quarta-feira, 19 de março de 2014

Alguns trágicos não...

1. O <não> da desobediência (2Ts [1:8]) "Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;"

2. O <não> da ignorancia (Jz [2:10]) "E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel."

3. O <não> contra a luz (Jo [16:3]) "E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim."

4. O <não> da rejeição (Jz [5:23]) "Amaldiçoai a Meroz, diz o anjo do Senhor, acremente amaldiçoai aos seus moradores; porquanto não vieram ao socorro do Senhor, ao socorro do Senhor com os valorosos."

5. O <não> da irreverência (At [10:15]) "E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou."

6. O <não> da rebelião (Pv [1:24]) "Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,"

Cristo Vivo

1. Pedra Viva (1Pd [2:5]) "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo."

2. Pão Vivo (Jo [6:51]) "Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo."

3. Caminho Vivo (Hb [10:20]) "Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,"

4. Sacerdócio Vivo (Hb [13:15]) "Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome."

5. Esperança Viva (1Pd [1:3]) "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,"

Símbolos da Palavra de Deus

1. Espelho (Tg [1:23]) "Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural;"

2. Martelo (Jr [23:29]) "Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?"

3. Fogo (Ml [3:2]) "Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros."

4. Espada (Hb [4:12]) "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração."

5. Semente (1Pd [1:23]) "Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre."

De que devemos nos guardar

1. Dos ídolos (1Jo [5:21]) "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém."

2. Da corrupção (Tg [1:27]) "A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo."

3. Da língua do mau (Sl [34:13]) "Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano."

4. Do fermento dos feriseus (Mc [8:15]) "E ordenou-lhes, dizendo: Olhai, guardai-vos do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes."

5. Das paixões da mocidade (2Tm [2:22]) "Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor."

A graça em Hebreus é...

1. graça para sermos ajudados (Hb [4:16]) "Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno."

2. graça agravada (Hb [10:29]) "De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?"

3. privados da graça (Hb [12:15]) "Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem."

4. graça que fortifica (Hb [13:9]) "Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram."

5. graça para Todos (Hb [13:25]) "A graça seja com todos vós. Amém."

6. pela graça provamos a vida (Hb [2:9]) "Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todos."

O Espírito Santo como pomba

1. Fala de paz (Mt [3:16]) "E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele."

2. Fala de simplicidade e ternura (Mt [10:16]) "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas."

3. Fala de pureza (Mt [5:8]) "Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;"

4. Fala de sensibilidade (1Pd [3:16]) "Tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo."

O Espírito Santo como fogo

1. Ele aquece (Lc [22:55]) "E, havendo-se acendido fogo no meio do pátio, estando todos sentados, assentou-se Pedro entre eles."

2. Ele purifica (Ml [3:2]) "Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros."

3. Ele ilumina (Sl [78:14]) "De dia os guiou por uma nuvem, e toda a noite por uma luz de fogo."

4. Ele quebranta (Sl [68:2]) "Como se impele a fumaça, assim tu os impeles; assim como a cera se derrete diante do fogo, assim pereçam os ímpios diante de Deus."

5. Ele liberta (Jz [16:9]) "E o espia estava com ela na câmara interior. Então ela lhe disse: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. Então quebrou as vergas de vimes, como se quebra o fio da estopa ao cheiro do fogo; assim não se soube em que consistia a sua força."

O Espírito Santo como óleo

1. Fala de alegria (Sl [23:5]) "Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda."

2. Fala de consolo (At [9:31]) "Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia e Samaria tinham paz, e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e consolação do Espírito Santo."

3. É elemento indispensável (Ec [9:8]) "E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco."

4. Alimenta a lâmpada (Mt [25:4]) "Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas."

5. Relaciona-se com o serviço (Ex [28:41]) "E vestirás com eles a Arão, teu irmão, e também seus filhos; e os ungirás e consagrarás, e os santificarás, para que me administrem o sacerdócio."

O Espírito Santo como selo

1. Garantia da Salvação (Ef [4:30]) "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção."

2. Confere autoridade (Jo [6:27]) "Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou."

3. Fala de Segurança (Ef [1:13]) "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa."

4. Esta vínculado a importantes concertos (Ex [28:11]) "Conforme à obra do lapidário, como o lavor de selos lavrarás estas duas pedras, com os nomes dos filhos de Israel; engastadas ao redor em ouro as farás."

5. Fala de negócios, compras, etc. (Jr [32:10]) "E assinei a escritura, e selei-a, e fiz confirmar por testemunhas; e pesei-lhe o dinheiro numa balança."

O Espírito Santo como chuva

1. A chuva é abundante (Ez [38:22]) "E contenderei com ele por meio da peste e do sangue; e uma chuva inundante, e grandes pedras de saraiva, fogo, e enxofre farei chover sobre ele, e sobre as suas tropas, e sobre os muitos povos que estiverem com ele."

2. A chuva refresca a terra (Sl [68:9]) "Tu, ó Deus, mandaste a chuva em abundância, confortaste a tua herança, quando estava cansada."

3. A chuva fertiliza a terra (Hb [6:7]) "Porque a terra que embebe a chuva, que muitas vezes cai sobre ela, e produz erva proveitosa para aqueles por quem é lavrada, recebe a bênção de Deus;"

4. A chuva vem de (Jó [28:26]) "Quando prescreveu leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões;"

5. A chuva é preparada e dada por Deus (Sl [147:8]) "Ele é o que cobre o céu de nuvens, o que prepara a chuva para a terra, e o que faz produzir erva sobre os montes;"

O Espírito Santo como orvalho

1. Vem de Deus (Gn [27:28]) "Assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto."

2. É uma benção (Dt [33:13]) "E de José disse: Bendita do Senhor seja a sua terra, com o mais excelente dos céus, com o orvalho e com o abismo que jaz abaixo."

3. Deixar de cair orvalho é uma maldição (1Rs [17:1]) "Então Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra."

4. Onde cai o orvalho, ali o Senhor ordena benção (Sl [133:3]) "Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre."

5. Vem do "seio da alva" (Sl [110:3]) "O teu povo será mui voluntário no dia do teu poder; nos ornamentos de santidade, desde a madre da alva, tu tens o orvalho da tua mocidade."

Jesus e o Espírito Santo

1. Jesus foi gerado por obra Dele (Lc [1:35]) "E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus."

2. Jesus foi ungido por Ele (At [10:38]) "Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele."

3. Jesus foi guiado por Ele (Lc [4:1]) "E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;"

4. Jesus foi credenciado por Ele (Mt [12:28]) "Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus."

5. Jesus foi oferecido a Deus como sacrifício por Ele (Hb [9:14]) "Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?"

6. Jesus foi vivificado por Ele (1Pd [3:18]) "Porque também Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus; mortificado, na verdade, na carne, mas vivificado pelo Espírito;"

O Espírito que ajuda

1. Ajuda a crer (1Ts [4:14]) "Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele."

2. Ajuda a orar (Mt [6:10]) "Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;"

3. Ajuda a amar (2Tm [4:8]) "Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda."

4. Ajuda a pregar (1Ts [4:1]) "Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,"

5. Ajuda a vigiar (1Ts [5:6]) "Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios;"

6. Ajuda a olhar (Mc [13:35]) "Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã,"

Privilégios que vem do Espírito

1. Nascer do Espírito (Jo [3:7]) "Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas."

2. Transforma-se pelo Espírito (2Co [3:18]) "Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor."

3. Fortalecer-se pelo Espírito (Cl [1:11]) "Corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo;"

4. Ser atendido pelo Espírito (Lc [11:13]) "Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?"

5. Andar no Espírito (Gl [5:25]) "Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito."

Como gastar o nosso tempo

1. Em oração (Ef [5:18]) "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida."

2. Estudando a Palavra (At [17:11]) "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim."

3. Em auxiliar o próximo (Jo [5:8]) "Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda."

4. No trabalho de Cristo (Jo [1:42]) "E levou-o a Jesus. E, olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, filho de Jonas; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)."

5. Em comunhão com os cristãos (Cl [3:12]) "Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade;"

O sangue derramado...

1. para nossa redenção (Ef [1:7]) "Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;"

2. para nos dar luz (Jo [1:7]) "Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo;"

3. para nos dar paz com Deus (Cl [1:20]) "O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado nestes últimos tempos por amor de vós;"

4. o sangue derramado (Rm [5:9]) "Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira."

O povo do Senhor é...

1. ecolhido (Dt [7:6]) "Porque povo santo és ao Senhor teu Deus; o Senhor teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo especial, de todos os povos que há sobre a terra."

2. redimido (Ex [15:13]) "Tu, com a tua beneficência, guiaste a este povo, que salvaste; com a tua força o levaste à habitação da tua santidade."

3. peculiar (Dt [14:2]) "Porque és povo santo ao Senhor teu Deus; e o Senhor te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo."

4. separado (Ex [33:16]) "Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?"

5. santo (1Pd [1:15]) "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;"

Nossa consagração a Deus baseia-se...

1. nas misericórdias de Deus (Rm [12:1]) "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional."

2. na bondade de Deus (1Sm [12:1]) "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional."

3. na chamada Divina (1Ts [2:12]) "Para que vos conduzísseis dignamente para com Deus, que vos chama para o seu reino e glória."

4. na morte de Cristo (2Co [5:15]) "E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou."

5. em nossa redenção (1Co [6:19]) "Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?"

Cada manhã...

1. Deus visita o homem (Jó [7:17]) "Que é o homem, para que tanto o engrandeças, e ponhas nele o teu coração,"

2. são novas as misericórdias (Lm [3:22]) "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;"

3. não falha o julgamento de Deus (Sf [3:5]) "Edificou contra mim, e me cercou de fel e trabalho."

4. vem a aflição (Sl [73:14]) "Pois todo o dia tenho sido afligido, e castigado cada manhã."

5. deve-se louvar a Deus (1Cr [23:30]) "E para estarem cada manhã em pé para louvarem e celebrarem ao Senhor; e semelhantemente à tarde;"

Os cristãos gloriam-se...

1. em Deus (Rm [5:11]) "E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação."

2. em sua salvação (Is [61:10]) "Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu de roupas de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como um noivo se adorna com turbante sacerdotal, e como a noiva que se enfeita com as suas jóias."

3. em sua palavra (Jr [15:16]) "Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome sou chamado, ó Senhor Deus dos Exércitos."

4. nas tribulações (Rm [5:3]) "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,"

5. em suas atividades (Pv [8:30]) "Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;"

6. na sua vinda (1Ts [2:19]) "Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?"

Como devemos andar...

1. do Espírito (Ef [5:18]) "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;"

2. de luz (Jo [1:4]) "Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens."

3. de gozo (Lc [1:46]) "Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê."

4. de boas obras (Fl [1:11]) "Veio para o que era seu, e os seus não o receberam."

5. de poder (At [6:8]) "E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo."

6. da plenitude de Deus (Ef [2:10]) "Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas."

Como devemos andar...

1. segundo o Espírito (Gl [5:16]) "Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne."

2. sabiamente (Cl [4:5]) "Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo."

3. honradamente (1Ts [4:12]) "Saúda-vos Epafras, que é dos vossos, servo de Cristo, combatendo sempre por vós em orações, para que vos conserveis firmes, perfeitos e consumados em toda a vontade de Deus."

4. como é digno do Senhor (Cl [1:10]) "Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus;"

5. em amor (Ef [5:2]) "E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave."

6. como filhos da luz (Ef [5:8]) "Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz"

O temor do Senhor...

1. é princípio de sabedoria (Pv [1:7]) "O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução."

2. conduz à vida (Pv [19:23]) "O temor do Senhor encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum."

3. é aborrecer a maldade (Pv [8:13]) "O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio."

4. é fonte de vida (Pv [14:27]) "O temor do Senhor é fonte de vida, para desviar dos laços da morte."

5. aumenta os dias (Pv [10:27]) "O temor do Senhor aumenta os dias, mas os perversos terão os anos da vida abreviados."

6. é riqueza e honra (Pv [24:4]) "E pelo conhecimento se encherão as câmaras com todos os bens preciosos e agradáveis."

Ensina-me...

1. as tuas veredas (Sl [25:4]) "Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas."

2. a fazer a tua vontade (Sl [143:10]) "Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus. O teu Espírito é bom; guie-me por terra plana."

3. os teus estatutos (Sl [119:124]) "Usa com o teu servo segundo a tua benignidade, e ensina-me os teus estatutos."

4. os teus juízos (Sl [119:108]) "Aceita, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca, ó Senhor; ensina-me os teus juízos."

5. a contar os dias (Sl [90:12]) "Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios."

6. o bom critério e a ciência (Sl [119:66]) "Ensina-me bom juízo e ciência, pois cri nos teus mandamentos."

Coisas eternas

1. Deus Eterno, origem de tudo (Dt [33:1]) "Esta, porém, é a bênção com que Moisés, homem de Deus, abençoou os filhos de Israel antes da sua morte."

2. Redenção Eterna, a causa de tudo (Hb [9:12]) "Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção."

3. Salvação eterna, a grande Obra de Deus (Hb [5:9]) "E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem;"

4. Vida Eterna,o maior dom de Deus (Rm [6:23]) "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."

5. Herença Eterna (Hb [9:15]) "E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna."

6. Glória Eterna (1Pd [5:10]) "E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá."

Origem e continuação do dízimo

1. Abrão foi o iniciador do dízimo (Gn [14:20]) "E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo."

2. Jaço foi continuador do dízimo (Gn [28:22]) "E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo."

3. Moisés foi o instituidor,por ordem de Deus (Dt [14:22]) "Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo."

4. Jesus recomendou o dízimo (Mt [23:23]) "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas."

Alguns nomes de Satanás nas Escrituras

1. Satanás (Sl [109:6]) "Põe sobre ele um ímpio, e Satanás esteja à sua direita."

2. Diabo (Mt [4:1]) "Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo."

3. Lucifer (Is [14:12]) "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!"

4. Beelzebu (Mt [12:24]) "Mas os fariseus, ouvindo isto, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios."

5. Belial (2Co [6:15]) "E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?"

6. Demônio (Lc [11:14]) "E estava ele expulsando um demônio, o qual era mudo. E aconteceu que, saindo o demônio, o mudo falou; e maravilhou-se a multidão."

7. Abaddon (Ap [9:11]) "E tinham sobre si rei, o anjo do abismo; em hebreu era o seu nome Abadom, e em grego Apoliom."

Algumas características de Satanás

1. Seu orgulho e soberba (Is [14:12]) "Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!"

2. Sua crueldade (Lc [8:29]) "Porque tinha ordenado ao espírito imundo que saísse daquele homem; pois já havia muito tempo que o arrebatava. E guardavam-no preso, com grilhões e cadeias; mas, quebrando as prisões, era impelido pelo demônio para os desertos."

3. Seu grande poder (Is [14:6]) "Aquele que feria aos povos com furor, com golpes incessantes, e que com ira dominava sobre as nações agora é perseguido, sem que alguém o possa impedir."

4. Sua astúcia (Gn [3:1]) "Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim?"

5. Sua ambição de ser adorado como Deus (Mt [4:9]) "E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares."

Alguns trágicos não...

1. O <não> da desobediência (2Ts [1:8]) "Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;"

2. O <não> da ignorancia (Jz [2:10]) "E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel."

3. O <não> contra a luz (Jo [16:3]) "E isto vos farão, porque não conheceram ao Pai nem a mim."

4. O <não> da rejeição (Jz [5:23]) "Amaldiçoai a Meroz, diz o anjo do Senhor, acremente amaldiçoai aos seus moradores; porquanto não vieram ao socorro do Senhor, ao socorro do Senhor com os valorosos."

5. O <não> da irreverência (At [10:15]) "E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou."

6. O <não> da rebelião (Pv [1:24]) "Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,"

Mais uma benção...

1. Uma bênção oferecida (At [1:8]) "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra."

2. Uma bênção indispensável (At [1:4]) "E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes."

3. Uma bêncão capacitadora (At [1:4]) "E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes."

4. Uma bênção para os salvos (At [1:4]) "E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes."

5. Uma bênção por fé (At [1:4]) "E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes."

Viver com saúde emocional

1. Ver as tribulações como escola de Deus (Rm [5:3]) "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,"

2. Vencer o mal com o bem (Rm [12:21]) "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."

3. Ocupar a mente com aquilo que é Santo e Positivo (Fl [4:8]) "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

4. Viver com gratidão (1Ts [5:18]) "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."

5. Conservar a visão da glória futura (Rm [8:18]) "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada."

Amor Ágape

1. Fonte da espiritualidade (1Jo [4:7]) "Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus."

2. Dinâmica transformadora da vida cristã (Gl [5:22]) "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."

3. A crise do amor (Ap [2:4]) "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor."

4. Quando o amor esfria (Mt [24:12]) "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará."

5. A virtude do amor (Rm [13:10]) "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor."

A segunda vinda de Cristo

1. Será pessoal (Jo [14:3]) "E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também."

2. Será literal (At [1:11]) "Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir."

3. Será visível (Ap [1:7]) "E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder."

4. Será gloriosa (Mt [16:27]) "Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras."

5. Será repentina (Lc [17:24]) "Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia."

6. Será inesperada (Ap [16:15]) "Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas."

Ladrões da alegria

1. As dívidas (2Rs [4:7]) "Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto."

2. O credor (figura do Diabo) (2Rs [4:1]) "E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos."

3. A morte (física, espiritual e conjugal) (2Rs [4:1]) "E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos."

A segunda vinda de Cristo

1. Será pessoal (Jo [14:3]) "E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também."

2. Será literal (At [1:11]) "Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir."

3. Será visível (Ap [1:7]) "E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder."

4. Será gloriosa (Mt [16:27]) "Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras."

5. Será repentina (Lc [17:24]) "Porque, como o relâmpago ilumina desde uma extremidade inferior do céu até à outra extremidade, assim será também o Filho do homem no seu dia."

6. Será inesperada (Ap [16:15]) "Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda as suas roupas, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas."

A excelência da Lei de Deus

1. A Lei de Deus é perfeita (Sl [19:7]) "A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices."

2. Refrigera a alma (Sl [19:7]) "A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices."

3. Dá sabedoria aos símplices (Sl [19:7]) "A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices."

4. Produz Alegria (Sl [19:8]) "Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro, e ilumina os olhos."

5. Põe as coisas em seu lugar (Sl [19:11]) "Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa."

O Valor do sacrifício de Jesus

1. É indispensável para acabar com o pecado (Rm [8:3]) "Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;"

2. Foi efetivo em seus resultados (Rm [3:24]) "Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus."

3. É completo em seu propósito (Hb [10:12]) "Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus,"

4. É identidade no Reino dos Céus (Ap [7:14]) "E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro."

5. Séra a causa do castigo eterno (Hb [10:29]) "De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?"

Amor Ágape

1. Fonte da espiritualidade (1Jo [4:7]) "Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus."

2. Dinâmica transformadora da vida cristã (Gl [5:22]) "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."

3. A crise do amor (Ap [2:4]) "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor."

4. Quando o amor esfria (Mt [24:12]) "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará."

5. A virtude do amor (Rm [13:10]) "O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor."

Viver com saúde emocional

1. Ver as tribulações como escola de Deus (Rm [5:3]) "E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,"

2. Vencer o mal com o bem (Rm [12:21]) "Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem."

3. Ocupar a mente com aquilo que é Santo e Positivo (Fl [4:8]) "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."

4. Viver com gratidão (1Ts [5:18]) "Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."

5. Conservar a visão da glória futura (Rm [8:18]) "Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada."

O uso disciplinado da língua

1. Poder para governar (Tg [3:4]) "Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa."

2. Poder de destruição (Tg [3:5]) "Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia."

3. Poder de contaminação (Tg [3:8]) "Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal."

4. Poder de tortura emocional e psicológica (Jó [5:21]) "Do açoite da língua estarás encoberto; e não temerás a assolação, quando vier."

5. Poder para marcar no coração (Sl [45:1]) "O meu coração ferve com palavras boas, falo do que tenho feito no tocante ao Rei. A minha língua é a pena de um destro escritor."

Pessoas com a língua enferma

1. Os escarnecedores (Pv [13:1]) "O filho sábio atende à instrução do pai; mas o escarnecedor não ouve a repreensão."

2. Os difamadores (Jd [1:8]) "E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades."

3. Os cochichadores (Sl [41:7]) "Todos os que me odeiam murmuram à uma contra mim; contra mim imaginam o mal, dizendo:"

4. As falsas testemunhas (Ex [23:1]) "Não admitirás falso boato, e não porás a tua mão com o ímpio, para seres testemunha falsa."

5. Os intrometidos (1Pd [4:15]) "Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;"

Três grupos de difamadores

1. Os murmuradores (1Co [10:10]) "E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor."

2. Os gritadores (Ef [4:31]) "Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,"

3. Os praguejadores (Tg [3:9]) "Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus." 4. Raiz de amargura, causa da murmuração (Hb [12:15]) "Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem."

Ladrões da alegria

1. As dívidas (2Rs [4:7]) "Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto."

2. O credor (figura do Diabo) (2Rs [4:1]) "E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos."

3. A morte (física, espiritual e conjugal) (2Rs [4:1]) "E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos."

Vaso reprovado...

1. trincado (Ap [2:4]) "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor."

2. quebrado (Sl [31:12]) "Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado."

3. sujo (Nm [19:15]) "Também todo o vaso aberto, sobre o qual não houver pano atado, será imundo."

Deus não conta com vidas vazias. Por que ...

1. não seguem a Jesus de perto (Lc [22:54]) "Então, prendendo-o, o levaram, e o puseram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe."

2. não sabem trabalhar com a verdade (Lc [22:57]) "Porém, ele negou-o, dizendo: Mulher, não o conheço."

3. negam o compromisso com Jesus (Lc [22:58]) "E, um pouco depois, vendo-o outro, disse: Tu és também deles. Mas Pedro disse: Homem, não sou."

Marcas de um servo reprovado

1. Infidelidade (Mt [24:48]) "Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;"

2. Violência (Mt [24:49]) "E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,"

3. Imprudência (Mt [25:26]) "Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?"

4. Crítico (Mt [25:24]) "Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;"

5. Inutilidade (Mt [25:30]) "Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes."

Quando precisamos de avivamento

1. Quando nos afastamos da Palavra (1Rs [18:18]) "Então disse ele: Eu não tenho perturbado a Israel, mas tu e a casa de teu pai, porque deixastes os mandamentos do Senhor, e seguistes a Baalim."

2. Quando há divisão no coração entre o sagrado e o profano (1Rs [18:21]) "Então Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o, e se Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu."

3. Quando deixamos a aliança do Senhor (1Rs [19:10]) "E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem."

4. Quando o altar do Senhor é derrubado (1Rs [19:10]) "E ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram a tua aliança, derrubaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada, e só eu fiquei, e buscam a minha vida para ma tirarem."

As três mensagens chaves da Bíblia

1. O Calvário (Gn [3:15]) "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."

2. O Pentecostes (At [2:2]) "E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados."

3. O Arrebatamento (Jo [14:3]) "E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também."

Pedras no caminho do obreiro

1. Pedra do comodismo (1Pd [1:14]) "Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;"

2. Pedra do conformismo (Rm [12:2]) "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."

3. Pedra da negligência (Pv [18:9]) "O que é negligente na sua obra é também irmão do desperdiçador."

quinta-feira, 6 de março de 2014

Nascido para liderar! (Gn 1.26-31)  

Você e eu nascemos para liderar. Dê uma olhada em cinco observações baseadas em  Gênesis 1.26-31. Elas sugerem o nosso potencial recebido de Deus:  

1. O fato de termos sido feito à imagem de Deus significa que fomos criados para liderar  (v. 26). Depois que Deus diz: "Façamos o homem à nossa imagem," ele acrescenta: "Tenha ele domínio..." Uma das maneiras de refletirmos a imagem de Deus é pela liderança.  

2. Deus ordenou que tanto o homem quanto a mulher tivessem domínio (v. 27). Tanto o homem bem como as mulheres receberam a habilidade e a autoridade de liderar. A liderança não pertence a certo gênero.  

3. Devemos governar a terra, mas não necessariamente pessoas (v. 28). Não recebemos a ordem de governar uns aos outros, mas de governarmos as criaturas da terra. A história é, em grande parte, um reflexo de como homens e mulheres perverteram os seus papéis recebidos de Deus, tentando governar um ao outro.  

4.Todos nós devemos servir uns aos outros nas áreas de nossos talentos e do propósito  (v. 29-30). Deus criou todas as coisas para um propósito. Nosso propósito geral é liderar, mas cada um de nós deve perguntar a Deus: "Qual é o meu propósito específico"?  

5.A liderança de cada pessoa é melhor exercida na área do seu talento (v. 31). Quando descobrimos os nossos talentos, naturalmente lideraremos naquelas áreas onde somos mais produtivos, intuitivos, sentimo-nos mais confortáveis, exercemos mais influência e nos sentimos mais satisfeitos.

O líder por excelência começa (Gn 1.1-2.25)

Alguma vez você reconheceu Deus como o líder por excelência? Ele não apenas criou o Universo, redimiu a humanidade, inovou com energia organizacional e agiu como alguém excepcional; ele também lidera. Embora Deus pudesse ter governado e redimido o planeta Terra por conta própria, incluiu em seus planos seres mortais. Pense a respeito disso! Ele poderia ter limitado sua criação a animais dotados de instinto, mas não o fez. Criou seres humanos com vontade própria, homens e mulheres que devem seguir a liderança dele, conformando-se com o plano dele. Deus sempre leva outros consigo.Como líder por excelência, Deus sempre toma a iniciativa. Iniciou a criação do Universo. Iniciou o nascimento de nossa espécie. E iniciou o processo de redenção, estendendo-se a si próprio em nossa direção para que pudéssemos ser salvos. Ao você ler as Escrituras, observe quantas vezes Deus demonstra sua magnífica liderança. De fato, ele é o líder por excelência!

Destaque de liderança em Gênesis  

COMUNICAÇÃO: Adão falhou em manter-se ligado a Eva (2.15-17; 3.1-6)
 
ADÃO: O primeiro a fracassar (3.6-19)

EVA: Uma líder que aprendeu do fracasso (4.1-5.5)  

NOÉ: Um homem justo (6.8-18)  

VISÃO: Abraão capta o que vê (12.1-22.4)  

ABRAÃO: Um líder que percorreu o longo caminho (12.1-25.11)  

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS: Sara realiza a vontade de Deus do jeito dela (16.1-16)  

SARA: Deus riu por último (18.9-15; 21.1 -7)  

JACÓ: Um líder que se tornou útil através do quebrantamento (25.26-32.32)  

VISÃO: Esaú não capta o grande quadro (25.29-34; 32.3-23; 33.1-20)

JOSÉ E A LEI DO PROCESSO: Liderança se desenvolve diariamente, não em apenas um dia (37.1-50.22)  

FARAÓ: Liderando com humildade (41.1-55)

Liderança no livro de Gênesis...

Tudo começa com Deus - o líder por excelência  

Resumo  - Gênesis, o livro que narra o princípio, contém numerosas lições sobre liderança. Apresenta alguns dos maiores líderes da Bíblia. Porém tudo começa com Deus, o Líder por excelência. Depois de criar o Universo e o planeta no qual vivemos, entregou a liderança da terra à humanidade (1.26).   Você e eu fomos criados para liderar e governar. O pecado, no entanto, arruinou a nossa habilidade de liderar. Gênesis apresenta a história do plano de Deus para redimir pessoas pecadoras dependentes da escravidão da sua natureza decaída. Não é a maior parte da história um retrato do conflito entre pessoas tentando liderar e governar uns aos outros sem a direção de Deus? Por essa razão, Gênesis traz relatos de homens e mulheres tentando optar entre liderar ou seguir, obedecer ou rebelar-se, servir a Deus ou viver por si mesmos.   Pelo fato de Deus haver designado pessoas para liderar, "dominar sobre toda a terra" (1.26,28), sabemos que possuímos capacidade de governar. Mas, como seres pecadores, estamos inclinados a seguir o nosso próprio caminho ao invés de seguir a liderança de Deus. Gênesis 6 nos conta que a humanidade tornou-se tão má e egoísta, que Deus determinou fazer um novo começo. Deus enviou o dilúvio sobre a terra, poupando somente a família de um homem, Noé. Depois do dilúvio, a terra passou a ser habitada novamente, e pessoas aprenderam a cooperar umas com as outras; porém, mesmo assim, falharam em seguir a Deus. A torre de Babel (11.1-9) proporciona um grande símbolo da arrogância da humanidade. As pessoas tinham clara visão e forte liderança, mas se rebelaram contra Deus. Por isso, Deus confundiu a sua linguagem e inaugurou um novo plano de liderança para elas. Dividiu as pessoas em grupos de linguagem; mais tarde, escolheu um desses grupos, os hebreus, como povo dele, para servir de exemplo para os outros.   A liderança de Deus sobre os hebreus começou precisamente antes de firmar sua aliança eterna com Abrão (mais tarde, denominado de Abraão) e prosseguiu com os patriarcas: Isaque, Jacó e José. As lições de liderança que eles aprenderam se encontram nos 38 capítulos finais de Gênesis. Deus não apenas pretendia que eles permanecessem puros, mas que também guiassem outros povos de volta a Deus; pretendia que modelassem um estilo de vida que motivasse outros seguidores.  

O papel de Deus em Gênesis - Deus quis que sua criação começasse bem. Transmitiu sua visão de mundo para Adão, Noé, Abraão e, depois, para Isaque e Jacó. Semelhante a todos os bons líderes, Deus tomou a iniciativa. Porém nunca impôs sua liderança sobre alguém. Cada vez que seu povo falhava, ele expunha seu plano; então, selecionava aqueles a quem convidaria a agirem de forma apropriada. Com determinação, persistiu no seu plano de redimir homens e mulheres das suas faltas e, da mesma forma, manteve um relacionamento com eles.    

Líderes em Gênesis  - Adão, Noé, Abraão, Isaque, Jacó, José, Potifar, Faraó    

Outras pessoas de influência em Gênesis  - Eva, os construtores da torre de Babel, Sara, Ló, Rebeca, Labão, Esaú e a esposa de Potifar  

Lições de liderança  

• Deus criou a humanidade para liderar e governar, mas somente no contexto da liderança dele.  

• Líderes devem aprender a ajustar os seus planos enquanto mantêm firmemente sua visão.  

• Cada um lidera e segue alguém.  

• Ninguém pode liderar bem sem seguir bem.  

• Pessoas devem ver os benefícios da visão antes de se comprometerem com ela.  

• Para conquistar em confiança, líderes devem demonstrar caráter e competência.