quinta-feira, 6 de março de 2014

Liderança no livro de Gênesis...

Tudo começa com Deus - o líder por excelência  

Resumo  - Gênesis, o livro que narra o princípio, contém numerosas lições sobre liderança. Apresenta alguns dos maiores líderes da Bíblia. Porém tudo começa com Deus, o Líder por excelência. Depois de criar o Universo e o planeta no qual vivemos, entregou a liderança da terra à humanidade (1.26).   Você e eu fomos criados para liderar e governar. O pecado, no entanto, arruinou a nossa habilidade de liderar. Gênesis apresenta a história do plano de Deus para redimir pessoas pecadoras dependentes da escravidão da sua natureza decaída. Não é a maior parte da história um retrato do conflito entre pessoas tentando liderar e governar uns aos outros sem a direção de Deus? Por essa razão, Gênesis traz relatos de homens e mulheres tentando optar entre liderar ou seguir, obedecer ou rebelar-se, servir a Deus ou viver por si mesmos.   Pelo fato de Deus haver designado pessoas para liderar, "dominar sobre toda a terra" (1.26,28), sabemos que possuímos capacidade de governar. Mas, como seres pecadores, estamos inclinados a seguir o nosso próprio caminho ao invés de seguir a liderança de Deus. Gênesis 6 nos conta que a humanidade tornou-se tão má e egoísta, que Deus determinou fazer um novo começo. Deus enviou o dilúvio sobre a terra, poupando somente a família de um homem, Noé. Depois do dilúvio, a terra passou a ser habitada novamente, e pessoas aprenderam a cooperar umas com as outras; porém, mesmo assim, falharam em seguir a Deus. A torre de Babel (11.1-9) proporciona um grande símbolo da arrogância da humanidade. As pessoas tinham clara visão e forte liderança, mas se rebelaram contra Deus. Por isso, Deus confundiu a sua linguagem e inaugurou um novo plano de liderança para elas. Dividiu as pessoas em grupos de linguagem; mais tarde, escolheu um desses grupos, os hebreus, como povo dele, para servir de exemplo para os outros.   A liderança de Deus sobre os hebreus começou precisamente antes de firmar sua aliança eterna com Abrão (mais tarde, denominado de Abraão) e prosseguiu com os patriarcas: Isaque, Jacó e José. As lições de liderança que eles aprenderam se encontram nos 38 capítulos finais de Gênesis. Deus não apenas pretendia que eles permanecessem puros, mas que também guiassem outros povos de volta a Deus; pretendia que modelassem um estilo de vida que motivasse outros seguidores.  

O papel de Deus em Gênesis - Deus quis que sua criação começasse bem. Transmitiu sua visão de mundo para Adão, Noé, Abraão e, depois, para Isaque e Jacó. Semelhante a todos os bons líderes, Deus tomou a iniciativa. Porém nunca impôs sua liderança sobre alguém. Cada vez que seu povo falhava, ele expunha seu plano; então, selecionava aqueles a quem convidaria a agirem de forma apropriada. Com determinação, persistiu no seu plano de redimir homens e mulheres das suas faltas e, da mesma forma, manteve um relacionamento com eles.    

Líderes em Gênesis  - Adão, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Potifar, Faraó    

Outras pessoas de influência em Gênesis  - Eva, os construtores da torre de Babel, Sara, Ló, Rebeca, Labão, Esaú e a esposa de Potifar  

Lições de liderança  

• Deus criou a humanidade para liderar e governar, mas somente no contexto da liderança dele.  

• Líderes devem aprender a ajustar os seus planos enquanto mantêm firmemente sua visão.  

• Cada um lidera e segue alguém.  

• Ninguém pode liderar bem sem seguir bem.  

• Pessoas devem ver os benefícios da visão antes de se comprometerem com ela.  

• Para conquistar em confiança, líderes devem demonstrar caráter e competência.

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado pelo Esboço. Me ajudou no meu estudo!