segunda-feira, 3 de agosto de 2020

AS FINALIDADES DA CEIA DO SENHOR JESUS CRISTO (1Co 11.23-) PENSAR 🤔 TEOLOGIA Com Carlos Ribeiro...

INTRODUÇÃO

 No novo testamento temos alguns elementos que são usados para celebrar as benesses da graça de Deus, estes elementos são: O pão, o vinho, o Óleo da UNÇÃO e a água que é usada para o batismo dos novos convertidos. O pão representa o corpo místico de Cristo como também o vinho representa o sangue místico de Jesus Cristo na celebração da ceia do senhor. Digo místico porque ninguém está comendo literalmente o corpo de Jesus Cristo e nem bebendo o sangue de Jesus Cristo. Mas sabemos que Jesus não é místico e nem seu sacrifício na cruz, pois ele nos deu seu corpo e seu sangue literalmente em sacrifício vivo na cruz para nos salvar.

A ceia do Senhor tem algumas finalidades e, vamos detalhar em amiúde as finalidades da ceia do Senhor Jesus Cristo para a sua igreja em 1 Coríntios capítulo 11, visando com isso uma espiritualidade madura e dinâmica que deleta as heresias que são abomináveis para com os elementos legítimos da graça de Deus em Jesus Cristo, digo assim porque há muitos que usam outros elementos que não são autorizados no novo testamento para a celebração da graça, como por exemplo: O sal e sacrifícios de animais etc. A ceia do Senhor por si só é altamente excludente do sincretismo religioso extremado.

Agora vamos falar das finalidades da santa ceia do Senhor.

TEMA 

O QUE É A CEIA? E QUAIS SÃO SUAS FINALIDADES?

1.1 Primeiro FINALIDADE: É UM MEMORIAL (1Co 11:25) "em memória de mim."

Muitos têm esquecido de celebrar a santa ceia do senhor porque tem esquecido do Senhor da ceia que está no céu. A igreja primitiva não esqueceu do Senhor Jesus porque nunca deixaram de celebrar a ceia do Senhor Jesus Cristo. E, a principal mensagem da Igreja primitiva era a ceia do senhor Jesus, pois a ceia contém todos os elementos da nossa esperança eterna e é por isso que é importante pregar e ensinar sobre a ceia do senhor, para não esquecermos de mantermos a comunhão com a igreja e com Jesus o nosso pão vivo que está no céu, derramando as suas bênçãos sobre todos que não tem uma memória esquecida. 

1.2 Segunda FINALIDADE: É UM SERMÃO (1Co 11:26) "proclamais a morte do Senhor..." 

Temos que proclamar a morte do Senhor morrendo para o mundo e suas práticas pecaminosas, para fazermos isso é preciso cuidar do nosso corpo com a santidade do Senhor Jesus Cristo pelo seu espírito santo, pois sem ajuda do Espírito Santo não teremos a força necessária para oferecer o nosso corpo para glória do Senhor Jesus Cristo. Se não estamos sendo santos no corpo, então não temos comunhão com Jesus e por tanto não podemos comer o pão da Santa ceia, pois o nosso corpo e nosso espírito está contaminado com o pecado. Nesse caso as pessoas que perderam a comunhão precisam de pedir perdão pra Deus e a Igreja, se quiserem não serem condenados e punidos como uma
1.1 vida doente 
1.2 e fraca 
1.3 que pode resultar em morte física. 

Somente as pessoas que são fiéis ao corpo místico de Cristo que podem proclamar a morte do Senhor Jesus Cristo, pois os tais já morreram para os desejos mundanos e, os que ouvirem a palavra através destes se converterão, pois não só ouviram palavras, mas viram um testemunho de uma vida santa digna de ser imitada. 

O corpo de Cristo está morto para o pecado, mas está vivo para a proclamação da salvação e santidade, é isto que a santa ceia nos ensina. 

1.3 Terceira FINALIDADE: É UM SÍMBOLO DE NUTRIÇÃO ESPIRITUAL (1Co 11:26) "Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice."

Que pão temos comido? Se comermos o pão de Jesus Cristo com fermento do pecado morreremos desnutridos espiritualmente. Não leve fermento para a ceia do senhor! Peça para ele apagar os seus pecados para que você seja achado digno de se nutrir das bênçãos do Senhor Jesus Cristo e das benesses da santa ceia em todas as vezes que participar. 

1.4 Quarta FINALIDADE: É UMA PROFECIA (1Co 11.26) "... até que ele venha."

Sejamos fiéis ao Senhor Jesus Cristo até o fim! Comendo o pão que há em sua mesa, com um sincero coração que expressa um ardente amor pela sua volta estando em seu eterno amor, pois quem não ama o Senhor Jesus Cristo não pode ceiar com ele na eternidade nas ceias de seu amor. 

Esclarecendo algumas dúvidas sobre a ceia do senhor Jesus Cristo. 

1.1 Quando participamos da ceia os nossos pecados são perdoados? Não! Porque não? Por que somente Jesus Cristo com seu sangue pode perdoar os nossos pecados e nos salvar. 

1.2 O pão é o vinho da ceia pode curar as enfermidades? Não! Somente o nome de Jesus Cristo pelo seu espírito santo pode nos curar de todas as doenças. 

1.3 Quando oramos pelo pão e o vinho da ceia, estes elementos se transformam literalmente no corpo e sangue de Jesus Cristo? Não! Mesmo depois da oração o pão é o vinho continua sendo pão e vinho, pois não há pode nestes elementos da ceia, mas o poder está no espírito santo que usa a fidelidade e uma consciência limpa de todos que fazem jus ao corpo de Jesus Cristo. o pão e o vinho é um divisor de águas que funciona como um sensor que alarma a nossa consciência nos dizendo, se estamos ou não dignos de participar da ceia do Senhor Jesus Cristo. 

1.4 E como saber se sou digno ou não de participar da santa ceia? Paulo nos mostra os pecados que nos impede de participar da santa ceia do senhor Jesus Cristo, e se participarmos seremos julgados e condenados. Nas cartas de Paulo temos os pecados que nos condena se participarmos ou não dá ceia do senhor Jesus Cristo. Vejamos alguns: 
1.1 A imoralidade sexual, 
1.2 calúnia, roubos, 
1.3 violência, 
1.4 o ódio Etc. 

1.5 Se eu ficar sem cear por muito tempo não vou subir para o céu quando Jesus voltar? Não! O que nos impede de subir para o céu é a prática da iniquidade e não por não cear, pois tem muitos que não vão subir não porque deixaram de cear, mas porque vivem pecando. 

1.6 Se uma igreja não tiver em seu estatuto a santa ceia do senhor Jesus Cristo essa Igreja será salva? Claro que sim! Pois a salvação está em Jesus Cristo e não em uma celebração dada por ele, mas se tal igreja deixar a santidade e as doutrinas fundamentais da palavra de Deus, então tal igreja não será salva. Pode acontecer que uma igreja que não observe a santa ceia do Senhor Jesus Cristo ter muito mais comunhão e intimidade com Jesus, isto pode mudar de uma igreja para outra. 

1.7 Um membro comum dá igreja pode ministrar a ceia do senhor Jesus Cristo para si mesmo? Não! Porque não? Por que temos os obreiros oficiais da Igreja que fazem isso. Não temos na Bíblia nem um caso de um membro da igreja ministrando a ceia para si mesmo, se alguém estiver fazendo isso estará eliminando o propósito da santa ceia do Senhor Jesus Cristo que é a comunhão com Jesus e com os irmãos da Igreja, por tanto quem está se isolando e celebrando a ceia para si mesmo está pecando contra o Senhor Jesus Cristo e contra o ministério da Igreja, pois a eles é dado essa responsabilidade de celebrarem a ceia do senhor Jesus Cristo para a ekklesia. 








ÀS TEMPESTADES DA VIDA (Mc 4. 35-41) PENSAR 🤔 TEOLOGIA Com Carlos Ribeiro...

PENSAR 🤔 TEOLOGIA... 
Com Carlos Ribeiro: (título) ÀS TEMPESTADES DA VIDA (Mc 4. 35-41)

[Uma tempestade sobrenatural] 
 35 Naquele mesmo dia, ao anoitecer, Ele lhes disse, “Vamos atravessar para o outro lado”. 36 Como ele já estava no barco,1 eles partiram com Ele, deixando a multidão para trás (aliás, outros barquinhos estavam com Ele também).2 37 Ora, levantou-se um forte vendaval ciclônico, tanto que as ondas se lançaram para dentro do barco, de maneira que já se enchia.
 38 E Ele estava sobre a popa, dormindo sobre a almofada;3 aí eles O despertam e lhe dizem, “Mestre, não te importas que estamos perecendo?!”4 39 Aí, despertado, Ele repreendeu o vento e disse ao mar, “Cala-te; fica amordaçado!” E o vento parou, e houve calmaria completa.5 40 Aí Ele disse-lhes: “Por que vocês estão com tanto medo? Como é que não têm fé?”6 41 Eles estavam apavorados, e começaram a dizer uns aos outros, “Quem será este, que até o vento e o mar lhe obedecem!?”7

INTRODUÇÃO: Jesus nos ensina com está tempestade a não temer a fúria da mesma, pois Jesus estava muito cansado e, deitou na popa do barco e, colocou a sua cabeça sobre uma almofada e dormiu. Percebam que Jesus não acordou por causa da tempestade, mas os discípulos de Jesus com medo o acordou dizendo: "mestre não te importas que estamos perecendo? Percebam a grande incoerência dos discípulos de Jesus Cristo quando disseram para Jesus: "Mestre, não te importas que estamos perecendo?!” pois como Jesus iria se importar com seus discípulos se ele estava dormindo, sabemos que uma pessoa quando está dormindo não sabe o que está acontecendo ao seu lado, mas Jesus sabia de tudo? Claro, ele é Deus! Jesus antes de repreender os seus discípulos ele repreendeu o vento e depois as ondas do mar, mostrando para seus discípulos como deveriam se comportar diante das tempestades da vida. 

Jesus nos ensina várias lições com essa tempestade.

TEMA : LIÇÕES DE UMA TEMPESTADE 

1.1 LIÇÃO - A tempestade não pode impedir de chegarmos no outro lado do mar, pois a palavra de Jesus não pode ser invalidada pelas tempestades! Se ele disse: vamos para outro lado do mar, nada pode nos impedir de chegarmos lá, só se nós não quisermos! Mas duvido que alguém não queira se livrar de uma tempestade! É, claro! que todos nós queremos chegar em um porto seguro.

1.2 LIÇÃO - Jesus está no barco da nossa tempestade, se ele está no barco nem a tempestade e o mar não poderá afundar o nosso barco.

1.3 LIÇÃO - Ter Jesus em nosso barco não impede a tempestade e as ondas de encher o nosso barco de água, mas podemos confiar plenamente em Jesus que o nosso barco não irá afundar, pois a água pode até entrar em nosso barco, mas não pode afundá-Lo, pois quem está no barco não é um homem comum, mas o próprio Deus em forma humana, o criador de todas as coisas, o nosso Salvador Jesus Cristo! 

1.4 LIÇÃO - Descanse em meio a tempestade, pois nada adianta ter medo, o medo não vai parar a fúria da tempestade e nem as ondas inquietas do mar, por isso use a almofada da fé em Deus e durma em paz. Jesus vai acalmar o mar e a tempestade, quando você acordar não haverá tempestade e ondas inquietas apavorando a sua alma.

1.5 LIÇÃO - Não permita que a tempestade lhe faça uma pessoa incrédula, pois os discípulos de Jesus Cristo viram muitas maravilhas feitas por Jesus Cristo, mas mesmo assim continuaram incrédulos duvidaram da verdadeira identidade de Jesus Cristo, pois eles ainda tinham Jesus como um simples homem como João Batista, Elias, Jeremias etc. Os discípulos de Jesus só acreditaram que Jesus é Deus só depois da sua ressurreição. Jesus tirou a incredulidade dos seus corações dando-lhes a plena certeza de sua messianidade. Se queremos vencer as tempestades da vida é de suma importância não duvidar da deidade de Jesus Cristo. Entenda que ele é Deus e, que não pode falhar e nem pode se afogar nas águas inquietas do mar, pois ele é o Criador. 

1.6 LIÇÃO - Não coloque a sua esperança no seu barco e nem em si mesmo para vencer as tempestades da vida, mas em Jesus que está no seu barco. 

1.7 LIÇÃO - Não abandone o seu Barco quando as tempestades baterem forte no seu barco, pois não há como se salvar sem Jesus Cristo em nossa barca.