domingo, 7 de dezembro de 2008

ADORADORA Mateus 6:8


Quero lhes chamar a atenção para um texto lindo que mostra Jesus dando a verdadeira água da vida para uma mulher que talvez não tivesse nenhuma perspectiva de vida, e ao receber de Cristo a salvação tornou-se uma grande adoradora.

No Evangelho Segundo João, capítulo quatro e versículos três ao vinte e três, Jesus estava indo da Judéia para ir outra vez à Galiléia. Antes era necessário passar por Samaria numa cidade chamada Sicar, perto das terras que Jacó deu a seu filho José, onde se localizava o Poço de Jacó.

Observemos primeiro que antes era necessário passar por Samaria e Jesus foi para perto daquele poço para descansar um pouco. Ele poderia ir para qualquer outro lugar mas ali logo estaria uma mulher samaritana. Uma mulher que tinha como rotina ir todos os dias àquele poço pegar água, e mesmo não sabendo, ela buscava algo mais que saciar a sede física e Jesus estava ali. Ele chegou na hora certa na vida da samaritana e esta é uma segunda observação: Jesus sempre chega na hora certa na nossa vida.

Nada foge da vontade de Deus, saiba disto! Talvez ela tenha pensado: "Hoje vai ser a última vez que eu venho aqui, não estou agüentando mais!". Quantas vezes, ou até mesmo hoje, você tem falado isso? Ela não tinha nenhuma esperança e nenhuma perspectiva porque ainda não tinha bebido da água da vida. A samaritana desconhecia o que estava precisando, mas o Senhor sabia, e sabe hoje o que você precisa antes mesmo de o pedir. Ele conhece as nossas necessidades, os nossos problemas, o nosso vazio, as nossas aflições. Mateus 6:8, nos diz: "O vosso Pai sabe o que vos é necessário antes mesmo de vós lho pedirdes!".

A terceira observação é que Jesus usa de uma tremenda estratégia quando começa a conversa com a samaritana pedindo água, já que naquela época os judeus não conversavam com os samaritanos - Jesus quebra um costume, um legalismo -. Ele não faz acepção de pessoas. Todos são iguais! Que maravilhoso isso em Jesus! Ele veio para mim, para você, para todos! Ele te conhece, te sonda, te esquadrinha. Ele se preocupa contigo como se preocupou com a samaritana. Jesus vai lá no teu íntimo onde nenhum médico, psicólogo ou psiquiatra pode ir. Só Ele vai. Glória a Deus por isso!

Observamos também que a samaritana ficou muito surpresa. A atenção de Jesus para com ela tocou lá no seu ponto fraco, lá na raíz do problema. Jesus estava falando do dom de Deus, da água da vida. No versículo 9, ela responde: "Senhor, tu não tens com que tirar água e o poço é fundo..." No versículo 12, ela diz mais ainda: "És tu maior do que Jacó, o nosso pai que nos deu o poço?" Duas coisas eu vejo nessa passagem: o poço é fundo - quantas vezes você tem falado: "Não tenho como sair desse poço, porque está muito fundo." Ou, "Não tem mais saída nesse túnel, está tão escuro...!"

Para Jesus não há nada imposssível. O poço pode ser fundo o quanto for e o túnel escuro demais para você mas Jesus pode te livrar e te dar o escape.
A outra coisa que vejo é que a mulher samaritana adorava o poço de Jacó e Jesus sabia disso . Ela adorava o errado. O Único digno de ser adorado é Jesus, Ele e Seu Reino devem ser a prioridade. Muitos têm adorado imagens, filhos, esposos, casa, televisão, carros, roupas, a si mesmo... A mulher estava ali naquele poço precisando de algo para sua alma, para seu espírito e Jesus lhe deu da verdadeira água. "Quem dela beber, nunca mais terá sede." Ela confessou que queria dessa água para não ter mais sede.

A quinta observação é que Jesus faz com que ela confesse mais alguma coisa que estava dentro do seu coração. Versículo dezesseis: "Disse-lhe Jesus: Vai chama o teu marido e vem cá. E a samaritana lhe respondeu que não tinha marido, porque ela já tivera cinco maridos e o último que estava com ela, não era seu marido. E Jesus lhe falou: Disseste a verdade." Ela foi sincera, transparente, verdadeira e trouxe tudo à luz. Não temos que enganar, mentir, ser falso, Jesus sabe de todas as coisas. Por isso temos que ter a nossa vida aberta, sincera também uns com os outros, isso é muito importante. Deus não quer super-homens ou super-mulheres e sim, pessoas sinceras.

Por ter tido cinco maridos e mais um companheiro, a samaritana deixou claro que estava à procura de felicidade para preencher o seu vazio, a sua tristeza, e ela colocava suas expectativas nos maridos. Quantas vezes também temos colocado nossas expectativas nas pessoas que nos rodeiam, pensando só em nós mesmos e conseqüentemente acumulando frustrações? A nossa expectativa, a nossa esperança é Jesus, somente Ele nunca falha, nunca nos decepciona, não nos abandona, não nos deixa só.

Quando ela entendeu que Jesus era profeta, quis ser uma verdadeira adoradora e saber aonde deveria adorar. Jesus então lhe disse: "Nem neste monte e nem em Jerusalém, adorareis ao Pai..." Sabe o que isso significa? Que um verdadeiro adorador independente de lugar, momento especial ou circunstância, adora em espírito e em verdade. Em espírito porque indica o nível que ocorre a adoração verdadeira, com total sinceridade, com toda disposição de ânimo. E verdade, porque esta é uma característica de Deus. Esta é a classe que Deus procura a dedo: a dos verdadeiros adoradores.

A samaritana estava fazendo de sua vida uma tradição, fazendo um ritual, buscando saciar sua sede no poço, adorando o errado.

Depois de todas estas observações, quem sabe, se você não está incluído em alguma delas, e tem sido impedido de ser um verdadeiro adorador? Não tem bebido da verdadeira água, não tem sido transparente, sincero...? O poço está muito fundo, você está olhando somente para as circunstâncias, para os problemas e adversidades? Tem adorado outras coisas e priorizado coisas que não são o Reino de Deus? Deus está te chamando para uma verdadeira adoração. Deixe todo embaraço como fez a mulher samaritana, deixe todo impedimento, toda barreira. Deixe o poço terrestre e beba do poço celestial onde você vai encontrar a água que quando tomamos dela jamais sentimos sede, a água que produz em nós a alegria e o gozo da Vitória, que é a herança de um povo adorador.

Márcia Teixeira

Nenhum comentário: