terça-feira, 9 de dezembro de 2008

QUANDO O AVIVAMENTO É NECESSÁRIO I


Claro que precisamos do agir de Deus constantemente. Não podemos se quer respirar sem o agir Dele. Quando eu era menino cantávamos: "nem uma folha da árvore se move, se não for pelo seu poder." Esta frase destaca a soberania de Deus, e a carência que temos do seu poder.
Todavia, em determinados momentos, precisamos de um "agir especial de Deus", de um "derramar específico de Deus" em nossa vida, cidade e país.

Quais são as indicações que precisamos de um avivamento?

Pouca devoção!
O dicionário Aurélio define devoção como o ato de dedicar-se ou consagrar-se a alguém..., manifestação do sentimento religioso; Culto, prática religiosa;
Os nossos dias são marcados pela devoção a nós mesmos. Nos dedicamos mais àquilo que está relacionado conosco do que com Deus. Temos tempo para trabalhar, passear, visitar os parentes, ver televisão, ficar com os amigos, e quase nunca dispomos de tempo para estar com Deus e investir nas coisas relacionadas a Ele. A leitura da Bíblia se tornou esporádica. Em muitos casos, só a fazemos quando queremos um "versículo da sorte", uma palavra orientadora nos momentos difíceis, onde ela surge como uma espécie de amuleto da sorte. Precisamos de um avivamento pessoal, ao percebermos que é pequeno o nosso interesse pelo estudo sistemático da Bíblia. Falta de devoção indica morte espiritual.

Pouca vida de oração!
Eu não estou falando de oração somente na igreja. Me refiro a oração como Jesus mesmo indicou em Mateus 6:6 "...Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente."
Por que será que gostamos mais da oração dos ajuntamentos do que da oração solitária? Será que está ligado a necessidade de sermos vistos pelos homens em nossa devoção? (Mateus 23:5)
O fato é que gostamos dos aplausos das pessoas. Mas a oração que vale, é um relacionamento vertical: é o homem falando em secreto com Deus, e Deus em reposta a este relacionamento secreto agindo publicamente. Somente o resultado da oração que é público. Ela em si é secreta, solitária e íntima.

O que se afirma, não é que só devemos orar em um quarto, e que não podemos orar em público - o próprio Jesus o fez (João 11:41). O que se destaca é a necessidade desta intimidade do coração humano com o coração divino. Uma sintonia preciosa na oração! Precisamos de um avivamento pessoal, quando minimizamos o poder da oração secreta.

Pouco investimento!
As contribuições não são importantes porque Deus precisa de nosso dinheiro. Ele é dono da prata e do ouro. Ele mantém tudo sem dinheiro.
Todavia, nossas contribuições, revelam onde está nosso coração.

"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Mateus 6:21). Quer saber onde está seu coração? Procure onde estão seus investimentos!
Precisamos de um avivamento pessoal, quando investir no reino de Deus deixou de ser uma alegria e desejo ardente em nossos corações. (Levítico 27:30 e Malaquias 3:8).

Pouco zelo.
Zelo é definido como: afeição ou dedicação, cuidado, desvelo ardente por alguém ou por algo; vivo ardor a serviço de Deus....
Sentimos a falta de zelo, quando relaxamos com as "pequenas coisas"
da fé. Nossos atrasos nos cultos; nosso desmazelo com nossa vida devocional; nosso comportamento no ajuntamento santo
culto de adoração; a maneira que fazemos nosso ministério; "pequenas" mentiras e aberturas em nossa vida para impurezas sexuais.
Não podemos esquecer que a fidelidade às pequenas coisas, revelam nossa confiabilidade com as grandes (Mateus 25:21).
A falta de zelo nos leva a uma postura de relaxo com Deus. A Bíblia em Jeremias 48:10 afirma: "Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente (fraudulosamente)..." A falta de zelo atrai maldições.
A propósito, como está o seu ardor por Deus? Qual nota você dá para sua paixão pela obra de Deus? Que medida está o seu entusiasmo?
Precisamos de um avivamento pessoal, quando percebemos pouco zelo!

J . J a c ó V i e i r a

Nenhum comentário: