INTRODUÇÃO: Paulo nos últimos dias do seu ministério em Roma numa prisão não desistiu de seu ministério, pois o mesmo não se via como um prisioneiro romano, mas como preso do Senhor Jesus Cristo seu Salvador. Mesmo preso, Paulo não deixou de exercitar os verbos do ministério. A prisão não enfraqueceu o apóstolo Paulo, pois estando preso escreveu epístolas e cartas para fortalecer a igreja de Deus. Paulo não deixou de ler os pergaminhos da antiga aliança e nem livros seculares só porquê estava preso. Paulo deixou o seu legado ao jovem Timóteo e ensinou o jovem a verbalizar os verbos do ministério.
OS GUIAS SÃO ?
1.1. Assistir
1.2. Fortalecer
1.3. Cumprir
1.4. Pregar
1.5. Ouvir
1.6. Livrar
1.7. Guardar
TEXTO BÍBLICO: 2Tm 4.17 -18 - Mas o Senhor
(1)ASSISTIU-ME e
O verbo assistir revela o cuidado de jesus para com o ministério do Apóstolo Paulo - O senhor jesus estava no controle de tudo! Alguns irmãos não ajudaram o apóstolo Paulo na prisão em Roma, mas o senhor Jesus não deixou de ajudá-lo com sua graça.
(2)FORTALECEU-ME, para que, por mim, fosse
O verbo fortalecer fala do consolo de jesus no ministério de paulo nas horas de desânimo causado pelas lutas no exercício ministerial. O verbo fortalecer nos trais a lume a ideia de uma fortaleza, pois nós nos tornamos uma fortaleza quando Jesus nos fortalece. Os ataques do diabo não pode penetra essa fortaleza, pois Deus que é como uma fortaleza não pode ser destruído, e todos os que tem o Senhor como sua fortaleza passa a ser uma fortaleza com o Senhor. Depois de assistidos e fortalecidos pelo Senhor estamos prontos para exercitar o Verbo cumprir.
(3)CUMPRIDA a
O verbo cumprir descreve a responsabilidade de jesus para com o ministério de Paulo, pois sem a ajuda de jesus não há ministério de sucesso. É o Senhor que nos dá todas as ferramentas para cumprir as tarefas na obra missionária, e nos ensina como usarmos as ferramentas no campo missionário. Temos que reconhecer que não poderemos cumprir o nosso ministério sem a ajuda de Jesus Cristo. É Jesus que aprova o nosso ministério, então toda honra é dele! Muitos ao prosperar no ministério esquecem de dá toda glória a Jesus e por essa razão fracassam espiritualmente manchando o seu ministério com escândalos de ordem moral, espiritual, econômica, conjugal etc. A alta suficiência levam os mesmos a não pedirem ajuda e descartarem a disciplina, mas os tais não poderam escapar da disciplina do senhor. O nosso Deus usa algumas barreiras para nos alertar do perigo de rejeitar a disciplina a fim de não peresermos em nossos pecados.
QUAIS SÃO AS BARREIRAS DA DISCIPLINA ?
1.1. A Bíblia — O senhor usa sua palavra para nos corrigir todas as vezes que a lemos, porém, fazemos vista grossa e não damos o devido valor a mesma quando fala a nossa consciência.
1.2. A conciência - Ao quebrar a barreira da palavra de Deus, a barreira da conciência é quebrada e o indivíduo passa a ter uma conciência cauterizada.
1.3. A igreja - O indivíduo que quebrou a barreira da palavra de Deus e de sua conciência agora terá diante de si outra barreira, a igreja que vai julgá-lo, se o mesmo não aceitar o julgamento da igreja será considerado um publicano.
1.4. Os amigos - Mas Deus ainda usará os amigos mais íntimos para aconselhar o réu...
1.5. A leis humanas - Se o tal continuar a resistir o Senhor, o senhor usar as leis humanas para castiga Ló...
1.6. Os demônios - Se mesmo a sim não ouvir a Deus, Deus entregará os tais nas mãos dos demônios. É nessa última barreira que o indivíduo fica entre a espada e a cruz... Se voltar para cruz será salvo, se não, o inferno será inevitável.
Portanto cumpra o teu ministério com santidade e aprenda a corrigir os teus erros não rejeitando a disciplina do Senhor e nem a igreja de Deus.
(4)PREGAÇÃO e todos os gentios a
O verbo pregar é uma das primeiras ferramentas do missionário. É preciso saber pregar esse verbo pois esse verbo está ligado ao verbo ouvir.
O verbo pregar é responsabilidade do pregador e nao de quem o enviou. É Preciso dinamizar o verbo pregar com a Homilética organizando o conteúdo para alcançar as almas perdidas para jesus cristo. O missionário precisa saber o que é pregação para pregar com conhecimento e poder. Temos algumas palvras gregas que está no arcabouço da palavra pregar. Vamos descrever cada uma delas para não sairmos da linha do trem.
ENTÃO, O QUE É PREGAÇÃO?
A pregação, toda a pregação, é constituída de quatro coisas:
1. É PROCLAMAR A MENSAGEM DADA PELO REI (kerusso). Isto nos fala sobre a fonte da mensagem e a autoridade que a acompanha.
2. É ANUNCIAR BOAS -NOVAS (euangelizo). Isto nos fala sobre a qualidade da mensagem e o espírito com que ela é apresentada.
3. É DAR TESTEMUNHO DOS FATOS (martureo). Isto nos fala sobre a natureza da mensagem e a base na qual ela está construída.
4. É UM ESCLARECIMENTO DAS IMPLICAÇÕES DA MENSAGEM (didasko).
Isto nos fala sobre o alvo da mensagem (a consciência do ouvinte) e a medida do seu sucesso (ela muda a vida de alguém?).
(5)OUVISSEM; e fiquei
O verbo ouvir é dinamizado pelo espírito santo, pois nao é o pregador que convence os pecadores a crerem em jesus Cristo, sendo a sim a nossa resposabilidade no ministério da pregação é pregar e nao convencer os pecadores. O ministro missionário precisa está com os ouvidos abertos para ouvir a voz do Espírito Santo que dá as orientações estratégias, pois é o Espírito que abre os ouvidos dos pecadores convencendo de seus pecados. Paulo ensina ao jovem Timóteo a verbalizar no seu ministério alguns verbos, pois a compreensão correta destes verbos levaria o jovem Timóteo a ganhar e cuidar das almas que aceitasem a Jesus Cristo como Salvador.
E GUAIS SÃO ESTES VERBOS?
Encontramos estes verbos na carta aos romanos no capítulo dez 10.
1.1. Enviar - (Quem nos enviou foi Jesus através da igreja).
1.2. Pregar - (A mensagem do rei sem adúltera lá)
1.3. Ouvir - (Ouvir a palavra de Deus para ser ouvido)
1.4. Crêr - (crê no Salvador e na sua justiça)
1.5. Invocar - (O Salvador que pode salvar
1.6. Salvar - (viver uma vida salva para salvar os pecadores)
(6)LIVRE da boca do leão. 18 E o Senhor me livrará de toda má obra e
O verbo livrar pertence a Deus, pois o senhor conhece as armadilhas do diabo contra o nosso ministério.
(7)GUARDAR-ME-Á para o seu Reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém!
O verbo guardar fala de jesus que salvará todos que foram fieis no ministério servindo ao senhor e nao a si mesmos.
O ministro que recebe a ação destes verbos tem a resposabilidade de dinamizar estes verbos em outras pessoas...
1.1. Precisa assistir os colegas em suas necessidades ministerial...
1.2. Fortalecer os fracos...
1.3. Cumprir as responsabilidades com o senhor, servido e protegendo o povo de Deus...
1.4. Pregar a palavra com graça e ordem, levando os outros a fazerem o mesmo...
1.5. Ouvir E obedecer o espírito santo que convence o pecador conscientizando a todas dessa realidade...
1.6. Livrar se do Leão com a ajuda do senhor Jesus mostrando a todos que com o senhor é possível vencer o diabo...
1.7. Guardar se para ser guardado no ceu...
CONCLUSÃO
.