domingo, 7 de dezembro de 2008

GRATIDÃO EM FORMA DE ADORAÇÃO Diversos


O que é a adoração e como ela se expressa

A primeira vez que apareceu a palavra adoração na Bíblia foi em Gênesis 22:5, onde Deus pediu a Abraão que entregasse o seu sonho, visão e futuro como uma adoração. Abraão virou-se para seus servos e disse:
Eu vou ao monte adorar, shaw-khaw, que quer dizer prostrar-se, renunciar-se, prostrar-se diante do rei ou Deus.

Abraão teve uma atitude de adoração; ele realmente entregou Isaque. A adoração leva-nos a entregar tudo de mais precioso que temos. Um adorador não precisa ouvir duas vezes para entregar algo que o Senhor peça, mesmo que seja algo pelo qual esperamos há anos, como foi o caso de Abraão esperando por Isaque.

Pela primeira vez na Bíblia, também, apareceu Jeová Jiré (Deus Provedor), em Gênesis 22:14:
E pôs Abraão por nome aquele lugar o Senhor proverá. Daí dizer-se até hoje: No monte do Senhor se proverá.

Se quisermos conhecer este monte que Abraão conheceu, nós precisamos estar prontos para ter esta atitude de adoração que Abraão teve em meio à renúncia. Muitas vezes vemos a renúncia como tribulação, ou como Deus nos quebrantando, mas eu quero te desafiar a ver como um ato de adoração. A partir daquele dia, Abraão conheceu Deus em um nível que ele não conhecia. Eu te digo que a adoração leva-nos a conhecer Deus de forma que jamais conheceríamos antes.

Quando o Senhor te pedir para renunciar algo, ou entregar algo de muito valor, entregue como um ato de adoração, e você experimentará um nível de intimidade com Deus que você não tinha.
Talvez o Senhor se revele a você como Jiré, ou Restaurador, Noivo, Amado, Fiel, Fortaleza.
Aleluia! Isto é muito bom!

Em João 4:21-24 Jesus usa uma palavra no grego para definir adoração. Ele usa a palavra
proskuneo, que quer dizer prostrar-se no chão e beijar as mãos ou os pés como cachorrinho faz com seu dono. Ele afirma que o Pai está procurando este tipo de adorador: alguém que está tão apaixonado pelo seu dono, que perde o senso de ridículo humano, lança-se aos pés do Senhor e beija os Seus pés.

Em Lucas 7:36-46 vemos um exemplo deste tipo de adorador:
Convidou um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa. E eis que uma mulher da cidade, pecadora, sabendo que Ele estava à mesa na casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com ungüento; e, estando por detrás, aos Seus pés, chorando, regava-os com suas lágrimas e os enxugava com seus próprios cabelos; e beijava-lhe os pés e os ungia com o ungüento. Ao ver isto, o fariseu que o convidara disse consigo mesmo: Se este fora profeta, bem saberia qual é a mulher que lhe tocou, porque é pecadora. Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simão, uma coisa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre. Certo credor tinha dois vendedores: um lhe devia quinhentos denários, e o outro cinqüenta. Não tendo nenhum dos dois com que pagar, perdoou-lhes ambos. Qual deles, portanto, o amará mais? Respondeu -lhe Simão: Suponho que aquele a quem mais perdoou.
Replicou-lhe: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; esta, porém, regou os meus pés com lágrimas e os enxugou com seus cabelos. Não me deste ósculo; ela, entretanto, desde que entrei não cessa de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta, com bálsamo, ungiu os meus pés.


No versículo 42 Jesus relaciona aquela atitude ao amor, amor movido por gratidão. Este amor que Jesus disse que o Pai está procurando está longe de ser de um religioso; pelo contrário, muitas vezes de um fraco e débil, e talvez sem pose farisaica e pseudo-espiritual. Aquela mulher provavelmente não tinha o linguajar religioso da época, e nem o estilo que era
aceitável naquela cultura religiosa. Ela seria a última pessoa que colocaríamos em uma equipe de louvor, mas ela era movida por amor e gratidão. O adorador é um amante do Senhor!

- Adorar: é mais que um ato de se humilhar para engrandecer ao Senhor; é algo que brota de um coração cheio de gratidão.

- Gratidão: se você não tem gratidão, você não consegue ser um adorador. Gratidão é um botão que abre a entrada do rio da adoração. Os ingratos conseguem cantar, mas não adorar! Sl 100:4:
Entrai pelas suas portas com ações de graças. Cl 3:15: E a paz de Deus para a qual fostes chamados, em um só corpo, domine em vossos corações e sede agradecidos. Lc 17:16-17: gratidão é parte efetiva na adoração.

Você pode dizer que não vemos isto no Novo Testamento.

- Lc 17:15-17:
Um dos dez, vendo que fora curado, voltou dando glória a Deus em alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano.
Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?
Eu creio que o Senhor está fazendo esta pergunta: Onde estão os outros?

- Ap 19:10:
Prostrei-me ante os seus para adorá-lo. Ele, porém, me disse: Vê, não faças isso! Sou conservo teu e dos teus irmãos que mantêm o testemunho de Jesus. Adora a Deus! Pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.
Neste texto, o anjo não deixou João se lançar aos pés dele para o adorar, mas o incentivou a fazer isto com o Senhor, dizendo
Honra a Deus.

- O diabo sempre quis que nos prostrássemos.

- Dn 3:5:
No momento em que ouvirdes o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles e de toda sorte de música, vos prostrareis e adorareis a imagem de ouro que o rei Nabucodonosor levantou.

- Mt 4:9:
E lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

- Prostrar: lançar por terra, humilhar, subjugar, submeter, lançar-se de braços no chão, humilhar-se, curvar.

Você é livre para adorar ao Senhor. Se você for movido a prostrar-se, faça!

Aleluia!

Pastor Judson

Nenhum comentário: