terça-feira, 9 de dezembro de 2008

REAVIVAMENTO PESSOAL Mateus 5.35-41


"Eu vos digo: não resistais ao perverso. Se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra. E ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. E se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas" (Mateus 5.35-41).

Não resistais ao perverso!
Jesus afirmou serem os seus discípulos "o sal da terra". Tais homens se assemelham ao sal por possuírem uma qualidade própria a eles inerente, que os conserva intrinsecamente puros e ainda capazes de neutralizar toda a substância corruptora que lhes ataque de fora.
Essa realidade nos discípulos de Cristo, é a Graça. Poder espiritual simples, dinâmico e vitalizante, a vida eterna. Somente os que possuem a graça estão salvos.

Mas o Senhor fala, também, de homens que possuem outro poder. Os perversos. Aqueles "cujos pensamentos do coração são o mal continuamente. Certamente não se refere aos pecadores em geral, simples na sua ignorância, dominados pelas paixões naturais, porém bem intencionados. Espíritos potenciais à percepção do Evangelho.
Almas a serem salvas. Com os quais os discípulos de Jesus devem se misturar e procurar salga-los para a salvação.

Por perversos o Senhor se refere a homens que já se fizeram demônios, que "não se importaram de ter conhecimento de Deus" e "mudaram a verdade de Deus em mentira" e "se encheram de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídios, contenda, engano, malignidade; detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, inventores de malícias, desobedientes, néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural e sem misericórdia". Tais os perversos. Dignos de morte e de antemão julgados por Deus. É quanto a esses que o Senhor previne a seus discípulos: Não os resistais!" Isto é: Não os enfrenteis de igual para igual. Se o fizerdes certamente sereis destruídos. "Virão sobre vós e vos despedaçarão". O Senhor manda sofrer, inclusive dano, contanto que se livre do perverso. Se por circunstância inesperada obrigar a lhe dar a capa, ceda, se necessário, até a túnica. Se obrigar a andar uma milha, ande duas, contanto que do tal se livre.
Se num ato covarde, te esbofetear o rosto, aceita impassível e calado, a afrontosa humilhação. "Não resistais ao perverso!" Lutar contra tais homens somente possuindo, assim como eles, armas de malícia. Mas as armas dos discípulos são espirituais. Poderia o discípulo responder blasfêmia com blasfêmia? Mentira com mentira?
Injúria com injúria? Certamente, não! Por isso: Não os resistais!

E eu entendo bem o porque do ensino do Senhor. Porque tais já estão pervertidos, apodrecidos, corrompidos. Põe-se sal nas coisas já apodrecidas? Todos sabem que não. Põe-se sal nas coisas mortas, porém ainda não corrompidas. Nessas o sal atua e as neutraliza.
Conserva-as saudáveis. Mas nas coisas já apodrecidas, e nelas pusermos sal, será absorvido por eles e o anularão. O sal perderá o seu sabor e se tornará imprestável. O podre anula até o sal. Por isso: Não resistais ao perverso, ao já pervertido espiritualmente.

Com tais, nem ao menos comais. Fugi da sua rota. Afastai-vos da companhia deles. Se por qualquer circunstância alguns desses pervertidos cruzar em vosso caminho, seja qual for o dano - sofrei-o! de modo que vos livreis dele. De imediato! Para enfrenta-lo, terão que se identificar com ele, o que significa, expor-se à destruição. Por isso: Não resistais ao perverso! O Senhor saberá curar a ferida; dar duas túnicas em lugar da defraudação; tirar o cansaço da caminhada sofrida. E quanto ao perverso, ele "está entesourando ira para o dia da ira e da manifestação do juízo de Deus". A porção de cada um, o dia o revelará. O ensino é este: "Não resistais ao perverso".

COMO EXPERIMENTAR E MANTER UM REAVIVAMENTO PESSOAL
1. Peça para o Espírito Santo revelar qualquer pecado não confessado em sua vida.

2. Procure o perdão de todos aqueles que você tenha ofendido. Faça restituições onde Deus o guiar.

3. Examine o motivo de cada uma das suas palavras e obras.

4. Peça ao Espírito Santo para guardar o seu caminho do conformismo e da mediocridade.

5. Louve e agradeça ao Senhor continuamente em todos os caminhos e todos os dias, independentemente das circunstâncias.

6. Recuse a obedecer a sua natureza carnal (Gálatas 5:16,17).

7. Entregue a sua vida a Jesus Cristo como o seu Salvador e Senhor. Desenvolva dependência completa nele em total submissão e humildade.

8. Estude os atributos de Deus.

9. Tenha sede e fome de justiça.(Mateus 5:6).

10. Ame a Deus com todo o seu coração, alma e entendimento (Mateus 22:37).

11. Aproprie-se da plenitude contínua e do controle do Espírito Santo pela fé, baseando-se na ordem (Efésios 5:18) e promessa (I João 5:14,15) de Deus.

12. Leia, estude, medite e memorize a Palavra santa, inspirada e infalível de Deus diariamente (Colossenses 3:16).

13. Ore sem cessar (I Tessalonicenses 5:17).

14. Jejue e ore por um período de 24 horas cada semana. Considere em oração torna-se um dos dois milhões de cristãos que irão jejuar por quarenta dias antes do final do ano 2000.

15. Procure compartilhar Cristo diariamente como estilo de vida.

16. Decida a viver uma vida santa e piedosa, de obediência e fé.

17. Comece ou una-se a grupos de estudos bíblicos nos lares ou numa igreja que enfatize o reavivamento e uma vida santificada.

Um comentário:

Elaine Santos disse...

A paz do Senhor Jesus,
A cor de fundo dói imenso as vistas...impossibilitando ler.
A alteraçao na cor, trará mais visitas e mais frutos.

Jesus seja convosco!

Elaine Santos
(Lisboa - Port)