundo sinal dos imperativos de Deus, o temor de Deus! que é a única esperança para aqueles que estão seguindo os deuses falsos de seus corações. 

2.2 TEMER O SENHOR (v4b) 
Havia no meio do povo Deus profetas que faziam milagres e profetizavam e suas profecias cumpriam e estes profetas usavam os sonhos e profecias que tinham para desviar o povo de Deus do temor de Deus, e estes profetas tinham que ser mortos, não tinha perdão para estes profetas, e porque não tinha perdão para eles? 

1.1 Por que perderam o temor de Deus. 
1.2 Por que usaram as profecias e sonhos para desviar o povo do temor do Senhor Deus.
1.3 Por que trazia a morte e não a vida para o povo do Senhor. 
Era por isso que estes falsos profetas não podiam ser perdoados e nem quem os seguia. 

3.3 GUARDAR OS MANDAMENTOS DO SENHOR (v4c) Os mandamentos em Êxodo capítulo 20 era o sinal principal que era usado para identificar as pessoas que estavam querendo quebrar os mandamentos do Senhor, e todos que quebravam e eram contumazes aos mandamentos do Senhor, eram punidos com a morte sem misericórdia. Guardar os mandamentos equivale a ouvir a Deus e obedecer. 
Vamos ponderar essa verdade no quarto sinal imperativo dos chegados de Deus…

4.4 O OUVIR A VOZ DO SENHOR (v4d)
Ouvir a Deus sem obedecer os mandamentos de Deus é uma abominação, pois não basta só ouvir com os ouvidos e preciso ouvir com o coração e obedecer a Deus com os mandamentos. E Isso estava acontecendo também no tempo do profeta Jeremias que o povo de Judá estava adorando a Deus sem da ouvidos a palavra de Deus (Jr 7.1-) e para piorar a situação deles, eles espiritualizam o templo do Senhor pensando que o templo de Deus iria justificar os seus pecados e proteger Los dos inimigos, mas Jeremias mostrou que se eles não se arrependerem dando ouvidos a Deus com os mandamentos, eles seriam punidos e o templo de Deus seria destruído. 

5.5 SERVIR AO SENHOR (v4e) 

6.6 CHEGAR SE A DEUS (v4f) 

CONCLUSÃO: SE VC QUE SER AMIGO E CHEGADO DE DEUS ENTÃO GUARDE OS SEUS MANDAMENTOS POIS QUEM SEQUE O SENHOR E O TEME NUNCA SERÁ ENGANADO PELO MALIGNO QUE INDUZ O POVO A SER REBELDE AOS IMPERATIVOS DO TODO PODEROSO."

sábado, 9 de maio de 2015

As sete marias da Bíblia

Os Judeus tem tipicamente apenas um nome, o que tem causado grandes dificuldades em distinguir entre os indivíduos com o mesmo nome no Novo Testamento. Por exemplo, o Novo Testamento registra os nomes de pelo menos sete Marias diferente. Para distinguir entre eles, os autores do Novo Testamento incluíam apelidos ou outros fatos sobre elas para identificar, tais como os locais de onde vinham (Maria Magdalena ou Maria de Magdala).

1. Quem foi Maria, mãe de Jesus?

Maria, mãe de Jesus, viveu em Nazaré, provavelmente com seus pais, quando a anunciação do nascimento de Jesus veio, embora Mateus e Lucas demonstram uma forte conexão entre ela, seu marido e Belém (Mateus 1:16-23; Lucas 2:4-7). Ela foi uma testemunha do milagre em Caná (João 2:3), porções do ministério (Mateus 12:46), a crucificação (João 19:25) e possivelmente a ressurreição de Cristo (Mateus 28:1; Marcos 16:1 e Lucas 24:10). Ela também é mencionada como estando presente durante uma reunião de discípulos após a ressurreição de Jesus (Atos 1:14). A genealogia de Maria não pode ser encontrada em nenhum lugar da Bíblia, embora em algumas traduções tendem a identificar os registros genealógicos encontrados em Lucas como sendo o de Maria (Lucas 3:23-38).

2. Quem foi Maria Madalena (Magdalena)?

Maria Madalena era da cidade de Magdala. Ela provavelmente ofereceu ajuda financeira para o ministério de Jesus como sugerido por sua habilidade de viajar livremente (Marcos 15:41; Lucas 8:1-2). Ela foi curada miraculosamente de possessão demoníaca (Lucas 8:2). Ela testemunhou a crucificação, sepultamento, sepulcro vazio e o corpo ressuscitado de Jesus (ver Mateus 27:55-56, 61; João 20:14-18). De acordo com o Evangelho de João, ela foi a primeira pessoa a ver Jesus após a ressurreição.

3. Quem foi Maria, irmã de Marta e Lazaro?

Maria, a irmã de Marta e Lazaro, foi condenada por ser discípula quando sua irmã declarou a Jesus que ela estava sobrecarregada com os afazeres domésticos (Lucas 10:41-42). Maria também ungiu os pés de Jesus com lagrimas e os secou com seus cabelos, antes do seu sepultamento, fazendo assim com que Maria fosse a primeira pessoa, exceto Jesus, a chamar a atenção abertamente para sua morte iminente (João 12:3-7).

4. Quem é Maria, a mãe de Tiago e José?

Maria, a mãe de Tiago e José, era uma discípula que seguiu Jesus desde a Galiléia (ver Mateus 27:55-56). O Evangelho de Marcos a apresenta como uma benfeitora do ministério público; ela foi também uma testemunha do sepulcro vazio (Marcos 15:40-41; Mateus 27:56). Ela é provavelmente a “outra Maria” mencionada nos registros do sepulcro vazio (Mateus 27:61). Interessante observar que Jesus tinha outros quatro irmãos, os dois mais velhos eram Tiago e José (Marcos 6:3), fazendo com que seja possível que essa Maria seja a mesma mãe de Jesus, uma conclusão sustentada por Marcos de que essa era Maria, mãe de “Tiago, o menor”, um apelido popular para o irmão mais novo de Jesus que tinha o mesmo nome (Marcos 15:40).

5. Quem era Maria, a esposa de Clopas?

Maria, a esposa de Clopas, é mencionada por nome apenas em João 19:25 como testemunha da crucificação de Jesus e é chamada de “Maria mulher de Clopas”, ou mais literalmente, “Maria de Clopas”. Alguns pensaram que ela fosse Maria, a irmã da mãe de Jesus. Entretanto, não há muitas chances de duas irmãs terem o mesmo nome. Portanto, alguns estudiosos acreditam que a referencia em João citam três pessoas, a mãe de Jesus e “e a irmã de sua mãe” e “Maria mulher de Clopas”, como sendo três pessoas diferentes.

6. Quem é Maria, a mãe de João Marcos?

Maria, a mãe de João Marcos, foi uma importante discípula que abriu seu lar para os Santos em Jerusalém, logo após a morte de Jesus (Atos 12:12.). Lucas a descreveu como uma mulher de meios (Atos 12:12-14).

7. Quem é Maria mencionada em Romanos?

Maria, mencionada em Romanos, parece não ter conexão com qualquer uma das mencionadas nos quatro Evangelhos, mas ela era uma grande bênção para as congregações em Roma. Paulo exaltou seus serviços dizendo: “Saudai a Maria, que trabalhou muito por nós” (Romanos 16:6).