terça-feira, 9 de dezembro de 2008

CONDIÇÕES PARA UM AVIVAMENTO 2 Crônicas 6.12-21


E pôs-se em pé, perante o altar do SENHOR, na presença de toda a congregação de Israel, e estendeu as suas mãos. Porque Salomão tinha feito uma plataforma de metal, de cinco côvados de comprimento, de cinco côvados de largura e de três côvados de altura, e a tinha posto no meio do pátio, e pôs-se em pé sobre ela, e ajoelhou-se em presença de toda a congregação de Israel, e estendeu as suas mãos para o céu. E disse: Ó SENHOR Deus de Israel, não há Deus semelhante a ti, nem nos céus nem na terra; que guardas a aliança e a beneficência aos teus servos que caminham perante ti de todo o seu coração. Que guardaste ao teu servo Davi, meu pai, o que lhe falaste; porque tu pela tua boca o disseste, e pela tua mão o cumpriste, como se vê neste dia. Agora, pois, SENHOR Deus de Israel, guarda ao teu servo Davi, meu pai, o que falaste, dizendo: Nunca homem algum será cortado de diante de mim, que se assente sobre o trono de Israel; tão-somente que teus filhos guardem seu caminho, andando na minha lei, como tu andaste diante de mim. E agora, SENHOR Deus de Israel, cumpra-se a tua palavra, que disseste ao teu servo Davi. Mas, na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado? Atende, pois, à oração do teu servo, e à sua súplica, ó SENHOR meu Deus; para ouvires o clamor, e a oração, que o teu servo faz perante ti. Que os teus olhos estejam dia e noite abertos sobre este lugar, de que disseste que ali porias o teu nome; para ouvires a oração que o teu servo orar neste lugar. Ouve, pois, as súplicas do teu servo, e do teu povo Israel, que fizerem neste lugar; e ouve tu do lugar da tua habitação, desde os céus; ouve pois, e perdoa.

O relato que lemos é um dos relatos mais espetaculares das escrituras, pessoalmente sou apaixonado por este momento tão sublime do Antigo Testamento.
Ao orarmos, ao clamarmos por uma avivamento, estamos certos que Deus o enviará, não apenas porque gostaríamos, mas principalmente porque é uma necessidade urgente para os nossos dias, breve o Senhor virá, e precisamos urgentemente que ele derrame o seu Espírito de uma forma extraordinária sobre toda a terra.
Assim nesta pequena meditação vamos estudar algumas condições, para o Senhor nos conceder o Avivamento que desejamos.

TEMOS DE FAZER A NOSSA PARTE
Salomão fez a sua parte, para que o Senhor se manifestasse daquela forma, ele também teve a sua participação e responsabilidade.
Edificou o Templo - não foi tarefa fácil, nem de pequena responsabilidade, teve de haver empenho, dedicação, empenhar muito tempo.
Nós também precisamos de edificar o nosso templo.

Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? (1CO 6:19)
O nosso templo precisa estar minuciosamente bem construído, não pode haver áreas que ainda estão sobre a nossa direcção, temos de deixar o supremo arquitecto fazer os planos, escolher os materiais, nós apenas vamos fazer a nossa parte, derribar as paredes que estão no local errado, e construir onde ele nos indicar.
A Igreja onde trabalhamos também é outra das construções que temos de deixar ser o Espírito a construir.
Não somos nós que devemos ser os arquitectos, mas o Espírito Santo, sim nós temos de fazer a nossa parte, por enquanto ainda apenas como trabalhadores, mas quando tivermos a liderança, passamos a ser os construtores, mas mesmo assim trabalhando ao lado do construtor a de edificar, cavar, remover terras impuras (disciplina), abrir os fundamentos (Doutrina). Todas estas tarefas exigem dedicação, tempo, responsabilidade e muita Oração, e nunca tentar ocupar o lugar que pertence a DEUS.

SE o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. (SL 127:1)

Não é tarefa fácil, mas o resultado de uma Igreja bem edificada é tão grande "que nem as portas do Inferno prevalecerão contra ela".

A ATITUDE DE SALOMÃO
Salomão teve uma atitude que deve ser tomada em grande consideração, pois aqui começaríamos o estudo bíblico, pois estas atitudes dão para abordar de uma forma maravilhosa.

Pôs-se em pé diante do altar
Esta atitude até não é muito difícil de tomar, penso que todos nós já a tomamos, pois todos nós já estivemos em pé diante do altar. Mas note-se a grande reverência que houve naquele lugar. Assim gostaria de retirar daqui uma palavra: REVERÊNCIA

Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade; (HB 12:28)

Estendeu as mãos
A mim esta atitude fala-me de sinceridade, honestidade, sem nada na manga. Mas fala-me também de pureza, e santidade.

Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda. (1TM 2:8)

Ajoelhou-se perante toda a congregação
Esta é sem duvida uma atitude já mais difícil de encontrar, ajoelhar-se perante a congregação. Para mim esta atitude fala-me de radicalismo, santo radicalismo, Salomão não se importou do que iriam dizer acerca do Rei, ele em humildade se ajoelhou perante a congregação. Humilhação publica, não perante o povo, mas perante Deus.
Muitos são aqueles que no quarto não têm problemas de se ajoelhar, de se prostrar diante da majestade do Senhor, mas se nós somos o exemplo dos fieis, então talvez fosse bom experimentar esta atitude. (experiência)
Nos nossos dias devido à posição muitos são aqueles que são incapazes de se humilhar perante de Deus em público, mas nós vamos mudar essa atitude.
(Avivamentos)

E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado. (MT 23:12) (LC 14:11) (2 vezes)

Levantou suas mãos para os céus
Todas as vezes que encontro esta atitude na Bíblia, ela diz-me sempre alguma coisa. (Moisés, Elias, etc)
Há poder quando o povo de Deus levanta suas mãos para o céu, é uma atitude de clamor, desespero, clamor. (Afogado)
Ao levantarmos as nossas mãos, sinal de necessidade de auxilio, o nosso Senhor olha para a nossa atitude, para o nosso coração e tem de fazer algo, nós precisamos deste tipo de atitudes radicais. (Jacó)

Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, (HB 12:12)
E orou, Clamou (Voz alta)
È claro que tudo é em vão sem oração, sem clamor. Temos ouvido ultimamente a importância de clamar (JR 33.3), e como o Senhor nos quer anunciar coisas GRANDES, e eu penso que o segredo está aqui, clamar ao Senhor, depois de toda uma atitude de chegarmos junto ao Altar da graça, de apresentarmos santidade, de nos humilharmos, falta o clamor. É interessante que esta foi a resposta que Deus deu nessa mesma noite a Salomão (7:14), BASTA de níveis baixos de poder, BASTA de cultos mornos, vamos clamar desesperadamente.
Salomão sabia que toda aquela grandeza do templo, todo aquele esplendor era em vão se o Senhor não habitasse nela.
Quando há clamor o Senhor tem de fazer algo.
E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. (MT 15:22)
Recordamos o cego Bartimeu, apesar de todos o mandarem calar, apesar de todos o quererem calado, ele clamou: " Jesus filho de David tem misericórdia de mim", vamos clamar "Senhor aviva esta nação!"
Converter dos maus caminhos

E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Agora estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.

È claro que Deus recebeu a atitude de Salomão, baixou com seu poder como podemos ver no cap. 7, mas o Senhor adverte, seu povo que tudo se torna em vão quando não há separação. (exemplo de jovem quando o Senhor me enchia em retiros, mas depois logo passava aquele fogo)
A santificação é essencial para um avivamento, e não é de estranhar que em todos os avivamentos, as primeiras reações era o clamor por perdão.
Em Asbury em 1905, conta a história que após quatro jovens terem estado em oração num local reservado clamando por avivamento, o Fogo caiu de tal forma que se podia sentir uma presença extraordinária do Espírito, os colegas ao aperceberem-se de que algo estava a acontecer foram correndo e durante quatro horas eles continuaram na presença do Senhor, não dormindo mais naquela noite.

No Manhã seguinte no culto de capela o Espírito tomou as rédeas e houve um poderoso avivamento. Confissões de pecado, clamor e um compromisso profundo com o Senhor. As pessoas ficaram de joelhos durante todo o culto buscando a Deus. O Avivamento espalhou-se pela a escola e pela vizinhança, e diz que quando as pessoas iam a entrar na escola caíam de joelhos e eram convertidos antes de entrar no auditório onde decorriam as reuniões.

Como começou? Quatro jovens que clamaram.
Vamos clamar!!!!

CONCLUSÃO:
O SENHOR deseja o avivamento, ele quer derramar e vai derramar pois esta foi a sua promessa, basta nós noa apropriarmos desta promessa e dizer ao Senhor que a promessa é para nós.
Vamos clamar, levar como exemplo a atitude de Salomão naquele dia, que à sua semelhança o fogo cairá.

Isto é para nós, é para mim Queres que seja para ti?

Josué Ponte

Nenhum comentário: