terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O DESTRUIDOR 1 Pedro 5.8

"Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar." - NVI

Introdução

Esse verso da Bíblia fala de Satanás, o diabo.

Lemos aqui que o diabo é como leão que ruge procurando alguém para devorar.

Interessante, é que muitas vezes a Bíblia se refere ao diabo, chamando-o de serpente, mas agora, lemos dele como leão.

A explicação é simples: como serpente, o diabo engana, o diabo mente, o diabo seduz... mas como leão, ele devora, ele estraçalha, ele destrói.

Irmão, se Satanás não conseguir derrotar você, atacando a sua mente, com a arma da mentira, então ele vai tentar destruir o seu corpo, atacando o seu corpo, usando a arma do sofrimento...

Entenda isto: se como serpente ele não enganar você através de sua mente, então, como leão, ele vai lhe causar sofrimento, tentando destruir o seu corpo.

Se você resistir às mentiras do diabo, se defendendo com a Palavra de Deus... zelando pela sua mente, então ele vai atacar essa outra parte da sua vida... ele vai atacar o seu corpo.

Portanto, nesta manhã, me ocuparei mostrando isso: que além de atacar sua mente, o seu corpo também é alvo do ataque de Satanás.

Você está lembrado de Jó? ...Jó é o maior exemplo desse tipo de ataque...

Jó perdeu o fruto do seu corpo: seus filhos... Jó perdeu os meios de manter o seu corpo: o rebanho e o dinheiro... Jó perdeu a saúde do seu corpo contraindo uma doença terrível... O diabo fez uma obra completa atacando o corpo de Jó.

E quando lemos os Evangelhos, descobrimos que o diabo, através de seus ajudantes demoníacos, também atacou e procurou destruir o corpo de diversas pessoas.

O diabo fez um homem ficar mudo... fez uma mulher andar encurvada... fez uma criança se jogar na água e no fogo...

Nós não temos como escapar desse fato: Satanás deseja atacar e destruir o nosso corpo [avise à pessoa ao lado: Satanás deseja...].

Por que Satanás deseja atacar o nosso corpo?

Por diversos motivos... eu quero apontar alguns...

...o primeiro motivo porque Satanás ataca o seu corpo é que:

1- SEU CORPO É TEMPLO DE DEUS

Lemos em 1Co 6.19-20: "Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? 20 Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo".

Deus é invisível, o mundo não pode ver Deus... mas o mundo pode ver as pessoas que têm Deus no coração... [amém?]

Nós crentes, podemos ser vistos... portanto, é a nossa conduta no corpo que revela Deus ao mundo.

Jesus, no Sermão do Monte, falou (Mt 5.16): "...brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".

Isso significa que Deus quer usar o nosso corpo como um meio dEle ser conhecido, dEle ser visto, dEle ser revelado, no mundo...

As pessoas que não são crentes, elas não estão dispostas a ler a Bíblia para conhecer Deus... nem a ler os livros que falam de Deus... mas elas lêem as nossas vidas.

O evangelista Moody dizia com freqüência: "De cem homens, um lerá a Bíblia; noventa e nove lerão o cristão."

Perguntaram a um jovem, antes de ser batizado: "Como se deu a sua conversão?". E ele respondeu: "Foi pela leitura do quinto evangelho". Ora, são somente quatro os evangelhos! De modo que os membros da igreja estranharam a resposta... até que o rapaz concluiu: "Eu li o evangelho na vida de minha mãe".

As pessoas do mundo vêem o nosso testemunho... agora, existe testemunho e tristemunho. Que o mundo veja o nosso testemunho! Amém?

O apóstolo Pedro escreveu sobre os crentes (1Pe 2.9): "Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".

Isso significa que, quando Satanás ataca o seu corpo, ele está atacando um dos meios que Deus tem para se tornar conhecido pelo mundo.

Qualquer ser humano pode conhecer Deus na natureza, na criação...

Mas a natureza somente revela o poder de Deus, a sabedoria e a glória de Deus... o crente, porém, revela a graça de Deus, o amor de Deus.

É por isso que o diabo ataca o nosso corpo - ele ataca nosso corpo a fim de destruir um dos meios pelos quais Deus se torna conhecido pelo mundo.

Mas, sabendo disso, você cuidará bem de seu corpo... amém?

...o segundo motivo porque Satanás ataca o seu corpo é que:

2- SEU CORPO É INSTRUMENTO DE DEUS

Vamos ler Rm 6.12-13: "Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos. 13 Não ofereçam os membros do corpo de vocês ao pecado, como instrumentos de injustiça; antes ofereçam-se a Deus como quem voltou da morte para a vida; e ofereçam os membros do corpo de vocês a ele, como instrumentos de justiça".

Quando Deus quis que uma arca fosse construída, o que Ele fez? ...usou as habilidades de Noé e sua família...

Quando Deus quis que o tabernáculo fosse construído, ele usou as mãos de homens habilidosos...

Quando Jesus multiplicou os pães e peixes, Ele usou as mãos dos discípulos para que o alimento fosse distribuído...

Quando Jesus desejou que o Evangelho fosse pregado, Ele usou a boca de cada discípulo...

A conclusão, pois, é esta: Para Deus fazer a Sua obra neste mundo, Ele tem de usar os diversos membros do nosso corpo, acompanhados da unção do Espírito Santo.

Irmãos, nós crentes, somos a boca de Deus, o braço de Deus, as mãos de Deus!

Mas, Satanás sabe, que pode impedir a obra de Deus de ser feita, atacando os trabalhadores de Deus, de modo que eles se tornem "instrumentos" fora de uso.

A palavra grega que foi traduzida para instrumentos, nesse v.13, poderia ser traduzida para ferramentas.

Irmãos, da mesma forma como Jesus precisou de um corpo para fazer a obra de Deus na terra, o Espírito Santo precisa de nossos corpos.

Os membros do seu corpo são ferramentas nas mãos do Espírito Santo para a obra de Deus ser feita na terra.

Nunca seja relaxado com o seu corpo.

O crente que é relaxado com a sua saúde, favorece, facilita o jogo do destruidor.

Bem, talvez você diga: "Vou regularmente ao médico, ao médico que cuida de minha saúde". Está errado... Médico não cuida de saúde. Médico trata de doença. Quem cuida da saúde é você... é você quem escolhe cuidar do seu corpo.

Agora uma palavra para nós homens: Nós não somos muito inclinados a cuidar de nossa saúde... esperamos que a mãe faça isso por nós... depois, no casamento, esperamos que a mulher cuide de nós...

Precisamos aprender com as mulheres: As mulheres, em geral, vão a médicos com freqüência... elas se tratam, se cuidam... se nós, como a maioria dos homens, não vamos a médicos, muito provavelmente, iremos morrer, em média, 10 a 12 anos antes que elas.

Todos os homens digam: Eu vou me cuidar! ...e todas as mulheres digam: Eu continuarei me cuidando! ...amém! seu corpo é templo de Deus!

...o terceiro motivo porque Satanás ataca o seu corpo é que:

3- SEU CORPO É TESOURO DE DEUS

Agora vamos ler 2Co 4.7: "Mas temos esse tesouro em vasos de barro, para mostrar que este poder que a tudo excede provém de Deus, e não de nós".

Quando Deus salvou você, Ele colocou o tesouro da vida eterna dentro do seu corpo - a vida do próprio Deus está dentro de você! Aleluia! Louvado seja o Senhor!!

Mas Deus não pôs esse tesouro dentro de você, somente para você guardar esse tesouro... na verdade, um vaso de barro não é o lugar mais seguro para se guardar um tesouro!

Deus deu esse tesouro para você - a vida eterna, a vida de Deus, pra você investir esse tesouro na vida de outras pessoas.

Vamos conferir? ...então, lemos 1Tm 1.11, que Deus depositou esse tesouro na vida do apóstolo Paulo: "Esta sã doutrina se vê no glorioso evangelho que me foi confiado, o evangelho do Deus bendito"...

Mas em 1Tm 6.20, lemos que Paulo investiu esse tesouro na vida de Timóteo... Paulo falou pra ele: "Timóteo, guarde o que lhe foi confiado"...

E em 2Tm 2.2, lemos que Timóteo, por sua vez, devia investir esse tesouro nas vidas de outras pessoas... foi dito a ele: "E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros".

Oh! Considere isto, o sucesso desse investimento espiritual, está nas mãos de fracos seres humanos... o tesouro está em vasos de barro!

Pois, Satanás pode roubar essa riqueza do mundo, atacando o corpo de cada crente.

Por isso, todos os homens, digam: Eu vou me cuidar! ...e todas as mulheres digam: Eu continuarei me cuidando! ...amém! seu corpo é tesouro de Deus!

...e finalmente, o outro motivo porque Satanás ataca o seu corpo é que:

4- SEU CORPO É O CAMPO DE PROVAS DE DEUS

Lemos em 1Co 9.27: "Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado".

A figura aqui é a dos jogos gregos... cada participante tinha que se qualificar e manter as regras, ou não teria permissão de competir.

Se acontecesse do atleta ganhar um prêmio e se fosse descoberto que ele transgrediu as regras, o prêmio era tirado dele.

A atleta norte-americana Kelly White havia ganhado as provas dos 100 e 200 m rasos do Mundial de Atletismo, em 2003, na França. Ela foi premiada com duas medalhas de ouro e considerada favorita ao ouro nas Olimpíadas de Atenas... entretanto, foi descoberto que ela usou esteróides e outras substâncias proibidas. Então, além de ficar fora das olimpíadas, ela teve que devolver suas medalhas, num total constrangimento.

Satanás também pode atacar o seu corpo a fim de roubar o prêmio de Deus para você.

Quando você transgride as regras de Deus, você perde as recompensas de Deus pelo serviço prestado... como crente, você não perde a salvação... você perde o prêmio... você perde a sua recompensa.

Todo o serviço que o crente faz para Deus e para o próximo, tem um recompensa... há um prêmio para todo aquele que servir a Deus com fidelidade.

Mas, se Satanás levar você a transgredir as regras de Deus, não importa quanta coisa você tenha feito, você perde a sua recompensa, o que é realmente vergonhoso.

Por isso, cuide bem de seu corpo, a fim de usá-lo para a glória de Deus.

Qualquer coisa em nossas vidas que nos impede de fazermos o melhor, deve ser abandonada.

Um mecânico cuida bem de suas ferramentas... um músico cuida bem de seu instrumento... o crente deve cuidar bem das ferramentas do seu corpo.

Esse é o apelo de Deus, lemos em Rm 12.1: "irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus...".

Por isso, todos os homens, digam: Eu vou me cuidar! ...e todas as mulheres digam: Eu continuarei me cuidando! ...amém! seu corpo é o campo de provas de Deus!

Conclusão

Então, fique sabendo: o seu corpo é alvo de Satanás.

Ele procura destruir o seu corpo, porque o seu corpo:

É o templo de Deus... o instrumento de Deus... o tesouro de Deus... e o campo de provas de Deus.

O nosso corpo é importante para Deus.

Por isso que Satanás mira o seu ataque para o nosso corpo também. Ele quer destruir nosso corpo.

E sabe qual é a arma que Satanás usa para atacar o nosso corpo? ...é o sofrimento...

Isso ficou ilustrado com a história de Jó - Satanás atacou o corpo de Jó, causando-lhe sofrimento.

E com que propósito Satanás ataca o nosso corpo?

O propósito é nos tornar impacientes com a vontade de Deus - a impaciência nos leva a fazer coisas estúpidas e provoca problemas...

Mas Deus nos dá um meio de defesa... a Sua graça.

Apenas com a graça de Deus é que podemos ter paciência para superar o sofrimento.

O apóstolo Paulo sofria com um "espinho na carne" a ponto de orar muitas vezes pedindo cura...

Deus não atendeu a oração de Paulo, mas atendeu a necessidade dele, dando-lhe a graça necessária.... Deus falou: "a minha graça te basta".

A graça que Deus nos dá é a poderosa arma que derrota o ataque de Satanás contra o nosso corpo.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 19.03.2006 - Fonte: "A Estratégia de Satanás", Warren W. Wiersbe - IBR, 1994.

Nenhum comentário: